fbpx

#Partiu Home Office

19 de Março de 2020

Dicas para ser mais produtivo trabalhando de casa

Quarentena não é férias, então vamos de home office! Mas essa é uma tendência que não é novidade para boa parte dos brasileiros, sabia? Segundo uma pesquisa do IBGE*, mais de 3,8 milhões de pessoas trabalham de dentro de casa, o que corresponde a 5,2% dos trabalhadores ocupados no Brasil.

Para quem ainda não é acostumado com essa realidade, existem algumas dicas para você se organizar e manter o trabalho ou estudos sem diminuir a produtividade:

1 – Mantenha seus horários

A rotina não tem como ser mesma, mas é importante se disciplinar com os horários. Mantenha a hora que acordava para se deslocar para o trabalho, a pausa para o almoço e a carga horária do expediente.

2 – Tire o pijama

Dá aquela preguicinha, a cama ali do lado chamando, mas resista! Um dos gatilhos mentais para achar que está de folga é o pijama, então tire a roupa de dormir e substitua por uma que usaria no ambiente de trabalho, mas claro com conforto.
Além do mais, nunca se sabe quando precisará fazer uma reunião por videoconferência.

3 – Tenha seu canto de trabalho

Não trabalhe da cama ou sofá, esses são locais em que sua mente está programada para relaxar. Separe um canto na mesa da sala, quarto ou cozinha.
Cuide da sua ergonomia também, sente-se com postura adequada e confortável. Eh, não esqueça da garrafinha de água na mesa, hidrate-se.

4 – Uma pausa de vez em quando é importante

Faça pausas o longo do dia, elas ajudam a manter o foco. Levante-se para brincar com seu bichinho de estimação, para fazer um café, olhar para o jardim.

5 – Mantenha a concentração

Para quem mora com a família isso pode ser um desafio. Converse com todos, coloque um aviso “estou off” e “estou on” visível para os familiares. Se o ambiente estiver muito barulhento, pluga o fone de ouvido e dá play naquela playlist favorita para concentração.
Determine horários nos quais esteja disponível para atividades domésticas.

6 – Brainstorm

Use o ambiente doméstico e o tempo para se dedicar mais a pensar, a ter ideias inovadoras, estudar, pensar em novos processos de otimização do trabalho e projetos para o futuro.

*Pesquisa realizada em 2018

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Tem uma pergunta?
Nós estamos aqui para ajudar. Envie-nos um e-mail ou ligue-nos para (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior