fbpx

O Piauí é destaque nacional no Programa Centelha! iCEV é a faculdade com mais ideias submetidas em 2022

Inscrições no Centelha aumentam mais de 50% desde a última edição e educação empreendedora é um importante aliado para o crescimento do empreendedorismo no estado

14 de setembro de 2022

O Brasil é movido pelo empreendedorismo! As cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas representam 99%* de todos os negócios criados no país. Elas movimentam aproximadamente um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil inteiro, 27%.

Empreendedorismo deve ser incentivado desde a faculdade (Foto: Denise Nascimento)

A criação de novos negócios impulsiona a economia de todo país, pois fomenta a geração de novos trabalhos, cria produtos e serviços para o mercado e estimula o surgimento de soluções inovadoras para diversos setores.

Dados recentes do Sebrae demonstram que a abertura de pequenos negócios no país bateu recorde no ano passado, foram mais de 3,9 milhões de empreendedores que formalizaram micro e pequenas empresas ou se registraram como microempreendedores individuais (MEIs).

 “O empreendedorismo tem se tornado uma alternativa para as pessoas, tendo em vista o atual cenário econômico que vivemos, onde os empregos não estão sendo ofertados tanto quanto gostaríamos”, explica Samuel Melo, Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, gerente de Inovação do Sebrae-PI e professor do iCEV.

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, gerente de Inovação do Sebrae-PI e professor do iCEV (Foto: Denise Nascimento)

O Empreendedorismo no Piauí 

A nível de Piauí, o empreendedorismo também segue na mesma crescente: houve um aumento de 48,12%** na abertura de novos negócios no ano passado, mesmo com o contexto de pandemia da Covid-19.

Outro importante índice a ser percebido é o crescimento de adeptos por todo o estado em programas de incentivo e aceleração ao empreendedorismo, como, por exemplo, o Centelha. O Programa nacional cresceu mais de 50% no número de projetos submetidos aqui no Piauí desde a última edição, em 2019, e atualmente se coloca como 5º lugar nacional na quantidade de ideias submetidas**.

Estudante Regla Bel de Engenharia de Software apresenta sua ideia de negócio no Sebrae Lab (Foto: Denise Nascimento)

Por que é importante incentivar o empreendedorismo ainda na faculdade?

51% dos novos empreendedores e agentes transformadores da economia do país têm entre 18 e 34 anos, ou seja, eles estão nas faculdades, ainda no início de suas vidas profissionais. Os dados são da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o maior estudo unificado sobre empreendedorismo no mundo.

Esse tipo de formação estimula os estudantes a compreenderem a criação e o desenvolvimento de uma empresa de forma consciente, isso colabora para a redução do fechamento precoce dos negócios.

Isso também vai estimular a criatividade, incentivar o pensamento crítico voltado à solução de problemas, preparar os estudantes para tomar decisões importantes, fomentar o trabalho colaborativo, colocar os estudantes como agentes transformadores, promover o crescimento pessoal e desenvolver a liderança.

 “O empreendedorismo tem muito disso: experimentar. Por isso é importante que seja incentivado desde a fase da educação. Muitas vezes seu negócio não vai dar certo e se você começa a construir desde o começo da faculdade, já dá oportunidade a essa pessoa de poder errar em um ambiente seguro. A faculdade é o lugar pra poder testar suas ideias e desmistificar essa ideia de que empreendedorismo é pra poucos, quando na verdade ele é bastante democrático e serve para qualquer tipo de profissional” – Samuel Melo.

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, gerente de Inovação do Sebrae-PI e professor do iCEV (Foto: Denise Nascimento)

 

Programa Centelha e aceleração empreendedora 

O iCEV foi a faculdade particular com mais projetos inscritos, de todo o Piauí! Foram 22 projetos diretamente inscritos por grupos de estudantes incentivados por seus professores e coordenadores nas disciplinas da instituição.

O Programa Centelha é uma iniciativa do Ministério da Tecnologia, é executado no Piauí pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) e tem o intuito de ajudar a financiar empreendimentos inovadores em todo o Brasil.

Boletim oficial da Fundação Certi – 1º fase

São 3 fases classificatórias no Programa e ao final são escolhidos 50 projetos que receberão R$ 53.340,00 em subvenção econômica e R$ 26 mil em bolsas de apoio técnico para transformar ideias em negócios de sucesso.

O Centelha busca ideias com grande potencial de se tornarem um negócio de sucesso, e que desenvolvam produtos, processos ou serviços inovadores, que contribuam para o desenvolvimento da economia nacional.

