fbpx

28 dez
Retrospectiva iCEV 2023

Destaques do ano

2023 foi um ano de grandes avanços para o iCEV, da conquista de títulos ao fortalecimento de ações sociais fundamentais para a formação completa dos alunos. As atividades movimentaram o processo de aprendizagem, sempre com novidades que agregam ao conteúdo da sala de aula. Uma retrospectiva pelos acontecimentos revela os ganhos que ainda prometem render frutos por muitos anos.

1º lugar no ENADE é nosso

O curso de Administração iCEV conquistou o 1º lugar no ENADE 2022 no Piauí, com uma nota 4, comparado apenas com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Esta conquista é uma demonstração do compromisso do iCEV, e de todo o Grupo CEV, com o ensino inovador, alinhado com as demandas do mercado de trabalho e da sociedade.

Congresso histórico

O 2º Congresso iCEV de Direito, Negócios e Tecnologia foi um sucesso. Os três dias de programação, de 01 a 03 de março, garantiram que o DNT entrasse de vez no calendário dos grandes eventos acadêmicos do Piauí. Nomes extraordinários estiveram presentes, promovendo debates atuais e relevantes, com forte integração do mercado de trabalho, do universo acadêmico e do estado.

Lançamento oficial do  Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o iCEV, lançou, no dia 18 de abril, o novo Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Piauí. O programa vai capacitar empresas para que sejam mais competitivas no mercado internacional. A iniciativa é um salto no empreendedorismo local.

Selo de responsabilidade social 

Este ano, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) renovou o  Selo de Instituição Socialmente Responsável do iCEV. Essa é uma forma de reconhecimento pelas contribuições à sociedade, especialmente por meio de projetos sociais que impactam a vida de crianças carentes em escolas do município de Teresina, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação.

Mão amiga aos Warao

Ainda sobre responsabilidade social, a faculdade fortaleceu o Projeto Social Masanetau Warao, realizado na disciplina Projeto de Extensão – Sociologia e Antropologia, por estudantes e professores do curso de Direito. Em um  processo de integração, os alunos se propõem a resolver pendências e demandas jurídicas de baixa complexidade com os imigrantes indígenas em abrigos públicos.

Novas turmas de Pós-Graduação

A Pós-Graduação obteve recorde de matrículas, principalmente com o lançamento de novas turmas, reunindo profissionais em busca de crescimento e excelência. Além dos cursos já ofertados (MBA em Gestão de Pessoas e Carreiras, MBA em Management, MBA em Gestão Financeira, Pós em Direito Civil e Processual Civil, Pós em Direito do Trabalho e Previdenciário) há novidades: Pós em Business Intelligence e Inteligência Artificial, MBA em Gestão Pública, Pós em Direito do Agronegócio Aplicado e Pós em Direito Eleitoral Aplicado.

Debates sociais em pauta

Debates importantes enriqueceram a formação educacional, estimulando o pensamento crítico dos alunos. No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, 28 de junho, o iCEV promoveu um debate de desconstrução e respeito. Também propôs intervenções físicas no espaço da faculdade, como a escadaria colorida, que é um lembrete à diversidade. Outro tema necessário foi levantado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) em parceria com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPSI). No mês de Conscientização sobre o Autismo, o iCEV promoveu uma roda de conversa para informar e debater sobre o Transtorno.

Direito na prática

No dia 03 de julho, os estudantes de Direito iCEV que cursam 1º, 3º e 5º período vestiram seus ternos e becas para participar do Tribunal Constitucional Simulado. O Tribunal foi a simulação de um julgamento polêmico pelo STF: “Recurso extraordinário e repercussão geral – Descriminalização do porte de drogas para uso pessoal”. O objetivo da prática de júri é desenvolver habilidades de expressão, argumentação e comunicação dos alunos.

iCEV no Festival GiraSol

O iCEV marcou presença no Festival GiraSol, com um estande de ativação da marca, nos dias 10 e 11 de novembro. Entre um show e outro, a parada no estande era obrigatória. Foi um momento de energia positiva, diversão e muitos brindes. Os visitantes entraram na brincadeira: o desafio era entrar em uma cabine ventilada e agarrar um papel premiado.

Xadrez e Inteligência Artificial 

E o Chess Challenge? O evento organizado pelo curso de Engenharia de Software desafiou os alunos em uma disputa acirradíssima que envolveu xadrez e inteligência artificial, no dia 1º de dezembro. Ao projetar algoritmos e sistemas de IA para jogar xadrez, os estudantes são encorajados a serem criativos e inovadores, características valiosas no campo da tecnologia.

Ação de Natal com as crianças

Ao final do ano, estudantes e colaboradores do iCEV, bem como todo o Grupo CEV, se envolveram no projeto “Seja o Natal de uma Criança”, atendendo a pedidos de cartinhas escritas por crianças de escolas públicas. Os presentes foram entregues na E.M. Soim e no CMEI Marina Soares da Silva.

Recorde no vestibular

Fechando com chave de ouro, este ano o iCEV bateu o recorde de inscritos no vestibular para 2024. Foram 266 candidatos realizando presencialmente a prova que abre portas para o futuro. As formas de ingresso são: vestibular on-line, nota do ENEM, transferência e portador de curso superior.

O Núcleo de Práticas Jurídicas vem aí 

Em 2024, o iCEV tem muito a comemorar: o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), em parceria com Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), vem aí e promete oferecer vivência e formação mais prática aos alunos de Direito. Além de, claro, consolidar o iCEV como um agente de transformação social.

Nova liderança 

Rayana Agrelio se tornou a nova diretora-presidente do iCEV. De coordenadora de marketing, passando pela diretoria de relacionamento até se tornar CEO: celebramos não apenas uma mudança de cargo, mas a ascensão de uma mulher que é movida pela paixão, pelo propósito e pela determinação de fazer a diferença.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09