fbpx

23 jul
Novos caminhos para conexões: construindo marcas emocionais

Em 2010, os aplicativos de mensagens eram uma novidade. O WhatsApp estava apenas começando e outros aplicativos de mensagens fora da opção nativa do seu telefone eram aplicativos pagos e com funcionalidade limitada.

A grande promessa desses aplicativos era reduzir o custo de envio de mensagens SMS para seus contatos, porque eles eram uma fortuna e aumentariam sua conta telefônica. Em 2018, essa não é mais a razão pela qual os consumidores gastam a maior parte do tempo em aplicativos de mensagens. Os aplicativos agora fornecem uma série de utilidades, tanto que o consumidor médio envia 200 mensagens diretas por dia, mas posta apenas uma ou duas vezes em suas plataformas de mídia social.

Com essa mudança na conectividade, a pergunta é simples: como sua marca está conectada ao seu público-alvo?

As plataformas de mensagens estão acontecendo, mas as empresas e as marcas não estão aproveitando esses espaços. O WhatsApp tem 1,5 bilhão de usuários mensais e mais de 55 bilhões de mensagens são enviadas por dia. O envio de mensagens é a atividade mais importante e demorada em dispositivos móveis, e as marcas vão perder se não fizerem algo para se conectar com os consumidores em seu habitat natural.

O WeChat, aplicativo de mensagens multifuncionais mais popular da China, tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais; 65% desses usuários nasceram nos anos 80 e 90, 83% deles compram produtos on-line e o usuário médio verifica o aplicativo pelo menos 10 vezes por dia.

Embora o Facebook tenha comprado o WhatsApp, o Facebook Messenger ainda é o aplicativo nativo de mensagens do Facebook, com 1,3 bilhão de usuários ativos em 200 países.

Todos esses aplicativos são gratuitos e permitem que os usuários enviem mensagens de texto, conversem por vídeo, conversem por voz, enviem fotos, vídeos e anotações de voz. Os consumidores gastam tempo criando conexões com os amigos enquanto estão conectados a esses aplicativos, então por que sua empresa não quer tentar construir essa conexão emocional com os consumidores?

Os consumidores de hoje são pessoas digitalmente nativas, vivem uma vida digital, com conhecimentos sociais e querem ser amigas das marcas, assim como as marcas querem ser amigas delas. Se você não estiver disponível para atender às necessidades delas quando e onde estiver, está perdendo uma grande oportunidade de se mostrar confiável e construir as conexões profundas que as marcas sempre esperam.

O mundo mudou do desktop para o celular nos últimos 10 anos e, durante esse período, a hiperconectividade tornou-se parte inegociável de nossas vidas.

Consumidores não confiam em marcas, confiam em pessoas. Eles não querem fazer uma compra sem a recomendação de um amigo ou de uma outra pessoa na internet, então, por que não humanizar sua marca e começar a construir essa confiança entre marca e consumidor?

As estratégias tradicionais de marketing estão em constante evolução, mas podem fazer com que as marcas percam o contato e até afastem o consumidor. É por isso que, recentemente, as marcas estão acelerando para outra “transformação digital”. Elas querem provar que ainda são relevantes e têm a capacidade de prosperar em um cenário digital em constante mudança. Mas como se pode esperar que uma marca mude autenticamente, quando as organizações ainda estão olhando para o digital como uma função, não como uma maneira de trabalhar?

Há uma lacuna clara entre o modo atual de conexão e como os consumidores vivem suas vidas. É por isso que, ainda mais eficaz do que uma transformação digital, é colocar o consumidor no centro de suas estratégias e planos. As marcas precisam atender às necessidades dos consumidores, não forçá-los a reajustar seus hábitos.

Fonte: Fábio Tambose / Meio&Mensagem 

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09