Segundo informações oficiais da Fundação Certi – executora do Programa Centelha a nível nacional –houve um aumento de mais de 50% no número total de inscrições no Estado:  em 2019 (1º edição) foram 276 ideias submetidas; agora, na segunda edição, 416 ideias inovadoras foram inscritas.

Piauí é destaque nacional no Centelha

Esses números colocam o Piauí em destaque nacional no Programa! O estado se encontra entre os 10 com maior número de ideias submetidas. Da região nordeste, foi o terceiro estado com o maior número de submissões. Ainda, quando é analisada a quantidade de ideias submetidas a cada 100 mil habitantes, o Piauí é o 5° colocado, o que se configura como um ótimo resultado, sendo o único estado da região Nordeste a estar dentre as dez primeiras posições.

Maria Teresa Diniz, coordenadora de projetos da Fundação CERTI apresentando o Centelha aos estudantes iCEV

“Nosso objetivo é aumentar não somente a quantidade, mas também a qualidade das ideias submetidas, para que essas possam se transformar em empreendimentos de sucesso que auxiliem o desenvolvimento socioeconômico do estado de forma efetiva. Além de aumentar a capilaridade do Programa dentro do Piauí”, explicou Maria Teresa Diniz, coordenadora de projetos da Fundação CERTI.

Acesse o boletim oficial da 1º fase do Centelha 2 no Piauí

iCEV é parceiro oficial do Centelha

Os estudantes de todos os cursos são estimulados a desenvolverem projetos inovadores desde o 1º período. iCEV e Centelha, juntos, constroem um ambiente favorável para o desenvolvimento do empreendedorismo, inovação e fomento às startups por meio de palestras de capacitação empreendedora, materiais de apoio e orientação para projetos interessados no programa, além de serviços, ferramentas e apoio às empresas.

iCEV é parceiro oficial do Centelha

O gerente de Inovação do Sebrae explica que iCEV + Centelha é uma parceria importante: “a faculdade é um parceiro do Centelha no apoio às inscrições, de divulgar, mobilizar pessoas que talvez tenham ideias relevantes  e dar apoio na realização. Isso dá oportunidade ao nosso estudante de vivenciar a construção de um negócio inovador”.

Boletim oficial da Fundação Certi – 1º fase

Empreendedorismo está no DNA do iCEV 

No iCEV, os estudantes são protagonistas da própria trajetória profissional. A instituição coloca o empreendedorismo e a inovação como um dos pilares de sua fundação. Por isso, todas as suas ações são norteadas a partir desse princípio.

Na grade curricular de todos os cursos, os estudantes têm a disciplina de “Empreendedorismo”, que estimula a aplicação de forma prática, desenvolvendo competências técnicas e soft skills, além da interdisciplinaridade entre as áreas que são fomentadas por meio de eventos, congressos e feiras de empreendedorismo.

Estudantes iCEV são estimulados a criar suas empresas dentro da faculdade (Foto: Denise Nascimento)

“No curso de Administração, por exemplo, temos as disciplinas Liga dos Campeões I e II, que fomentam projetos de negócios e trabalham Business Cases, com exemplos de sucesso e cases de insucesso e o motivo do insucesso.  Depois os alunos viram os próprios casos, criando seus próprios negócios dentro mesmo da faculdade. Além disso, temos disciplinas que dão a base para o empreendedorismo: como Sturtups and Growth Hacking, Marketing Digital, Consultoria Empresarial”, comenta Thiago Rodrigo, mestre em Administração e coordenador da Escola de Negócios do iCEV.

Estudantes iCEV são estimulados a criar suas empresas dentro da faculdade (Foto: Denise Nascimento)

Confira os projetos dos estudantes iCEV submetidos na 1º fase do Centelha 

Projeto BOBER – Engenharia de Software
O BOBER vem para AGILIZAR, FACILITAR e ORGANIZAR o mercado da construção civil através de um app que conecta contratante e contratado, gerando novos empregos e novas oportunidade de negócios, além de otimizar o tempo que uma pessoa leva para procurar um trabalhador específico da área ou montar uma grande equipe para início de sua jornada na construção

Projeto BorAli – Engenharia de Software
A cidade de Teresina carece de uma divulgação homogênea das atividades locais culturais. O “BorAli“ vem para propor uma solução para esse problema, reunindo, em apenas um só lugar, várias ferramentas que permitam filtrar e buscar os eventos na capital, de acordo com a sua preferência.

