fbpx

Afinal, Engenharia de Software, Ciência da Computação ou Sistemas de Informação?

22 de julho de 2019

Em um ramo tão complexo e segmentado quanto o da Tecnologia da Informação, é preciso ter certeza dos diferenciais entre cada área específica para escolher a profissão. Você sabe quais são? Vamos te mostrar as principais diferenças entre Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Para começar, o professor Fábbio Borges, coordenador do curso de Engenharia de Software do iCEV – Instituto de Ensino Superior- faz uma analogia bem explicativa:

“Pense no celular: se você está interessado em conhecer os processos, como ele funciona e a troca de informações, você é da área da Ciência da Computação. Mas se gosta de gerenciar grupos de WhatsApp, fazer processos internos, sua área é Sistemas de Informação. Agora, se tem afinidade com instalação de aplicativos, quer saber como se desenvolve esses aplicativos, sua área é a Engenharia de Software”. É justamente nessa área que o mercado está expandindo, processo e desenvolvimento de softwares.

Engenharia de Software

O Engenheiro de Software está à frente importante do processo de análise de dados e é responsável pela criação de sistemas e aplicativos. O profissional que trabalha nessa área constrói, desenvolve e arquiteta softwares. Além disso, precisa ter habilidades para identificar problemas e propor soluções inteligentes e customizadas para os clientes.

Os Engenheiros de Software são responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas frontend e backend, que ajudam a coletar e processar dados. Essas aplicações para web e dispositivos móveis podem ser desenvolvidas para diversos fins, desde facilidades para o dia-a-dia como para tomada de decisões mais complexas.

Esta profissão ganhou um desafio adicional com a expansão do Big Data e a necessidade de aplicativos para analisá-lo. A atuação é bem voltada para o mercado e muito abrangente, podendo atuar em empresas de criação de softwares até como empreendedores, fundadores de suas próprias startups.

Ciências da Computação

O Cientista da Computação é mais voltado para a pesquisa científica, buscando o desenvolvimento de novas tecnologias. Ou seja, mais voltado para quem presente seguir carreira acadêmica e pesquisa. O foco está em temas como estrutura de dados, algoritmos, análise e desenvolvimento de sistemas, entre outras especificidades. A profissão tem grande embasamento em fundamentos matemáticos e cálculos.

Sistemas de Informação

O profissional de Sistemas de Informação trabalha com administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização ou empresa. Suas atuações podem incluir o planejamento e organização do processamento, armazenamento, recuperação e disponibilização das informações. Ele pode trabalhar com ao suporte aos usuários, de algum sistema, e infra-estrutura tecnológica.

 

Deixe um comentário

1 Comentário em "Afinal, Engenharia de Software, Ciência da Computação ou Sistemas de Informação?"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Anderson

Excelentes dicas e colocações! Já foi possível entender por qual caminho vou seguir daqui para frente! Muito obrigado por postar!

Tem uma pergunta?
Nós estamos aqui para ajudar. Envie-nos um e-mail ou ligue-nos para (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior