fbpx

Hackathon – Maratona de Programação iCEV

Estudantes de Engenharia de Software realizaram questões de nível avançado na mesma plataforma que nivela programadores do Google

5 de julho de 2022
estudantes de tecnologia numa foto em grupo

Hackathon – Maratona de Programação iCEV (Foto: Denise Nascimento/iCEV)

Maratonou! Nossos alunos de Engenharia de Software participaram da Hackathon, a Maratona de Programação iCEV. A atividade, organizada pelos professores Dimmy Magalhães, Artur Veloso e Anderson Lima, foi uma competição interna dos estudantes de Tecnologia, de todos os períodos, realizada ontem (04).

O termo hackathon é uma junção de duas palavras em inglês: “hack”, que, nesse caso significa programar, e “marathon”, que é maratona.

Professores Dimmy Magalhães, Anderson Lima e Artur Veloso, organizadores da maratona(Foto: Denise Nascimento/iCEV)

“Esse evento foi pensado para ter essa dinâmica integrativa. Algumas questões foram difíceis, mas todas foram respondidas! A grande questão dessa maratona é exatamente trabalhar em equipe, na pressão, conhecer problemas desafiadores e fazer vocês pensarem. Todos estão de parabéns, todos fizeram um bom trabalho. Não eram questões fáceis, vocês conseguiram, significa que vocês são capazes de mais!”, disse aos estudantes o professor Anderson Lima,  um dos organizadores da maratona.

Como funciona a Hackathon?

Os estudantes se dividiram em grupos de sete, de períodos diferentes. O capitão do time, obrigatoriamente, tinha que ser do 1º período. Foram 10 questões de programação para a equipe responder e 3 horas.

Maratona reuniu estudantes de todos os períodos do curso de Engenharia de Software

Maratona reuniu estudantes de todos os períodos do curso de Engenharia de Software (Foto: Denise Nascimento/iCEV)

Para cada questão existia uma pontuação atribuída à equipe de acordo com a ordem de entrega e esses pontos eram marcados com balões: cor de rosa – 15 pontos; amarelo – 10 pontos e azul – 5 pontos.

Quem conseguir a maior pontuação ao final das 3 horas de evento vence a competição.

Os vencedores foram os estudantes do time “Mendigos do Ponto”, com 75 pontos, e em segundo lugar os “Mal Criados”, com 50 pontos.

Equipe “Mendigos do Ponto” que venceu a maratona (Foto: Denise Nascimento/iCEV)

“Foi uma experiência muito boa, mostrou que trabalhar em equipe ajuda muito, foi bem diferente de programar em casa, também tem a pressão pela questão de tempo. Aprendi muito”, disse Daniel Araújo (18), estudante do 1º  período de Engenharia de Software e integrante da equipe “Mendigos do Ponto” e futuro game developer.

Leetcode – Método internacional para avaliar programadores do Google

Os estudantes iCEV arrasaram! Os professores utilizaram o programa Leetcode para avaliá-los, mesmo programa utilizado pelo Google para avaliar e nivelar seus programadores.

A Leetcode é uma paltaforma de preparação para entrevistas técnicas de programação. Usufrui de uma biblioteca de 190 perguntas, código e apresenta ainda soluções para ver se resolveu correctamente o problema. Suporta atualmente 9 linguagens sendo elas: C, C++, Java, Python, C#, JavaScript, Ruby, Bash, MySQL.

(Foto: Denise Nascimento/iCEV)

“Vocês têm noção que apenas 5% dos programadores de todo o mundo responderam 5 questões do nível avançado em 2 horas? Vocês responderam 8 dessas questões em 3 horas. Vocês são realmente engenheiros de software”, declarou Artur Veloso, professor iCEV e um dos organizadores do evento.

Teve premiação sim!

Além de muito conhecimento, aprendizado e integração teve premiação sim, porque os estudantes de Engenharia de Software iCEV merecem!

(Foto: Denise Nascimento/iCEV)

Os vencedores ganharam pack de livros da área de programação e engenharia de software, pontos extras em uma das avaliações e prêmios-surpresa, show né não?

“O importante aqui é a integração, o aprendizado. Parabéns a todos que se engajaram. Vi aqui que tem gente com muito potencial, isso é muito importante, tentar mesmo se não acertar”, disse Dimmy Magalhães, coordenador do curso de Engenharia de Software.

Equipe “Mal Criados” que conquistou o 2º lugar (Foto: Denise Nascimento/iCEV)

Na maratona o esforço de todos foi compensado: cada participante recebeu 0.25 pontos extras na última avaliação.

 

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Tem uma pergunta?
Nós estamos aqui para ajudar. Envie-nos um e-mail ou ligue-nos para (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09