Projeto CecilIA – Engenharia de Software
A CecilIA é uma Inteligência Artificial criada com base na tecnologia Machine Learning com o intuito de auxiliar Instituições de Ensino a partir da inserção de dados. Os dados inseridos pelos Colaboradores da Instituição serão armazenados em um banco de dados específicos para cada Instituição, serão tratados e convertidos em informações e previsões que todos os colaboradores terão acesso pelo nosso portal multiplataforma.

Projeto Bus Mov – Engenharia de Software
A BUS MOV vai oferecer um aplicativo de mobilidade urbana com fácil usabilidade disponível para Android e IOS. Ajudando os usuários a consultar horários e linhas de ônibus de maneira mais fácil, rápida e com uma melhor comodidade, podendo otimizar seus horários. Além de facilitar os usuários a recarregar seu vale transporte, através do próprio aplicativo sem a necessidade de se locomover a pontos de recarga. A ideia pretende solucionar problemas no transporte público como, atrasos, superlotação, situações de insegurança nos pontos de ônibus devido a espera e incerteza de horário.

Projeto Exam Checker – Engenharia de Software
A solução visa minimizar a burocracia nos exames médicos, por meio de um sistema que usa uma Inteligência Artificial para enviar e avaliar os resultados dos exames para os pacientes, possibilitando maior rapidez e praticidade para os usuários.

Projeto FutResenha – Engenharia de Software
O nosso aplicativo FutResenha busca criar “A casa do futebol“, um lugar que os fanáticos do futebol considerem seu lar e muitos mais também procura dar a pessoas talentosas uma chance de viver do esporte

Projeto Hippo – Engenharia de Software
A “Hippo“ busca proporcionar uma experiência capaz de aumentar a eficiência na área da saúde através de uma aplicação que conectará os pacientes e os médicos, reunindo as informações importantes de ambos, com um atendimento eficiente e rápido.

Projeto Near Brechó – Engenharia de Software
Near Brechó visa auxiliar pequenas vendas de roupas, os famosos “Brechós”, proporcionando um contato mais direto entre os clientes e trazendo as novidades das lojas mais próximas. Visando sempre a segurança tanto dos clientes como dos lojistas, prezando sempre por produtos de qualidade.

Projeto PresShare – Engenharia de Software
O PresShare consiste em uma rede social voltada ao segmento de videogames tanto para o público profissional quanto para o público amador.

Projeto Sanidi – Engenharia de Software
Aplicação via mobile e web que visa melhorar e selecionar o atendimento de pacientes em hospitais e clínicas, através de uma interface de inteligência artificial ensinada a reconhecer padrões de sintomas, e classificar por ordem de urgência ou relevância, além de realizar triagens de maneira online e direcionar o paciente ao hospital especializado conforme sua necessidade. O projeto visa identificar sintomas mencionados pelos usuários e assim classificar as possíveis doenças e relatar quais medicamentos, exames ou profissionais especialistas da área ele deve procurar.

Projeto Safe Program – Engenharia de Software
Um site projetado para unir empresas que querem programadores para trabalharem em um projeto, mas não querem contratá-lo como um empregado fixo.

Projeto I Love Pet – Engenharia de Software
Aplicativo que vai funcionar como um marketplace de autônomos, onde qualquer pessoa que preste algum serviço para pets seja ele um veterinário ou um adestrador, tosador, possa se cadastrar no app e expor seu trabalho, nosso principal diferencial de mercado se encontra no fato de proporcionar ao consumidor acesso a um serviço de qualidade em seu domicílio. Nosso app busca solucionar principalmente os problemas referentes à falta de horário e tempo, a espera em filas em petshops e clínicas veterinárias e o estresse sofrido pelos animais ao serem expostos a ambientes estranhos.

JEMJ Supermercado – Administração
Um aplicativo que permite os clientes de supermercado comprarem e acharem mais rápido seus produtos

DiCria – Administração
O aplicativo busca a ligação entre locador e locatário, onde disponibiliza um cardápio de quadras que podem ser alugadas e também apresenta o horário disponível, assim o consumidor tem a facilidade de achar quadras esportivas próximas a ele, como também ajuda o locador no processo de atendimento, já que aplicativo vai gerenciar isso para ele, também vai colocar o seu estabelecimento nos holofotes, dando maior visibilidade à empresa e assim atraindo mais cliente. Esse aplicativo vem para trazer muita praticidade na rotina dos praticantes dos esportes, que é o que todos buscam ultimamente.

KimiPet – Administração
Marketplace onde clinicas, hotéis e pelshops podem anunciar seus produtos. Além do “Perfil Pet”, essa funcionalidade cria um perfil para o animalzinho no qual registra todas as informações referentes aos serviços recebidos dentro da plataforma, como consultas, exames, tosas ou passeios. Será liberado para o responsável registrar dados do seu pet, como o peso, altura, raça, condição hereditária ou anômala, é um registro único que reúne as informações do animal.

