fbpx

21 jun
Tecendo um legado sustentável: Trapos e Fiapos leva tapeçaria do Piauí para o mundo com apoio do PEIEX/PI

Uma jornada de responsabilidade social e empoderamento feminino rumo ao mercado internacional

Trapos e Fiapos fica localizada no povoado Santa Rita (Foto: Denise Nascimento)

Tecer fios, criar artes únicas e transformar vidas: essa é a missão da empresa piauiense “Trapos e Fiapos”, que é um exemplo de sucesso e sustentabilidade.

Localizada no povoado Santa Rita, zona rural de Teresina, a empresa tem o propósito claro: promover desenvolvimento econômico para a comunidade local, ao mesmo tempo em que preserva a essência ancestral da tecelagem e respeita a natureza ao seu redor.

A empresa é referência no segmento de tecelagem feita à mão (Foto: Denise Nascimento)

Com 42 anos de existência, a Trapos e Fiapos foi fundada pela visionária Tereza Melo. O que era apenas um sonho, tornou-se referência no segmento de tecelagem feita à mão, produzindo peças únicas como tapetes, pufes, almofadas, cortinas e bandôs.

 “O trabalho aqui surgiu como uma necessidade da melhoria da qualidade de vida das pessoas deste local. Eu sou médica sanitarista e, ao invés de apenas dar receita e remédio, eu preferi promover uma ocupação e que a renda possibilitasse a essas pessoas o acesso aos bens de consumo. Ou seja, o tear começou como uma estratégia para melhorar a qualidade de vida das pessoas daqui”, explicou Tereza Melo.

O negócio é gerido por Tereza Melo e Nara Melo, mãe e filha (Foto: Denise Nascimento)

O negócio alavancou quando a filha de Tereza, Nara Melo, tomou para si a missão de administrar a Trapos junto à matriarca.

Com esse jeito inusitado, sustentável e criativo de ver o mundo através da arte do tear, a Trapos e Fiapos já alcançou mercados internacionais e agora inicia uma nova jornada rumo à consolidação do mercado global com ajuda do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do Piauí, da ApexBrasil em parceira com o iCEV.

Trapos e Fiapos cria artes únicas (Foto: Denise Nascimento)

Negócio sustentável e carregado de propósito

 

Seu Osvaldo e sua filha Rita de Cássia posando para o catálogo da Trapos e Fiapos com a peça que ele mesmo produziu (Foto: Reprodução)

 

Não é só existir por existir, é existir com um propósito. A empresa, que transformou a tecelagem em uma ferramenta de mudança social e econômica para a comunidade local, também mantém um ecossistema de respeito com a natureza.

Seu Osvaldo Dourado é artesão e há 35 anos trabalha com tecelagem na Trapos e Fiapos:

“Gosto muito de trabalhar com isso, principalmente quando termina e vê que o cliente ficou feliz, imaginar que uma peça dessas pode tá lá na Europa é uma felicidade total, ainda mais poder dizer ‘eu que fiz’”, diz o tecelão.

 

 

 

O modelo de negócios da Trapos e Fiapos chama atenção e é visto como referência para a ApexBrasil:

 “O que vimos aqui é um caso de sucesso. A Trapos e Fiapos é tudo que o PEIEX busca de uma empresa. Isso aqui é vivido, é real. A dona Tereza e sua filha organizaram uma forma harmoniosa de viver com a terra, com a sua comunidade, sustentável, igualitária, mas com a rentabilidade necessária para que o negócio continue e prospere. Essa é uma solução que precisa ser mostrada para que as pessoas acreditem que é possível”, declarou
João Gabriel Solar, Gestor nacional do PEIEX-PI, em visita técnica à empresa durante o lançamento do núcleo do Programa no estado.
Superando as desigualdades sociais

Atualmente, há cerca de 20 pessoas trabalhando diretamente com as peças sustentáveis na comunidade da Trapos e Fiapos, ou seja, 20 famílias impactadas positivamente.

Mais de 20 famílias estão envolvidas diretamente com a produção da Trapos e Fiapos (Foto: Denise Nascimento)

“Sinto que minha missão está cumprida! Não há mais nenhuma casa de taipa como quando eu cheguei aqui. Todos os artesãos conseguiram formar seus filhos e filhas em faculdades e hoje são dentistas, advogados e muito mais”, explanou Tereza.

Toda a comunidade pode perceber a evolução na garantia de direitos e transformação social ao longo do tempo:

“Há 40 anos, as pessoas aqui não tinham carteira assinada, não recebiam uma diária inteira quando trabalhavam, as mulheres recebiam a metade que os homens, mas trabalhavam a mesma quantidade de horas. Hoje a realidade é outra, as coisas vêm se transformando ao longo dos anos”, explicou Nara Melo, que também afirma que todos os trabalhadores recebem participação nos lucros da empresa.

Responsabilidade com a natureza e a matéria-prima

Por sua fibra, durável e resistente, a matéria-prima principal da tecelagem é a taboa, uma planta aquática facilmente encontrada em lagos e rios próximos à comunidade Santa Rita.

Tapetes são feitos de taboa e algodão (Foto: Reprodução)

A Trapos e Fiapos desenvolveu uma técnica pioneira na tecelagem, que foi adicionar algodão à taboa no processo da tecelagem.

