fbpx

05 set
Novos tempos, nova liderança – Conheça mais sobre Rayana Agrélio, a nova CEO do iCEV

A gestora responde sobre seus anseios, sonhos e particularidades

Com um percurso de sucesso que mistura Direito e uma paixão ardente por gestão e marketing, Rayana é a prova de que é possível se reinventar e brilhar em novos horizontes.

Ao descobrir sua verdadeira paixão, Rayana mudou sua carreira como advogada para a área de Gestão e Marketing, em que exerce um dos seus principais atributos: a criatividade, transformando ideias em ações concretas. Suas habilidades também se misturam com outra missão de vida: ela também é a mãezona da Olívia e de dois pets, George e Úrsula.

Ela é a prova de que uma líder não só traça estratégias, mas também constrói vínculos fortes, valorizando cada pessoa como parte essencial do sucesso. De coordenadora de marketing, passando pela diretoria de relacionamento até se tornar CEO: celebramos não apenas uma mudança de cargo, mas a ascensão de uma mulher que é movida pela paixão, pelo propósito e pela determinação de fazer a diferença.

Confira a entrevista feita com Rayana:

Como iniciou a sua trajetória profissional?

Resposta:

Bem, desde o Colégio, lá no Dom Barreto, sempre gostei muito das disciplinas de História e Literatura, embora também tivesse afinidade com Matemática, mas sempre fui muito comunicativa. Essas características e afinidades sempre estiveram muito presentes em mim.

Iniciei minha graduação em Direito e, no mesmo período, também iniciei Jornalismo na UFPI. Fui percebendo que o Direito era mais tangível, me proporcionaria mais caminhos. Então, optei por finalizar minha graduação na área e deixei Jornalismo no 5º período.

Fiz estágios muito marcantes: no Banco Nordeste, onde atuei na área de contratos; na Defensoria Pública, onde me dediquei à área de família e infância.

Lançamento da pós-graduação em Direito do Agronegócio Aplicado

E agora, Rayana?

Passada essa fase da graduação, me vi num dilema e me perguntei “e agora?”. Por mais de uma década fui só estudante e agora precisava me posicionar profissionalmente. A incerteza foi imensa. Apesar das dúvidas, segui com a advocacia.

Comecei a perceber uma falta de paixão e propósito em minha carreira como advogada, mas imaginei que seria a necessidade de alguma mudança. Essa busca por me encontrar profissionalmente me levou ao Rio de Janeiro, e eu embarquei nessa ideia. Morei quatro anos lá, fiz minha pós-graduação na PUC-Rio, trabalhei em escritório muito bem conceituado, o Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa.

Eu estava muito bem por lá, mas ainda me faltava alguma coisa.

O dilema profissional que mudou tudo

Houve uma reviravolta e meu esposo, Bruno Agrélio, recebeu uma proposta para tocar um novo projeto dentro do Grupo CEV, na qual ele já era sócio, e voltamos para Teresina.

Daí, surgiu outro dilema profissional: volto a advogar ou abro meu próprio negócio? Nessa busca para me encontrar, abri uma consultoria empresarial preventiva junto com alguns sócios.

Só que na mesma época, aconteceu de o Grupo CEV contratar um MBA em Management da PUC- Rio, in company. Fui chamada para coordenar e fazer o MBA.

Como estava com o projeto da consultoria, já estava indo para a área de gestão, entendi que precisaria de mais habilidades na área, pois até então só tinha gerido pequenas equipes em escritórios. A partir daí, eu comecei a me encontrar.

Em que momento decidiu fazer a transição de carreira?

Resposta:

Não foi difícil porque eu estava muito certa de que eu não queria mais trabalhar no Direito e que queria atuar com Marketing. Eu não sabia ainda como iria fazer isso, nem qual caminho iria seguir, mas eu tinha muita certeza de que o meu caminho seria no Marketing.

Me apaixonei por Gestão e Marketing. Lembro bem do dia em que eu virei pro Bruno e falei: “eu gosto de trabalhar com Direito, mas eu nasci pra fazer isso aqui”. Nesse momento, eu encontrei a paixão que me faltava, já não queria advogar nem olhar contratos, nada do tipo.