Audecore – Administração
Nosso aplicativo tem a proposta de reduzir custo e tempo de profissionais como arquitetos e designers, entregando o resultado similar de um programa mais robusto, demorado e de interface mais complexa, aumentando sua performance, reduzindo custos e expandindo sua carteira de clientes.

Totem music – Administração
O Totem Music funcionará da seguinte forma: a academia contratará a empresa para adquirir o totem, o sistema (que terão que ser feitas alterações para o sistema próprio deles) e o aplicativo, podendo garantir conosco os fones sem fio ou não. Cada usuário terá seu cadastro e, ao realizar login, serão ofertadas diversas opções de playlists por gênero musical e também a opção de se conectar ao áudio das tvs disponíveis no local (que geralmente ficam na frente de esteiras), todas essas opções conectadas também a academia para avisos, término de horários e etc. Além disso, as empresas além de oferecerem uma experiência inovadora para seus clientes, também podem implementar anúncios, que poderão ser reproduzidos no sistema de áudio após algum tempo de uso ou aparecer na tela inicial dos totems (que seriam espécie de tablets na entrada da academia), gerando lucro para as academias

Blue Architecture – Administração
Se trata de um software que pode ser utilizado via web e via desktop, completo e otimizado para rodar em computadores de média potência, um dos fatores da acessibilidade é não necessitar de equipamentos de alto custo para rodá-lo. Ainda em fase de ideação, conversamos com profissionais do ramo da tecnologia e desenvolvimento de programas que nos auxiliaram na construção do mesmo. Consiste em dois ambientes, o de criação dos projetos, e o da comunidade, onde ocorrerá divulgação e relacionamento entre usuários.

Inlook – Administração
Aplicativo/plataforma que possibilita o usuário ter acesso a todas as lojas do ramo da moda que estão cadastradas na plataforma num raio de até 12km. O principal objetivo é fazer com que o cliente encontre mais rápido a peça que procura apenas digitando o nome do produto, por exemplo, “blusa branca” e aparecem todas as lojas que tem essa opção, com entrega em até 24hrs. O usuário não vai mais precisar ir à rua à procura, ou passar horas na internet ou pedir pelos correios para esperar de 7 a 15 dias para receber vindo de outro estado.

Freud – Administração
O Freud, nome em homenagem a Sigmund Freud, o pai da psiquiatria moderna, é um aplicativo de assinatura que permite que pacientes com algum transtorno mental e emocional possam ter acesso a consultas de psiquiatras e psicólogos por um preço razoável além de ter acesso a uma rede de distribuição de medicamentos incluídos no valor da mensalidade da assinatura. Tecnicamente é possível pois junta vários gastos com tratamento num só e ainda o barateia.Fora isso o Freud conta com um uma comunidade de comunicação e ajuda mútua entre os usuários para que o tratamento realizado por cada um seja feito de forma mais agradável com a convicção de que o assinante Freud nunca estará sozinho.

GetCompany- Administração
A aplicação seria um espaço onde os fornecedores exporiam seus serviços aos clientes e estes teriam acesso ao catálogo pedido, facilitando e objetivando o contato entre eles. Atualmente para fazermos um evento precisamos entrar em contato com várias pessoas, não existe um aplicativo que consolide todos os setores de alimentação, decoração, entretenimento e outros, e esse seria nosso papel, facilitar o processo de criação de um evento.

Posto de Energia Elétrica – Administração
O projeto do posto de energia elétrica veio para suprir a falta de postos no abastecimento de veículos elétricos em nosso estado. O objetivo é proporcionar segurança e tranquilidade na hora de dirigir seu carro elétrico, sem se preocupar com o abastecimento; Pois, além do posto em si, nosso projeto conta com a criação de Totens(baterias) portáteis carregados à base de Energia solar! O que irá proporcionar aos usuários o poder de se locomover com seu veículo para qualquer lugar sem se preocupar com a falta de combustível, visto que uma vez carregado(pela luz do sol), a bateria poderá recarregar completamente seu automóvel de qualquer lugar do planeta. Basta apenas o sol nascer para carregar seu totem!

Matéria com informações do Sebrae e Fundação Certi

*Pesquisa do Sebrae
**Dados da Junta Comercial do Piauí (Jucepi) – primeiro bimestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Tem uma pergunta?
Nós estamos aqui para ajudar. Envie-nos um e-mail ou ligue-nos para (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09