fbpx

11 jan
4 tendências de tecnologia para 2023

Inteligência artificial volta a ganhar destaque, desta vez, no entanto, com aplicações práticas e conectadas a outros conceitos como Internet das Coisas e Smart Cities

2022 foi um ano transformador para inovação tecnológica e transformação digital. A tendência continuará à medida que o ritmo de desenvolvimento de tecnologias emergentes potencialmente disruptivas aumenta exponencialmente a cada ano. Surge a pergunta: o que está por vir para a tecnologia para aprendermos e experimentarmos em 2023?

Embora existam muitos tópicos de tecnologia impactantes, como Internet das Coisas, 5G, Espaço, Genômica, Biologia Sintética, Automação, Realidade Aumentada e outros, existem quatro áreas de tecnologia para manter um olhar atento neste próximo ano, pois elas têm promessas e capacidades de curto prazo para transformar vidas. Eles incluem: 1) Open AI, 2) Inteligência Artificial, 3) Computação Cognitiva e 4) Computação Quântica.

Desde que o computador HAL2000 e o produtor Stanley Kubrick forneceram um vislumbre da capacidade independente (embora nefasta) da IA de pensar., esperamos ansiosamente pelo surgimento da inteligência artificial. Estamos agora próximos da IA muito além da ficção. Os elementos que compõem a IA consistem em aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural e agora fazem parte do dia a dia de nossas vidas. Hoje, a IA pode entender, diagnosticar e resolver problemas – em alguns casos sem ser especificamente programada.

O foco e os desafios da inteligência artificial são claros. Os sistemas de IA buscam replicar características humanas e capacidades computacionais em uma máquina, além de superar as limitações e a velocidade humanas. Já está acontecendo. Sinapses artificiais que imitam o cérebro humano provavelmente irão direcionar a próxima geração de computação. Os componentes podem diferir, podem ser analógicos ou digitais e podem ser baseados em transistores, produtos químicos, biológicos ou possivelmente componentes quânticos.

Computadores com IA foram projetados predominantemente para atividades de automação que incluem emulação de memória, reconhecimento de fala, aprendizado, planejamento e resolução de problemas. As tecnologias de IA podem fornecer uma tomada de decisão mais eficiente ao priorizar e agir sobre os dados, especialmente em redes maiores com muitos usuários e variáveis. Num futuro muito próximo, a IA vai mudar a forma como fazemos negócios, como planejamos e como projetamos. Você pode vê-lo agora. A IA já é um catalisador para impulsionar mudanças fundamentais em muitos setores, como atendimento ao cliente, marketing, bancos, saúde, contabilidade empresarial, segurança pública, varejo, educação e transporte público.

 

 

OpenAI e ChatGTP

Recentemente, uma caixa de bate-papo chamada OpenGPT chamou a atenção para o potencial da IA e suas correlações semelhantes às humanas, especialmente ao se expressar em análises escritas. O DALL-E , outro aplicativo OpenAI, mostrou a capacidade de criar imagens a partir de instruções básicas. A noção de IA escrevendo seu próprio código, criando suas próprias linguagens é intrigante e potencialmente alarmante.

Outra área muito empolgante de potencial avanço para a IA é a interface humano/computador que ampliará a capacidade e a memória do cérebro humano. A ciência já está fazendo grandes avanços na interface cérebro/computador. Isso pode incluir chips neuromórficos e mapeamento cerebral. As interfaces cérebro-computador são formadas por meio de dispositivos emergentes que possuem sensores implantáveis que registram sinais elétricos no cérebro e usam esses sinais para acionar dispositivos externos.

Inteligência artificial

Foi demonstrado que uma interface cérebro-computador é capaz de ler pensamentos. Isso é feito quando uma placa de eletrodo chamada ECOG é colocada em contato direto com a superfície do cérebro para medir a atividade elétrica.

Uma publicação da Frontiers in Science envolvendo a colaboração de acadêmicos, institutos e cientistas resumiu a promessa da interface humano-computador. Eles concluíram que “podemos imaginar as possibilidades do que pode vir a seguir com a interface cérebro-máquina humana. Um sistema B/CI humano mediado por nanorrobótica neural poderia capacitar os indivíduos com acesso instantâneo a todo o conhecimento humano cumulativo disponível na nuvem e melhorar significativamente as capacidades e inteligência de aprendizado humano. Além disso, pode fazer a transição de realidades virtuais e aumentadas totalmente imersivas para níveis sem precedentes, permitindo experiências mais significativas e uma expressão mais completa/rica para e entre os usuários.

E com o surgimento de todas as tecnologias vem a fusão de como elas podem funcionar juntas. A inteligência artificial é, sem dúvida, um dos principais catalisadores envolvidos no aprimoramento de capacidades, especialmente na computação.

Computação Cognitiva

O mundo da computação testemunhou avanços sísmicos desde a invenção da calculadora eletrônica na década de 1960. Os últimos anos no processamento de informações foram especialmente transformadores em nosso mundo hiperconectado. O futurista Ray Kurzweil disse que a humanidade será capaz de “expandir o escopo de nossa inteligência um bilhão de vezes” e que “o poder da computação dobra, em média, a cada dois anos. Descobertas recentes em física, nanotecnologias e nos trouxeram para uma realidade de computação cognitiva que não poderíamos ter imaginado uma década atrás.

A computação biológica é a ciência avançada de usar produtos biológicos para executar ações que tradicionalmente seriam feitas usando componentes como fio de cobre e fibra de vidro. Componentes biológicos comuns usados nesses estudos incluem aminoácidos e DNA. Funções computacionais podem ser executadas pela manipulação de reações químicas naturais encontradas nessas substâncias. O que é Computação Biológica? (computerhope. com)

No futuro, os biocomputadores poderão ser armazenados no DNA de células vivas. Essa tecnologia poderia armazenar quantidades quase ilimitadas de dados e permitir que os biocomputadores realizassem cálculos complexos além de nossas capacidades atuais.

Computação quântica

A civilização está agora seguindo os passos da computação quântica. Ela será capaz de fornecer velocidade computacional sem precedentes com análise preditiva para resolver problemas. A tecnologia quântica, que usa as caracterizações exclusivas de partículas subatômicas para processar entradas de dados, provavelmente revolucionará tudo, desde segurança cibernética até análises em tempo real. A computação quântica pode ser direcionada e aumentada por meio de inteligência artificial, operar em uma estrutura 5G ou 6G, oferecer suporte à IoT e catalisar ciência de materiais, biotecnologia, genômica e o metaverso.

 

Publicado por Forbes 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09