Nos dias 1, 2 e 3 de março, o 2º Congresso iCEV de Direito, Negócios e Tecnologia entrou de vez no calendário dos grandes eventos acadêmicos do Piauí! Nomes extraordinários estiveram presentes promovendo debates atuais e relevantes, com forte integração do mercado de trabalho, do universo acadêmico e do Estado.
“Esse Congresso está sendo importante para pavimentar os caminhos que o iCEV irá percorrer nos próximos anos. Nossa identidade está sendo solidificada. Não somos uma simples Instituição de Ensino, somos um ambiente de produção de conhecimento, de aprendizado e, principalmente, de experiências e conexões para a vida. Geramos valor para a sociedade”, disse o diretor-presidente do iCEV, Bruno Agrélio, durante a abertura do evento.
O Congresso iCEV foi gigante: 42 palestrantes entre keynotes no palco 360º, palestras e workshops simultâneos nas salas de aula. Foram cerca de 1.000 pessoas envolvidas, entre inscritos, palestrantes, estudantes do seminário de pesquisa, professores, tutores, monitores, staff e parceiros de negócios.
“Nós acreditamos que uma transformação de verdade acontece em três âmbitos: no estado, no mercado e na academia. Por isso, trouxemos agentes desses setores e vamos debater como isso tudo se aplica pensando no lado social. O Piauí está cheio de oportunidades e queremos mostrar isso pra vocês aqui! ”, discursou Rayana Agrélio, diretora de Relacionamento.
Os palestrantes esbanjaram inteligência e simpatia enquanto trocavam ideias sobre diversos assuntos relacionados à vida profissional e acadêmica. Eles trouxeram insights valiosos e compartilharam suas experiências e visões sobre temas como inovação, desenvolvimento, propriedade intelectual, governança e responsabilidade social.
Nesta 2º edição do Congresso, o iCEV trouxe algumas novidades: o palco principal foi em formato 360º para aproximar mais ainda o público dos palestrantes; todos os debates centrais foram feitos em formato de mediação para enriquecer ainda mais as discussões e, ao final de cada palestra, os congressistas poderiam enviar perguntas via QR CODE para serem sanadas pelos palestrantes.
“Se eu fosse definir o que eu estou sentindo, eu diria: empolgação. Por estar vivendo no Piauí nesse momento cheio de oportunidades, e estamos aqui trabalhando assuntos quentes. Trabalhando com Direito, Negócios e Tecnologia num estado onde o governo está investindo nisso, onde a academia está propícia a isso e o mercado está olhando pra gente”, disse Bruno Agrélio.
Durante o keynote com o tema “Negócios de impacto”, da Gabi Marques, CEO da Polvo Lab, rolou proposta de estágio ao vivo. O aluno de Direito do 7º período, Bierne Brito, comentou sobre uma proposta sustentável com coco babaçu aqui no Piauí. A Gabi gostou tanto da troca de ideias que disse ao estudante: “pode vir falar comigo que seu estágio tá garantido na Polvo Lab”.
Victor Hugo, Presidente da Investe Piauí, debateu sobre “O Estado como Agente de Fomento para um ambiente de Inovação Tecnológica”. Ele falou sobre o incentivo às startups aqui no estado, sobre a parceria do Piauí com a maior universidade de tecnologia do mundo, a MIT, e com a Estônia.
Saulo Augusto, cientista social responsável pelo Impacto Social da Polvo Lab, debateu o tema “Negócios inovadores como ferramentas de desenvolvimento econômico social”. Sua palestra trouxe inquietações sobre o que realmente significa impacto social. “Se mova! Não ache que vai ter as respostas no google. Entenda, se você está ‘inovando’ igual, não é inovação. Inovar é colocar algo novo de pé. Reaja! Vamos estremecer as estruturas desse país”, disse o convidado.
George Marmelstein, juiz Federal no Ceará e autor de diversos livros, trouxe todo o seu conhecimento no método que ele desenvolveu sobre “Superaprendizagem: a ciência da alta performance cognitiva”. Junto à palestra, George veio lançar seu novo livro, com o mesmo título, aqui no Piauí.
Falou da importância da conexão entre o físico, o cognitivo e o espiritual e sobre dicas de como atingir o flow (estado mental de alta imersão). Ao final da palestra, teve sorteio de livros e fila para autógrafos em suas obras.