Da advocacia ao marketing

Mas esse momento também representou um desafio, porque eu passei mais de 12 anos investindo na advocacia e considerar uma mudança tão radical gerou questionamentos, tanto por parte de amigos quanto da família. No entanto, enxerguei essa mudança como uma evolução natural e não como um descarte do conhecimento adquirido.

Recepção dos calouros de 2023.2

Durante minha carreira no Direito, desenvolvi habilidades argumentativas que se mostraram valiosas no Marketing. Aprendi a convencer juízes e partes envolvidas; no Marketing, aprendi a convencer clientes e consumidores sobre a qualidade de produtos e serviços. Por isso, considero que minha trajetória anterior contribuiu para a minha abordagem no Marketing.

As primeiras experiências na área

Comecei a atuar de fato nessa área dentro do próprio Grupo CEV em projetos de implantação de estratégias de Marketing. Depois disso, me tornei coordenadora de Marketing do iCEV e fui só estudando, crescendo e evoluindo.

A partir daí, comecei a me especializar na área, fiz MBAs em Branding, Merchandising, Costume Behavior, Marketing Trends no Insper. Acredito que estudar constantemente é a melhor forma de crescimento.

Como você enfrenta os momentos desafiadores e se mantém resiliente diante das adversidades?

Resposta

Diante dos momentos desafiadores, minha abordagem é bastante pragmática. Em vez de me deixar consumir pelas dificuldades, eu me concentro em entender os fatos e buscar soluções. Em vez de ficar paralisada pelo dilema, analisei a situação de forma objetiva: “Isso é o que tenho agora, como posso resolver isso?”.

Cada “não” que você recebe ao longo do caminho é um desafio, uma oportunidade para persistir e insistir em sua visão. Trabalhando em uma empresa ou organização, é fundamental que suas ideias e visões sejam defendidas e que sejam persuasivas. Quando você está em um ambiente com muitas vozes, é natural que algumas de suas propostas sejam negadas. No entanto, vejo cada negativa como um estímulo a continuar.

Rayana também é coordenadora do Núcleo Piauí do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Na foto, em visita à Jupi Alimentos

Resiliência e proatividade

A resiliência é crucial nessas situações. Se você se deixar abalar pelo primeiro “não”, limitará seu crescimento profissional e pessoal. Minha atitude é não aceitar um “não” de imediato. Se alguém diz que algo não é viável, minha abordagem é investigar mais a fundo. “Será que já foram exploradas todas as possibilidades? Já discuti isso com as partes envolvidas?” Se após argumentar e analisar ainda houver um “não”, isso significa que naquele momento a ideia não estava madura o suficiente.

Minha maneira de lidar com os desafios é me manter em movimento, sempre procurando soluções e agindo proativamente. Enxergo cada desafio como uma oportunidade para aprimorar meu argumento, melhorar minha visão e seguir adiante, independentemente das adversidades que possam surgir.

 

Em que momentos da sua carreira você se sentiu particularmente orgulhosa das conquistas alcançadas?

Resposta

Um momento que destaco com orgulho em minha carreira foi quando fui contratada por um escritório de advocacia no Rio de Janeiro. Essa conquista me deixou feliz e surpresa, pois me senti validada e reconhecida por minhas habilidades. Muitas vezes, busco validação externa, e essa contratação me fez perceber que meu currículo estava sendo bem recebido e valorizado. Foi um momento importante de autoafirmação e realização.

No contexto do Grupo CEV e do iCEV, há alguns momentos que me enchem de orgulho. Um deles foi o lançamento do primeiro vestibular presencial em 2019. Ver alunos vindo fazer a prova e demonstrando interesse na nossa instituição foi uma sensação incrível. Além disso, o processo de transferência em massa de outra faculdade para o iCEV foi um grande marco de reconhecimento da qualidade que estávamos buscando.

Visita à Nutrivita Polpas, pelo PEIEX

Construindo conquistas

Um orgulho pessoal e profissional significativo foi a construção da fachada do iCEV. Mesmo diante de obstáculos e negativas, persisti durante dois anos para concretizar esse projeto. A fachada se tornou um símbolo visível do iCEV, mostrando nossa presença e identidade na comunidade.

Outro momento de grande orgulho foi a realização do Congresso DNT, em que vi a estrutura que idealizei montada, com palestrantes de renome e tudo ocorrendo conforme o planejado. Esse foi um marco que me fez perceber que o iCEV estava no caminho certo e crescendo.

Como você faz para manter um equilíbrio saudável entre as responsabilidades profissionais e as pessoais?

Resposta

A flexibilidade é a chave, não buscando perfeição, mas ajustando a intensidade conforme o necessário. Equilibrar responsabilidades profissionais e pessoais é um desafio constante, porque o equilíbrio absoluto não existe.

Existem pilares indiscutíveis, como trabalho, família e bem-estar. Acredito que existem ciclos de fases, com momentos de foco variado, e com isso vamos gerenciando cada uma dessas partes da vida e tentando se adaptar às necessidades.

Por isso, é essencial investir em autoconhecimento e saúde mental, para priorizar as decisões mais corretas para aquele contexto.

Como você é como mãe e como esposa?

Resposta

A maternidade trouxe uma mudança profunda em minha vida. Como mãe, priorizo o diálogo e o respeito mútuo com minha filha Olívia. Cultivo uma relação de cumplicidade, estimulando comunicação e autoconhecimento desde cedo. Ser mãe me encanta muito, apesar dos desafios.

Como esposa, sou muito parceira, comprometida e aberta. Apoio meu marido Bruno em suas aspirações e incentivo seu autoconhecimento. Valorizo cumplicidade e respeito mútuo também, construindo uma parceria sólida.

Busco relações baseadas em respeito, diálogo e apoio como mãe e esposa. Gosto de criar laços saudáveis e significativos.

Quais desafios você tem enfrentado ao assumir um papel de liderança sendo mulher?

Resposta

Tem sido uma jornada repleta de desafios, tanto internos quanto externos. Desde o início, enfrentei questionamentos sobre minha capacidade, inclusive de outras mulheres, o que é doloroso. Após assumir a liderança, lutei contra a síndrome do impostor, temendo não estar à altura do cargo, especialmente devido a comparações com meu marido e expectativas sociais.

Essa pressão me levou a construir uma carapaça protetora para atender às expectativas externas, enquanto busco encontrar minha verdadeira identidade nesse ambiente. Construir uma liderança autêntica como mulher exige resiliência e autoconhecimento para superar obstáculos internos e externos, um processo contínuo de crescimento e empoderamento.

Reunião com FIEPI – Federação das Indústrias do Estado do Piauí

Como você busca aprimorar suas habilidades de liderança e aprofundar seu conhecimento na área educacional?

Resposta

É um processo contínuo baseado em estudo. Investir em cursos relevantes e atualizados é fundamental para acompanhar as evoluções da liderança e da educação. Além disso, valorizo a busca pelo autoconhecimento, identificando meus pontos fortes e áreas a serem desenvolvidas.

A terapia é uma ferramenta importante para entender minhas motivações. Também gosto de fomentar o desenvolvimento da minha equipe, criando um ambiente de aprendizado mútuo.

Meu aprimoramento como líder e educadora é sustentado pelo aprendizado constante, pela autorreflexão e pela promoção do crescimento da equipe. Isso me capacita a liderar efetivamente e contribuir para o desenvolvimento da instituição.

Recepção dos calouros de 2023.2

 

Quais são os líderes ou modelos de liderança que você admira e como essas influências moldaram a sua abordagem de gestão?

Resposta

Minhas influências na abordagem de gestão vêm, principalmente, das pessoas próximas a mim no meu dia a dia, e não apenas de figuras públicas de sucesso. Minha equipe é uma fonte valiosa de aprendizado, moldando minha liderança.

Embora admire figuras públicas como Luiza Trajano e Camila Coutinho, elas são inspirações, mais do que modelos diretos. Aprendizado contínuo e autoconhecimento também são cruciais na minha evolução. Encaro cada pessoa ao meu redor como uma oportunidade de crescimento e absorção de suas qualidades para aprimorar minha liderança.

