As BigTech dominam o mercado a nível global
Nos últimos anos, as Big Techs passaram a fazer parte do dia a dia de bilhões de pessoas. Conectando usuários e criando novas plataformas de serviços, essas companhias mudaram a nossa realidade e auxiliaram a tecnologia a ser levada para mais locais do planeta e no nosso cotidiano.
As denominadas Big Tech são as quatro maiores empresas de tecnologia, multinacionais Norte-americanas de serviço online ou empresas de computadores e software, que dominam o ciberespaço desde os anos 2010. Com certeza já consumiu seus produtos, ou pelo menos ouviu falar, são elas: Google, Apple, Amazon e Facebook.
Cada uma com sua especialidade, elas possuem dominância a nível global. Essas grandes da tecnologia, além de mudarem o comportamento e consumo das pessoas, põem em questionamento questões sobre privacidade, proteção de dados e influência no mercado financeiro.
Quando se trata de grandes empresas de tecnologia, a Apple é a líder, sendo a maior empresa de tecnologia do mundo em receita. A Apple foi avaliada em mais de US $ 1 trilhão em agosto de 2018, tornando-a a primeira empresa pública americana a ser avaliada em mais de US $ 1 trilhão. A Apple sempre foi a líder em inovação e no fornecimento de produtos e serviços incomparáveis. Isso permitiu à Apple obter um alto nível de lealdade à marca e ser classificada como a marca mais valiosa do mundo. A Apple tem sido a líder em inovação, seja em seu software ou hardware.
A segurança e a privacidade dos dados são uma das áreas importantes em que a Apple se destacou. As medidas de segurança implementadas estão liderando o setor. Embora as medidas de segurança possam não ser infalíveis, elas estão liderando o setor com protocolos de segurança. A Apple revolucionou completamente a maneira como usamos a tecnologia em nossas vidas diárias. Ele está continuamente expandindo sua participação no mercado, lançando novos produtos e serviços como Apple Homepod, Apple Watch e Apple Music.
A inovação e um ecossistema fechado e seguro, proporcionando uma experiência satisfatória ao usuário, estão no centro do funcionamento da Apple.
O Google é o mecanismo de pesquisa preferido para a maioria dos usuários, ele possui uma participação de mercado global de 92,19% em julho de 2019. A pesquisa do Google retorna resultados para uma consulta de usuário com base no sistema de classificação de prioridade. O Google indexa centenas de terabytes de informações de milhões de páginas da web. O mecanismo de pesquisa é tão eficiente que o usuário obtém sua consulta resolvida nos cinco principais resultados de pesquisa que o Google retorna. O Google também fornece uma pesquisa baseada em imagem, em conjunto com o mecanismo de pesquisa comum.
A BigTech tem sido pioneiro em serviços de software, fornecendo software para uso pessoal e corporativo, que não se limitou apenas ao modelo de mecanismo de pesquisa, mas oferece muitos outros serviços, como e-mail, navegador da web, site de compartilhamento de vídeo e aplicativo móvel, líderes em seus segmentos.
O Google obtém a maior parte de sua receita com anúncios. A gigante da tecnologia também fornece insights e análises para que os anunciantes possam atingir um público-alvo mais amplo, aprimorando seu conteúdo para aparecer mais nos resultados de pesquisa do Google. O Google sempre focou no usuário e em suas necessidades e aprimorou seus serviços de acordo.
Outra área em que o Google se destacou nos últimos anos é fornecer hardware premium, juntamente com seu software já popular e eficiente, para construir um ecossistema para fornecer a melhor experiência ao usuário. O Google Pixel e o Google Home são alguns dos melhores e populares dispositivos que são executados no ecossistema do Google.
Facebook é sinônimo de rede social. Com mais de 2,3 bilhões de usuários ativos mensais, em dezembro de 2018, a empresa registrou uma receita de US $ 55 bilhões em 2018. O Facebook começou a se conectar com os estudantes de Harvard e, nos próximos anos, tornou-se um site popular de rede social entre estudantes universitários.
O Facebook adquiriu o Instagram em março de 2012 por US $ 1 bilhão e o WhatsApp em fevereiro de 2014 por US $ 19 bilhões. O Facebook sempre esteve aberto a mudanças e incorporação de novas tecnologias, o que o tornou um líder no espaço de mídia social.
A Amazon é o maior mercado de comércio eletrônico do mundo, plataforma de computação em nuvem e uma plataforma de assistência de IA. É a maior empresa de internet do mundo em termos de receita. É bem conhecido por interromper indústrias bem estabelecidas em larga escala.
A Amazon começou inicialmente como um mercado online, mas depois se expandiu para vários setores. A empresa está envolvida em varejo eletrônico, serviços de streaming, e-books, soluções de casa inteligente, um estúdio de cinema e televisão, fabricação de eletrônicos de baixo custo, plataforma de streaming de jogadores e serviços da web da amazon, para citar alguns. Essa ampla rede permitiu à Amazon ser líder mundial em tecnologia. A Amazon se expande continuamente para novos segmentos e procura novas maneiras de levar o setor adiante.
O principal motor das Big Techs é a inovação. Justamente por isso, o lema “move fast and break things” (mova-se rápido e quebre coisas, em português) é comum nessa área.
As companhias precisam definir novas tecnologias e serviços continuamente, atualizando produtos e dispositivos para atenderem às demandas e se manterem relevantes.
As grandes empresas de tecnologia têm total domínio em seus respectivos setores. A Apple com dispositivos de comunicação na Internet, o Facebook no espaço de mídia social, o Google para buscas na Internet e a Amazon como protagonista dominante no mercado de comércio eletrônico dominaram totalmente seus respectivos setores.
Devido ao seu domínio no mercado de tecnologia, as grandes empresas de tecnologia também influenciam a economia e a sociedade e moldam a maneira como nossa sociedade está progredindo. Os produtos e serviços oferecidos pela grande tecnologia são usados por centenas de milhões em todo o mundo.
O domínio dessas empresas em seus respectivos campos se deve à compreensão do mercado e suas necessidades e ao fornecimento de produtos que garantem a satisfação do cliente.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
3 Comentários em "Você sabe o que é uma Big Tech? Vamos te explicar"
Parabéns Pitin pela inciativa para bloquear esses globalistas predadores (Apple, Google, Facebook, Amazon, Twitter ) dos Estados de Direito constituídos no mundo. Os demais governos devem seguir esse exemplo.
Estão censurando opiniões contrárias ao socialismo
Haverá lei para essas ditas empresas.
Fala de “Big Tech” e omitir a Microsoft é igual querer explicar a física sem falar de Newton.