Um dos maiores doutrinadores do Direito da atualidade e considerado um dos maiores civilistas do Brasil, Flávio Tartuce, foi muito tietado por todos os presentes. Uma parte dos livros que os estudantes estudam durante a faculdade é do doutrinador Flávio. Sua palestra foi marcada por muitas risadas e conversas sérias sobre o sucesso na área do Direito.
Rafael Fonteles, governador do Piauí, veio com tudo e mostrou que sabe fazer um planejamento para um estado crescer e se desenvolver.
Ele veio debater sobre a Importância do Direito, Negócios e Tecnologia no desenvolvimento do Estado. “Sou entusiasta do empreendedorismo, cada vez mais devemos incentivar isso nas escolas e nos governos”.
Rodrigo Mesquita deu um show no palco iCEV! Ele palestrou sobre a normatização para o uso medicinal da cannabis, não só no âmbito do Direito com as inovações regulatórias, como também nas oportunidades lucrativas para os negócios.
Tabata Amaral, Deputada Federal por São Paulo, é ativista pela educação brasileira, formada em ciência política e astrofísica e foi mais uma palestrante nacional. Ela falou muito sobre a educação no Brasil e a necessidade de abranger o debate sobre oportunizar um ensino de qualidade para todos.
O presidente da Agência de Tecnologia do Piauí, Ellen Gera, participou de um bate-papo interessante sobre a “Digitalização e evolução tecnológica no Piauí”.
“Uma coisa que me chamou muita atenção nesse Congresso é que eu não me senti entediado, geralmente quando participo desses eventos as palestras são monótonas, mas aqui não. Foram muitas atividades concomitantes, muitas palestras superinteressantes. Me senti instigado a perguntar e a participar” declarou o advogado e participante do Congresso DNT, Rodrigo Lira.
O evento também cumpriu seu papel no viés da pesquisa científica. Dentro do Congresso aconteceu o Seminário Acadêmico de Pesquisa iCEV, com o intuito de apresentar os Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos pelos alunos da faculdade na área jurídica e de negócios. O seminário se deu em formato de comunicação oral, em que os alunos apresentaram para uma banca de professores suas pesquisas.
Foram 25 trabalhos apresentados de graduação e pós-graduação durante todo o evento.
“Acreditamos que a pesquisa acadêmica feita pelos estudantes dentro do iCEV não deve ser feita apenas para conclusão de curso ou por nota, mas deve ser uma pesquisa a ser divulgada ao público geral e de grande interesse acadêmico, para despertar curiosidade e, assim, promover o desenvolvimento de novas pesquisas que tenham impacto social positivo”, disse Euzébio Pereira, coordenador de extensão e pós-graduação do iCEV.
Na ocasião, o iCEV lançou seu primeiro livro “Direito, Negócios e Tecnologia: anais do 2º Congresso iCEV”, em parceria com a editora Vortex. O livro é um compilado com os 10 melhores trabalhos de conclusão de curso de Direito do iCEV durante os últimos dois anos.
“Fizemos questão que o primeiro livro publicado pelo iCEV fosse com trabalho dos nossos estudantes. Uma publicação acadêmica é uma oportunidade única na vida de um estudante que está começando e que tem todo o potencial. Estamos muito orgulhosos”, explanou Horácio Neiva, coordenador do curso de Direito.
O viés da extensão também esteve presente! O empreendedorismo está no nosso DNA e, por isso, incentivamos nossos estudantes da graduação e da pós-graduação e nossos colaboradores a exporem e comercializarem seus negócios na Feira que aconteceu durante os três dias.
A estudante da pós em Management, Danielly Silva, participou da Feira de Negócios com sua empresa Abelhinhas Doceria. Ela conta que, além de faturar muito, pôde divulgar seu trabalho para um público bem variado:
“Foi uma oportunidade única, além do lucro, consegui aumentar a grade de clientes. Hoje mesmo uma pessoa que estava no evento entrou em contato querendo fazer algumas encomendas. Ou seja, já consegui ter resultados. Foi bem melhor do que eu esperava”.
Chopp da Rambeer, DJ e praça de alimentação: isso formou um ambiente de muito networking e diversão ao final de cada dia do Congresso.
“Já estamos sonhando com nomes internacionais. Agora nós vamos ousar! O 2º Congresso foi muito melhor que o 1º e, com certeza, as expectativas para o 3º subiram!”, disse o diretor do iCEV.
Em 2024, a próxima edição promete ser ainda melhor.
Rua Dr. José Auto de Abreu, 2929 - Morada do Sol - 64055-260 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!