fbpx

Como reinventar sua carreira na pandemia?

27 de Maio de 2020

A disseminação do coronavírus criou uma situação sem precedentes, mais tempo em casa, redução de gastos e mudanças de prioridades. Isso levou muita gente a reinventar sua carreira para adaptar-se ao novo normal.

A nova normalidade e o home office criaram uma certa flexibilidade para muitos que não existia anteriormente, isso pode ser visto como uma vantagem, agora sobre mais tempo para desenvolver novas habilidades. Em vez de passar uma ou duas horas por dia indo ao escritório, é só sair da cama e encontrar os colegas de trabalho no Zoom para a reunião semanal da equipe

“Há uma questão que ficou muito evidente em relação à pandemia, que é a questão da adaptabilidade. Algumas pessoas estão tendo muita dificuldade de trabalhar, por mais que elas tenham todo um aparato e ferramentas necessárias, mas não estão se adequando ao home office. Quando você consegue olhar para aquilo que você tem de melhor, para aquilo que você realmente tem a oferecer, você vai cada vez mais ajustar aquilo”, comentou a psicóloga e professora do iCEV, Layse Policarpo.

É tempo de usar esse momento para dar um passo reinventar sua carreira. Explore várias opções, conecte-se com pessoas de áreas que o interessem, mas que você nunca teve tempo de investigar. Atualize seu currículo e perfil do LinkedIn, trabalhe em sua marca pessoal e, mais importante, mantenha a mente aberta e abrace as possibilidades.

Caso tenha acabado de perder o emprego por conta da pandemia, essa é a oportunidade para mudar sua maneira de pensar, mais do que nunca é o momento de se reinventar e nunca é tarde para isso!

Então, nesse período de pandemia, saiba como reinventar sua carreira:

 

–  Resgate seu propósito e tenha foco

O autoconhecimento é uma das principais necessidades em um momento como este. É importante saber refletir: será que suas vontades e objetivos ainda são os mesmos? Essas perguntas podem identificar o seu propósito para um posicionamento assertivo na carreira.

O momento também é de preocupação e incertezas, mas ficar desesperado não resolve. Na crise, a competitividade aumenta, o clima fica tenso e os ânimos à flor da pele. Lembre-se: para se destacar é preciso ter foco no que importa e fazer a diferença em seu ambiente de trabalho.

A sugestão é se acalmar, se organizar, priorizar tarefas e estar disposto a colaborar no que for possível para ajudar a empresa e, de quebra, sua carreira.

 

– Esteja aberto a mudanças

O mundo está passando por uma pandemia global que, consequentemente, resultará em transformações em diversos ambientes e mercados. Então, esteja pronto para mudar.

Em um momento como este a comunicação, as formas de trabalhar devem mudar. Por conta disso, é importante estar atentas à todas essas mudanças, para que consigam se readaptar com facilidade.

 

– Utilize suas soft skills a seu favor

Neste cenário os profissionais que utilizarem das soft skills terão, certamente, melhores resultados em suas tarefas diárias e no desempenho geral, principalmente por conta da adaptabilidade.

As soft skills podem ajudar na mudança de mindset e a achar um novo propósito para sua carreira. Seja comprometido no trabalho, cuidadoso com os relacionamentos profissionais e com a sua comunicação. As atitudes mais desejadas em tempos difíceis são aquelas de valores positivos, como ética, colaboração e transparência, além da capacidade de automotivação, autoconfiança e agilidade.

 

– Descubra novas habilidades

Descubra novas capacidades, porque, por incrível que pareça, há oportunidades na crise. Pesquise mercado e maximize seu networking, com todas as mudanças da nova normalidade novos perfis profissionais são requisitados.

Além do lado profissional, descobrir novos hobbys pode ser imprescindível para manter a saúde mental.

 

– Invista em educação e competências

Quem se acomodou e não planejou sua carreira, mas nunca é tarde para investir na carreira. Busque se especializar e destacar suas habilidades, seja expert em sua área, não importa qual seja. É importante investir em atualização, qualificação e aperfeiçoamento, buscando cursos de idiomas, especializações e MBAs.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Tem uma pergunta?
Nós estamos aqui para ajudar. Envie-nos um e-mail ou ligue-nos para (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior