fbpx

04 maio
iCEV Explica – O que é a taxa Selic?

O diretor-presidente do iCEV e economista, Bruno Agrelio Ribeiro, PhD, explica sobre o assunto

Entender o que é a taxa Selic e como ela afeta a economia é fundamental para todo e qualquer investidor e cidadão. Isso porque este índice, tão falado no mercado financeiro, acaba influenciando o comportamento também de outros indicadores, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Quem entende muito sobre o assunto é o diretor-presidente do iCEV e economista, Bruno Agrelio Ribeiro, PhD. Ele explica o que é e pra que serve a taxa Selic:

(Imagem: Freepink)

 O que é a taxa Selic?

O significado da sigla é simples: Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Trata-se de um sistema usado pelo governo, pelo Banco Central, para controlar emissão, compra e venda de títulos.

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Por isso, ela é usada no mercado interbancário para financiamento de operações diárias, com lastro em títulos públicos federais.

A taxa de juros é um instrumento do governo para controlar a inflação e como isso ocorre?

Como é a taxa que remunera o dinheiro que o governo toma emprestado, ou seja, o dinheiro que que o governo vai pagar para quem emprestar esse dinheiro para o governo, acaba sendo a taxa que baliza todas as outras.

A Selic é que vai definir quanto que vai ser o financiamento dos imóveis, empréstimos para compra de carro, empréstimos pessoais. Então, é a taxa que vai definir todas as demais.

Taxa Selic alta

Em função disso, quando se quer reduzir a inflação, aumenta-se a taxa Selic, porque quando aumenta a taxa Selic, aumentam todas as outras taxas e o dinheiro desaparece, ou seja, o dinheiro disponível para os empréstimos desaparece, porque todas as outras taxas sobem.

Assim, fica mais caro financiar casa, carro e pegar empréstimos no banco. Isso desaquece a economia. Desaquecendo a economia, os preços não crescem e a inflação é contida.

Taxa Selic baixa

Quando o governo quer aquecer a economia, fomentar as empresas, quando a taxa de inflação está baixa, ele baixa a taxa Selic, ou seja, ele fala: “Mercado, agora vou pagar menos juros para pegar dinheiro emprestado”. E o mercado, que é composto pelos bancos e pelos investidores, vai buscar outras alternativas para ganhar dinheiro, para ter seu dinheiro remunerado.

Assim, os juros dos outros empréstimos, para financiar casas, carros, empresas e empréstimos pessoais, também caem e a economia volta a crescer.

 

Como essa taxa Selic é definida?

A taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Políticas Monetárias, que é um órgão atrelado ao Banco Central que tem como objetivo controlar a inflação.

Como acompanhar a taxa Selic?

Para verificar mais informações sobre a taxa Selic atual, é só acessar o site do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/selicdadosdiarios

 

Bruno Agrélio

Diretor-presidente do iCEV, economista,  Doutor em Métodos de Apoio à Decisão (PUC-Rio) e PhD.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09