Quais são os valores pessoais que você considera essenciais em sua vida e que também orientam suas decisões profissionais e pessoais?

Resposta

Justiça, lealdade, franqueza e aprendizado são os pilares que orientam minhas ações em ambas as esferas da vida.

Justiça é primordial, sempre escolho decisões éticas. A lealdade é fundamental, construindo confiança em relacionamentos. Prefiro comunicação franca, direta e respeitosa. A busca pelo aprendizado contínuo também é crucial para meu crescimento.

Ação do dia do estudante

Como você vê o iCEV daqui a cinco anos? E daqui a dez anos? Quais os objetivos, as metas e os sonhos dentro da sua gestão?

Resposta

Nos próximos cinco anos, vejo o iCEV em um processo contínuo de consolidação como uma instituição de ensino inovadora e de referência no Piauí e além. Nosso foco estará na melhoria da experiência do aluno, expandindo e aprimorando nossos espaços físicos, além de investir mais em extensão e pesquisa. Queremos oferecer cursos de alta qualidade, com professores engajados, que contribuam para a formação integral dos alunos e impactem positivamente a sociedade.

Grandes sonhos e anseios

Queremos expandir nossas áreas de atuação, desenvolver novos cursos e parcerias estratégicas e continuar investindo em tecnologias de ponta, como a inteligência artificial e o aprendizado de máquina.

Visita à Nutrivita Polpas, pelo PEIEX

Olhando para daqui a dez anos, imagino o iCEV como uma instituição consolidada não apenas regionalmente, mas nacionalmente, reconhecida por sua qualidade acadêmica e inovação. Nossa visão é oferecer cursos de graduação e pós-graduação que estejam alinhados com as demandas do mercado e as transformações sociais, preparando nossos alunos para os desafios do futuro.

Nosso sonho é que o iCEV seja reconhecido não apenas pelos cursos que oferecemos, mas também pela forma como impactamos a sociedade e contribuímos para o desenvolvimento regional. Queremos que nossos alunos se formem não só como profissionais qualificados, mas como cidadãos engajados e conscientes do seu papel na construção de um futuro melhor.

Qual a marca que você quer deixar no mundo?

Resposta

Essa é uma pergunta profunda e desafiadora. Refletindo sobre isso, gostaria de deixar no mundo uma marca de positividade, um impacto positivo na vida das pessoas. Quero ser lembrada como alguém que sempre buscou a justiça, a lealdade e a dedicação em tudo o que fez. Quero que as pessoas lembrem de mim como alguém que acreditou nelas, que incentivou e deu suporte quando necessário.

Além disso, espero que seja lembrada como uma pessoa comprometida com o aprendizado contínuo e o autoaperfeiçoamento, que reconhece os próprios erros e busca sempre melhorar. Desejo deixar uma marca de amor, cuidado e apoio para minha família e para os outros ao meu redor.

A marca que desejo deixar no mundo é a de alguém que acreditou na capacidade das pessoas e que contribuiu para construir ambientes de justiça, respeito, incentivo e amor.

Visita do presidente do Conselho Nacional de Administração

Agora como CEO, o que a comunidade acadêmica do iCEV pode esperar da sua gestão?

Resposta

Na minha gestão, estudantes e funcionários podem esperar comprometimento total com a qualidade da educação e a excelência em todos os aspectos do iCEV. Trabalharei incansavelmente para oferecer uma educação transformadora e acessível.

Haverá gestão transparente e franca, com decisões voltadas para a instituição e a comunidade acadêmica. Valorizo a honestidade e a comunicação aberta, ouvindo todas as opiniões.

Um bom ambiente de trabalho e de aprendizado promove crescimento pessoal e profissional. Quero incentivar a pesquisa, a extensão e a valorização de cada membro da equipe.

Estou comprometida com a inclusão, a diversidade e a responsabilidade social. Estudantes e funcionários terão gestão dedicada, transparente, inovadora e comprometida com a educação para um futuro melhor. Estou empolgada para fazer do iCEV uma instituição extraordinária.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09