fbpx

02 abr
Passos para manejar a ansiedade

Como está o nível de ansiedade de vocês? A nossa psicóloga e professora de Inteligência Emocional, Layse Policarpo, escreveu algumas dicas de como manejar a ansiedade, principalmente nesse período de isolamento social. Confira:

– Escreva suas preocupações e ideias de coisas que podem te ajudar
– Foque a sua energia ou concentração nas coisas que estão sob seu controle
– Crie uma rotina e estrutura para o seu dia, especialmente se você está isolado (a)
– Mantenha a conexão e suporte online
– Se você está em terapia, verifique se seu terapeuta oferece sessão online (não deixe sua saúde mental em banho-maria)
– Crie uma lista de tarefas com opções para quando você estiver desanimado (a)
– Se movimente e relaxe seu corpo – respire profundamente, yoga, relaxamento muscular, meditação, mantras, gratidão e Mindfulness (atenção plena)

Relaxa e respira fundo

A falta de ar é um dos principais sintomas da ansiedade, mas também do coronavírus. Como diferenciar?
A situação que nosso planeta se encontra atualmente é alarmante. Isso tem sido um gatilho para muitas pessoas, sobretudo as mais ansiosas.
Um dos principais sintomas do covid-19 e da ansiedade é a falta de ar, que pode fazer com que a pessoa comece a imaginar o pior desfecho possível e intensificar os sintomas, criando um ciclo interminável.
Na ansiedade a falta de ar se manifesta quando ativamos o modo “luta ou fuga”, em que nosso corpo se prepara para enfrentar algo que consideramos perigoso. Assim, ele dispara uma série de reações fisiológicas, como a diminuição da respiração.

Agora que já sabe disso, para diferenciar do covid-19, segue algumas perguntas norteadoras:

– Estou com outros sintomas como tosse, febre ou dor no corpo além da falta de ar?
– Se sim, está intenso? Já estava com sinais de resfriado antes ou posso estar desencadeando percepções através de preocupações?
– Eu já tive falta de ar antes “do nada”? Se sim, o que causou?
– Falta de ar costuma ser um sintoma de quando estou ansioso?
– O que estava acontecendo antes ou no que eu estava pensando momentos antes de eu perceber a falta de ar?
– Estou com medo ou projetando alguma coisa?
Se você conseguir identificar que está mesmo com ansiedade em relação ao cenário atual em que nos encontramos, procure respirar profundamente, questione seus pensamentos e verá que eles não costumam ser 100% verdadeiros, diminua o acesso a notícias e foque em coisas que te deem conforto e tranquilidade.
Mantenha as orientações de higienização e o isolamento social consciente. Com essas medidas você contribui efetivamente!

Aproveite a quarentena para construir

Não fique pensando em quantos dias ainda terá de quarentena, isolamento social etc. Programe suas atividades e cuidas vivendo um dia de cada vez, evitando pensar muito nos próximos dias. Sua saúde mental agradece!

Construa laços de intimidade com a sua família, ensine sua avó a usar Netflix e mandar mensagem no celular, aprenda a fazer crochê, assista tutorial de algo que gosta no YouTube, faça uma faxina e separe o que não usa. O que pode ser entulho para você pode servir para muita gente.

Leia aquele livro que está na estante há tempos, faça uma live sobre um assunto que domina e que pode ser interessante para outras pessoas, revise conteúdos que você teve dúvidas. Acredite, tem muita coisa que você pode fazer nesse período!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09