Os estudantes de Direito iCEV (1º, 3º e 5º período) vestiram seus ternos e becas e se prepararam com os melhores argumentos e oratória para participar do Tribunal Constitucional Simulado, que aconteceu na tarde de ontem, 3 . O Tribunal foi a simulação de um julgamento polêmico pelo STF: “Recurso extraordinário e repercussão geral – Descriminalização do porte de drogas para uso pessoal”
Quem comandou e organizou a atividade foi o professor Maderson Dantas em conjunto com o coordenador do curso, Horácio Neiva.
“A intenção da prática de júri é desenvolver habilidades de expressão, argumentação e comunicação dos alunos, numa experiência simulada de um julgamento. Aqui eles têm os primeiros contatos com sustentação oral, argumentação”.
Os alunos de direito iCEV tiveram o privilégio de acompanhar a sustentação oral, o julgamento e a votação de convidados de honra! Estavam presentes Márcio Giorgi Carcará, Promotor de Justiça; Gabriela Moura Ferreira, Defensora Pública da União; e Milton Gustavo, advogado, doutor em Direito e professor da UESPI.
“Foi uma experiência surreal. Saímos da teoria e entramos na prática, conseguindo, assim, fixar mais ainda o assunto já estudado anteriormente. Fora que o voto possui todo um preparo, nos fazendo mergulhar naquele assunto e saber na prática como é o processo de estudo e criação que o ministro e seus assessores fazem. Definindo em uma palavra: PRÁTICA. E isso é essencial pra nossa futura vida profissional”, disse João Gabriel, do 5º período, que simulou um dos ministros do STF.
Os estudantes e convidados simularam 11 ministros do STF, advogados, procuradores e outros representantes da corte. Foi uma experiência completa.
Por 8 votos a 2, os ministros do STF votaram para dar provimento e reconhecer a inconstitucionalidade da criminalização do porte de drogas para uso pessoal.
Rua Dr. José Auto de Abreu, 2929 - Morada do Sol - 64055-260 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!