“O trabalho de tapeçaria tem esse pensamento de sustentabilidade desde o começo, desde a colheita da fibra que é feita na lagoa, com muito respeito pra que oito meses depois a gente possa de novo colher. Essa fibra entra num processo de secagem, limpeza, tratamento, para ser a matéria-prima da nossa comunidade”, explicou Tereza Melo.

As peças são produzidas com um design contemporâneo, desenhadas pela própria fundadora da Trapos, que usa como inspiração o cotidiano, a natureza e as pessoas, mas sem perder a ancestralidade do uso da tecelagem.

A Agrofloresta

A partir do sonho de nutrir e recuperar o solo, a Trapos e Fiapos busca novas possibilidades alinhadas ao propósito de ser sustentável. A implantação da Agrofloresta surge como uma colaboração com a natureza e a equipe da empresa.

A empresa presa pela sustentabilidade e responsabilidade social (Foto: Denise Nascimento)

Nesse espaço, cultivam mais de 53 tipos de plantas, que são alimentos para compartilhar com a comunidade e garantir que todos tenham acesso a uma alimentação orgânica. Além disso, a Trapos & Fiapos também cria abelhas sem ferrão e possui um tanque de peixes, integrando um ecossistema sustentável que recicla nutrientes.

Mercado internacional

Segundo Nara, “já temos algumas participações no mercado internacional, inclusive uma galeria que nos representa lá em Nova Iorque, mas o que nós buscamos junto ao PEIEX é uma constância no mercado internacional”.

(Foto: Reprodução)

Dona Tereza e Nara colecionam diversos prêmios nacionais e internacionais de design sustentável. O último foi no Salão de Gramado, considerado o Oscar do Design do Brasil, na categoria Design de Impacto Positivo.

“Aqui vocês têm um diferencial muito maior do que os prêmios nacionais. Existe um público muito grande lá fora que procura consumir exatamente produtos de negócios sociais, orgânicos, com design, com história e muito valor agregado”, afirma Rita Albuquerque, Coordenadora de Qualificação da ApexBrasil.

Rita Albuquerque, Coordenadora de Qualificação da ApexBrasil (Foto: Denise Nascimento)

ESG na essência

O conceito de ESG (environmental, social and governance), que engloba as políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança, está ganhando cada vez mais importância globalmente. O conceito vai muito além do âmbito corporativo, pois envolve tanto as práticas ambientais como sociais. A ideia é construir um futuro mais sustentável e resiliente.

Visita da comitiva ApexBrasil à Trapos e Fiapos (Foto: Denise Nascimento)

 

“Enquanto outras empresas estão se preparando para isso, aqui nós vivemos esses valores muito antes mesmo do termo existir. É a nossa prática e forma de trabalhar. Não estamos apenas preocupados com tapetes, mas sim com seres humanos, em que o tapete é apenas uma estratégia para melhorar a qualidade de vida”, explica Nara.

A Apex assume um papel ativo na promoção da igualdade de gênero, bem como na valorização do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social corporativa:

“Aqui estamos testemunhando um resgate desses valores, especialmente no empoderamento das mulheres e no trabalho pela dignidade, valorizando-as. A Apex está adotando novas diretrizes para dar mais atenção às empresas lideradas por mulheres e às empresas com foco em ESG e impacto social”, afirma Rita Albuquerque, Coordenadora de Qualificação da ApexBrasil.

O que significa o PEIEX para a Trapos e Fiapos

A parceria estratégica com a PEIEX está abrindo portas para a internacionalização da empresa, permitindo que suas criações únicas alcancem públicos ao redor do mundo.

“O PEIEX representa um sinal milagroso em nossas vidas, pois enfrentamos desafios para encontrar um mercado competitivo para produtos artesanais. O encantamento nos olhos dos estrangeiros ao observarem nossos produtos é o impulso que esperamos obter através do PEIEX para alcançar o sucesso”, diz Dona Tereza, a maior entusiasta para a exportação da sua marca.

Visita da comitiva ApexBrasil à Trapos e Fiapos (Foto: Denise Nascimento)

A equipe da ApexBrasil pôde conhecer de perto toda a equipe e a produção da Trapos e Fiapos na ocasião do lançamento do Núcleo do PEIEX-PI, em abril.

A Apex oferece qualificação gratuita e organiza toda a participação do Brasil em missões internacionais, sendo a qualificação um primeiro passo fundamental para isso, pois a partir dela, abre-se uma ampla rede de apoio.

Para Rayana Agrélio, coordenadora do Núcleo PEIEX-PI, há uma preocupação do Programa inclusive com a fase pós qualificação:

“A discussão sobre as ações pós-lançamento foi um tema amplamente debatido no conselho. Após o programa PEIEX, quais são as iniciativas que dependem, inclusive, de ações governamentais? Já temos a intenção de organizar missões do Piauí em feiras internacionais em 2024. O PEIEX é uma forma de ajudar a impulsionar o sucesso das empresas locais”.

Rayana Agrélio, coordenadora do Núcleo PEIEX-PI (Foto: Denise Nascimento)

A história da Trapos e Fiapos prova que é possível tecer um legado sustentável, levando a arte da tapeçaria do Piauí para o mundo. Com produtos únicos, socialmente responsáveis e carregados de propósito, a empresa inspira outras organizações a adotarem práticas semelhantes. A Trapos e Fiapos mostra que é possível alcançar o sucesso econômico, promover a transformação social e preservar a cultura e o meio ambiente ao mesmo tempo.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09