Em um ramo tão complexo e segmentado quanto o da Tecnologia da Informação, é preciso ter certeza dos diferenciais entre cada área específica para escolher a profissão. Você sabe quais são? Vamos te mostrar as principais diferenças entre Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.
Para começar, o professor Fábbio Borges, coordenador do curso de Engenharia de Software do iCEV – Instituto de Ensino Superior- faz uma analogia bem explicativa:
“Pense no celular: se você está interessado em conhecer os processos, como ele funciona e a troca de informações, você é da área da Ciência da Computação. Mas se gosta de gerenciar grupos de WhatsApp, fazer processos internos, sua área é Sistemas de Informação. Agora, se tem afinidade com instalação de aplicativos, quer saber como se desenvolve esses aplicativos, sua área é a Engenharia de Software”. É justamente nessa área que o mercado está expandindo, processo e desenvolvimento de softwares.
O Engenheiro de Software está à frente importante do processo de análise de dados e é responsável pela criação de sistemas e aplicativos. O profissional que trabalha nessa área constrói, desenvolve e arquiteta softwares. Além disso, precisa ter habilidades para identificar problemas e propor soluções inteligentes e customizadas para os clientes.
Os Engenheiros de Software são responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas frontend e backend, que ajudam a coletar e processar dados. Essas aplicações para web e dispositivos móveis podem ser desenvolvidas para diversos fins, desde facilidades para o dia-a-dia como para tomada de decisões mais complexas.
Esta profissão ganhou um desafio adicional com a expansão do Big Data e a necessidade de aplicativos para analisá-lo. A atuação é bem voltada para o mercado e muito abrangente, podendo atuar em empresas de criação de softwares até como empreendedores, fundadores de suas próprias startups.
O Cientista da Computação é mais voltado para a pesquisa científica, buscando o desenvolvimento de novas tecnologias. Ou seja, mais voltado para quem presente seguir carreira acadêmica e pesquisa. O foco está em temas como estrutura de dados, algoritmos, análise e desenvolvimento de sistemas, entre outras especificidades. A profissão tem grande embasamento em fundamentos matemáticos e cálculos.
O profissional de Sistemas de Informação trabalha com administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização ou empresa. Suas atuações podem incluir o planejamento e organização do processamento, armazenamento, recuperação e disponibilização das informações. Ele pode trabalhar com ao suporte aos usuários, de algum sistema, e infra-estrutura tecnológica.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
5 Comentários em "Afinal, Engenharia de Software, Ciência da Computação ou Sistemas de Informação?"
Excelentes dicas e colocações! Já foi possível entender por qual caminho vou seguir daqui para frente! Muito obrigado por postar!
Amei a explicação!!
Estava em dúvida entre Engenharia de Software e Ciência da Computação.
Para mim o melhor é engenharia, sempre tive vontade de encontrar algo que eu gostasse de cursar na faculdade, e engenharia de software é perfeito.
Então agora só falta vir ser aluna do iCEV 🙂
Estava em duvida entre estes dois cursos. mas com esta explicação, tá resolvida. não quero seguir carreira acadêmica, então eu prefiro a engenharia de Software.
Então agora só falta vir ser aluno do iCEV 🙂