fbpx

12 jan
#TBT de Engenharia de Software – Retrospectiva de 2022

Foram muitos eventos marcantes pra galera de Engenharia de Software. Por isso, preparamos uma retrospectiva para relembrar o quanto 2022 foi incrível! Confira:

Tivemos a aula inaugural no Sebrae Lab – 10 de março

(Foto: Denise Nascimento)

Logo no primeiro dia de aula da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo prof. Thiago Rodrigo, os estudantes de Engenharia de Software visitaram o Sebrae Lab – ambiente de networking e inovação do Sebrae. Além disso, todo o material e metodologia utilizadas na disciplina são do Sebrae. O papo sobre inovação com o empresário e mentor Diego Silva foi bem dinâmico e interativo.

Participamos do Sturtup Day do Sebrae – 21 de maio

(Foto: Denise Nascimento)

O Startup Day foi só sucesso. Estivemos no evento do Sebrae com professores, colaboradores e alunos fazendo networking, participando das discussões e espalhando a mensagem do iCEV, claro! Alguns dos nossos professores de Administração e Engenharia de Software também palestraram no evento.

Além de ser um encontro de empresas de tecnologia e inovação, o Startup Day foi um momento de formação e troca de experiências para quem se aventura ou quer se aventurar no mundo das startups.

Realizamos o Hacktown, maratona de programação – 4 de julho

(Foto: Denise Nascimento)

A maratona aqui é diferenciada! No dia 4 de julho rolou a Hackathon iCEV, maratona de programação do curso de Engenharia de Software. Durante toda a tarde as equipes tinham 10 desafios bem difíceis para resolver.

Quem levou a melhor foi a equipe “Mendigos do ponto”, que ganhou livros, pontos em avaliações do semestre e outros mimos! Fizeram bonito demais.

Inauguramos o Laboratório de Informática

(Foto: Denise Nascimento)

Esse é um espaço com máquinas modernas pra galera da Tecnologia colocar os conhecimentos em prática. O laboratório é utilizado tanto para a graduação como para a pós-graduação.

Teve a visita ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – 19 de agosto

(Foto: Denise Nascimento)

No Observatório das Eleições iCEV, os estudantes puderam visitar o Depósito Central das Urnas do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí – TRE. A visita foi acompanhada pelo professor de Engenharia de Software do iCEV e servidor do TRE, Anderson Cavalcanti.

O intuito foi conhecer, na prática, como funciona a organização das eleições e a segurança das urnas para uma votação.

Tivemos a palestra da Tech Lead da Dasa, Thainá Mariani – 5 de setembro

(Foto: Denise Nascimento)

Troca de experiência com quem sabe muito. A convite do prof. Dimmy Magalhães, a Tech Lead da Dasa, Thainá Mariani, apresentou aos nossos estudantes de Engenharia uma palestra sobre boa qualidade de códigos e o futuro promissor no mercado de software.

Realizamos o Observatório das Eleições junto com a galera do Direito

(Foto: Denise Nascimento)

O projeto é um grupo de pesquisa de Direito e Engenharia de Software, liderado pelos coordenadores dos cursos Horácio Neiva e Dimmy Magalhães, respectivamente, e pelo coordenador de pesquisa e extensão, Euzébio Pereira.

São 25 estudantes no grupo de estudos. Essa interdisciplinaridade entre os cursos permite uma maior compreensão de todo o processo, pois envolve as análises jurídicas e o tratamento de dados eleitorais.

O intuito foi realizar palestras, debates, estudos, pesquisas, avaliações e produção de conteúdos relacionados às Eleições de 2022, bem como ao papel e à estrutura da Justiça Eleitoral nesse processo.

Fizemos o Chess Challenge – 7 de dezembro

(Foto: Denise Nascimento)

O Chess Challenge foi um sucesso! O Campeonato de Xadrez reuniu mais de 50 participantes em 22 equipes que desafiaram seus conhecimentos computacionais numa batalha de Inteligência Artificial.Os participantes construíram programas de Inteligência Artificial (IA) e ensinaram as melhores decisões a serem tomadas num jogo de xadrez. Essas IAs competiram entre si. O campeonato premiou o 1º e o 2º lugar com R$ 1.000 e R$ 500, respectivamente.

Fizemos batalha de pitch no estilo Shark Tank

Os estudantes de Engenharia de Software viveram uma experiência no estilo do programa mundialmente conhecido “Shark Tank”. A atividade, comandada pelo professor Artur Veloso, envolveu os alunos do 1º e do 2º período, pela disciplina de Cenários II, e do 7º, pela disciplina de Gerência.
Durante todo o período de 2022.2, os alunos foram envolvidos com a proposta do professor que culminou com a atividade final e teve convidados de renome na tecnologia e gestores de startups piauienses.

A prática foi dividida na criação das startups, na gestão delas e na apresentação das ideias. Na última fase, os convidados José Artur e André Junhson fizeram o papel de “tubarões”. Eles avaliaram tanto as startups como a gerência de cada uma delas.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09