O Piauí vai decolar para o mundo! No último dia 18 (terça), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o iCEV, lançou o novo Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Piauí.
O programa irá capacitar empresas para que elas sejam mais competitivas no mercado internacional.
“O iCEV acredita no empreendedorismo piauiense e está comprometido em promover o PEIEX como uma forma de ajudar a impulsionar o sucesso das empresas locais”, disse Rayana Agrélio, coordenadora do Núcleo PEIEX/PI.
O evento contou com a presença de toda a equipe do núcleo Piauí e representantes da ApexBrasil: Rita Albuquerque, Coordenadora de Qualificação; João Gabriel Solar, Gestor do PEIEX-PI; Sérgio Ferreira, Representante da ApexBrasil no Nordeste; e Zimmer Gomes, Analista de inteligência de mercado. A equipe mostrou um pouco das soluções da ApexBrasil e como elas podem ajudar as empresas do Piauí no processo de exportação.
O representante do Governo do Estado e presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, esteve presente na ocasião da solenidade.
“Nós temos o objetivo de transformar empresas em exportadoras permanentes. Não estamos falando em commodities, e, sim, de produtos de valor agregado que tratam brasilidade, design, inovação e sustentabilidade. Queremos levar o Piauí longe”, disse Rita Albuquerque, Coordenadora de Qualificação.
Na oportunidade, também houve a nomeação do Comitê Consultivo do Núcleo PEIEX e, logo após, a reunião com os membros para debater mais tecnicamente os desafios que o Programa no Piauí terá daqui pra frente.
O lançamento oficial do PEIEX contou com a exposição e a feira de produtos 100% piauienses. Os participantes puderam desfrutar e degustar os produtos.
A exportação com quem entende do assunto: foram discutidos cases de sucesso de empresas piauienses que ultrapassaram fronteiras e já deram os primeiros passos para exportação.
O bate-papo foi realizado, por mediação de Marta Dias, com os representantes das empresas COMAPI,Ceras Salustino e Banzeirinho.
No dia 19 (quarta), a comitiva da ApexBrasil realizou visitas técnicas às empresas parceiras Kempf e Trapos e Fiapos.
Kempf é uma empresa de moda feminina e participou do primeiro ciclo do PEIEX Piauí. Genuinamente piauiense, está no mercado há mais de 30 anos e já coleciona grandes conquistas no mercado internacional.
Trapos e Fiapos é uma fábrica especializada na produção de tapetes, pufes, almofadas, cortinas e bandôs. Tudo é produzido de forma artesanal e com foco na sustentabilidade.
Com uma estratégia única e original, os produtos estão em todo o Brasil e almejam alcançar toda a Europa e os Estados Unidos.
São duas formas de participação: por meio de seleção pública via edital, as empresas que têm interesse em participar do Programa podem se inscrever; ou os consultores especialistas podem entrar em contato com empresas com potencial de exportação para participar do programa de qualificação.
Serão 50 empresas atendidas nos dois anos de programa e pelo menos 25 delas serão relacionadas ao mel e seus subprodutos.
O edital para a seleção das empresas participantes do ciclo 2023/2025 do PEIEX já está disponível em: https://www.somosicev.com/processos-seletivos/
As empresas interessadas em participar deverão preencher os seguintes pré-requisitos
conforme a Metodologia do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX da ApexBrasil
Esta é a primeira parceria entre o ApexBrasil e o iCEV – Instituto de Ensino Superior, que foi selecionado como entidade executora do Programa por meio de edital (Chamamento público e convêncio iCEV/APEX (Processo CHP 18/2021): https://compras.apexbrasil.com.br/chamamento-publico). Este ciclo do PEIEX no estado ocorrerá entre 2023-2025, atuando na capacitação de 50 empresas, sendo 25 delas voltadas ao agronegócio produtoras de mel como parte de projeto setorial da ApexBrasil.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!