fbpx

25 jul
O mercado para Engenheiros de Softwares em 2022

Não é um segredo que o mercado de computação está super aquecido. O diagnóstico é que a pandemia criou uma onda de necessidade de desenvolvedores e analistas de software por todo o mundo. Muitas empresas tiveram de modificar seu fluxo de trabalho para se adaptar às novas necessidades de seus clientes. O resultado disso foi uma uma contratação em massa de todos os níveis de desenvolvedores, os quais, em sua maioria, assumem postos em duas, três e até quatro empresas. Como consequência, a disputa por desenvolvedores se acirrou nos últimos 24 meses, elevando a maioria dos salários.

O prognóstico é positivo, as empresas em sua maioria mantiveram o quadro de desenvolvedores e ainda almejam maiores contratações visto que a demanda é crescente e diversa. A popularização das redes sociais e o advento da Inteligência Artificial tem posto um desafio na concorrência entre empresas de tecnologia.

2ª melhor da área de Tecnologia da Informação, em crescimento e remuneração

O mercado nacional não é diferente. Empresas de todos os tamanhos têm visto na evolução tecnológica uma luz no fim do túnel imposto pela pandemia. Dezenas de empresas têm aumentado seu capital intelectual com desenvolvedores que em suma, informatizam, expandem e colocam seus negócios na internet. Tecnologias mais ágeis, o advento da internet das coisas, os incontáveis dispositivos móveis lançados são outras variáveis para essa conta.

Nesta mesma pesquisa podemos encontrar a faixa salarial de acordo com o grau de instrução dos entrevistados. Realça-se a importância de uma graduação no currículo. A  Figura 1 demonstra os resultados. Nas faixas de salários acima de R$ 3.001,00 os entrevistados são predominantemente compostos por desenvolvedores graduados. Quando caminhamos para a direita no gráfico (no sentido das rendas maiores), percebe-se que a representatividade de pessoas cursando ou sem nenhum curso superior decai vertiginosamente. Enquanto que a parcela de pessoas com no mínimo a graduação (em roxo) cresce na mesma proporção.

Figura 1. Escolaridade por faixa de salário.

A seguir uma tabela que demonstra algumas linguagens/tecnologias, cujos profissionais são (na média) muito bem remunerados de acordo com a pesquisa realizada. É demonstrado ainda em qual período essa tecnologia é apresentada ao aluno.

Tabela 1. Cruzamento entre tecnologias “quentes” em 2022 e as disciplinas do curso de Engenharia de Software do iCEV. Fonte: https://pesquisa.codigofonte.com.br/2022

 

Estudante iCEV está à frente no mercado Tech

Fica evidente que o aluno do iCEV vivencia as linguagens/tecnologias mais requisitadas do mercado de trabalho. É importante frisar que a computação é uma área extremamente mutável. O que hoje é tendência, amanhã pode se tornar vintage. Um bom exemplo são as ferramentas de desenvolvimento baseadas em PhoneGap que estão dando lugar às tecnologias DART e Flutter, vistas com profundidade na disciplina de Desenvolvimento para dispositivos móveis.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09