fbpx

07 fev
Explicando Machine Learning de forma simplificada

Você provavelmente já ouviu falar de Machine Learning e inteligência artificial , mas tem certeza de que sabe o que são? Se você está lutando para entendê-las, não está sozinho. Há muita agitação que torna difícil dizer o que é ciência e o que é ficção científica. Começando com os próprios nomes…

Graças às novas tecnologias computacionais, o machine learning de hoje não é como o machine learning do passado. Ele nasceu do reconhecimento de padrões e da teoria de que computadores podem aprender sem serem programados para realizar tarefas específicas; pesquisadores interessados em inteligência artificial queriam saber se as máquinas poderiam aprender com dados.

O aspecto iterativo do Machine Learning é importante porque, quando os modelos são expostos a novos dados, eles são capazes de se adaptar independentemente. Eles aprendem com computações anteriores para produzir decisões e resultados confiáveis, passíveis de repetição. Isso não é uma ciência nova – mas uma ciência que está ganhando um novo impulso.

O aprendizado de máquina é um rotulador de coisas, essencialmente

Ao contrário da crença popular, o Machine Learning não é uma caixa mágica de mágica, nem é o motivo de US $ 30 bilhões em financiamento de VC. Na sua essência, o aprendizado de máquina é apenas um rotulador de coisas , pegando sua descrição de algo e dizendo qual rótulo ele deve receber.

O que parece muito menos interessante do que você lê no Hacker News. Mas você ficaria empolgado o suficiente para ler sobre esse tópico se o chamamos de rotulagem de coisas em primeiro lugar? Provavelmente não, o que mostra que um pouco de marketing e deslumbramento podem ser úteis para obter dessa tecnologia a atenção que ela merece (embora não seja pelas razões que você imagina).

É fenomenalmente útil, mas não tão ficção científica quanto parece

E a inteligência artificial (IA)? Enquanto os acadêmicos discutem sobre as nuances do que a IA é ou não , a indústria está usando o termo para se referir a um tipo específico de Machine Learning. De fato, na maioria das vezes as pessoas as usam de forma intercambiável, e eu posso viver com isso. Então, a IA também é sobre rotulagem de coisas.

 Você estava esperando robôs ? Algo de ficção científica com uma mente própria, algo humanóide? Bem, a IA de hoje não é isso. Mas somos uma espécie que vê traços humanos em tudo. Vemos rostos em torradas, corpos em nuvens, e se eu costurar dois botões em uma meia, posso acabar falando com ela. Esse fantoche de meia não é uma pessoa, e nem a IA – é importante ter isso em mente. Isso é uma decepção? Queixo para cima! A coisa real é muito mais útil.

Deixe-me mostrar por que você deveria estar animado. O que você vê na foto?

Que tipo de animal é esse? Calma, né? Agora me diga o que seu cérebro fez com esses pixels para obter essa resposta.

Você acabou de captar alguns dados bastante complexos através de seus sentidos e, como se por mágica, você o rotulou de ‘gato’. Isso foi tão fácil para você! Que tal se quiséssemos que um computador fizesse a mesma tarefa, classificasse (rotulasse) as fotos como gato / não gato?

O Machine Learning é um novo paradigma de programação, uma nova maneira de comunicar seus desejos a um computador

Na abordagem tradicional de programação, um programador pensaria muito sobre os pixels e os rótulos, se comunicaria com o universo, inspiraria os canais e, finalmente, criaria um modelo. Um modelo é apenas uma palavra chique para receita ou um conjunto de instruções que seu computador precisa seguir para transformar pixels em etiquetas.

Um modelo é uma receita que um computador usa para transformar dados em etiquetas. São apenas alguns códigos que a máquina usa para converter entradas em saídas e podem ser artesanais por um programador ou aprendidos com os dados por um algoritmo.

Mas pense sobre quais seriam essas instruções. O que você está realmente fazendo com esses pixels? Você pode expressar isso? Seu cérebro teve o benefício de eras da evolução e agora simplesmente funciona, você nem sabe como funciona. Essa receita é bem difícil de encontrar.

Explique com exemplos, não instruções

Não seria melhor se você pudesse simplesmente dizer ao computador: “Aqui, veja vários exemplos de gatos, veja vários exemplos de não-gatos e descubra você mesmo”? Essa é a essência do Machine Learning. É um paradigma de programação completamente diferente.

Agora, em vez de fornecer instruções explícitas, você programa com exemplos e o algoritmo de Machine Learning encontra padrões nos seus dados e os transforma nessas instruções que você não poderia escrever por conta própria. Não há mais artesanato de receitas!

AI permite automatizar o indescritível 

Por que isso é emocionante? Trata-se de expressar nossos desejos aos computadores de uma maneira que não podíamos antes. Adoramos fazer com que os computadores façam coisas para nós. Mas como podemos dar instruções se as instruções são realmente difíceis de pensar? Se eles são inefáveis?

IA e Machine Learning são sobre como automatizar o indescritível. Eles se explicam usando exemplos em vez de instruções. Isso desbloqueia uma enorme classe de tarefas com as quais não conseguimos obter computadores para nos ajudar no passado, porque não conseguimos expressar as instruções. Agora todas essas tarefas se tornam possíveis – o Machine Learning representa um salto fundamental no progresso humano. É o futuro e o futuro está aqui!

Evolução do machine learning

Graças às novas tecnologias computacionais, o machine learning de hoje não é como o machine learning do passado. Ele nasceu do reconhecimento de padrões e da teoria de que computadores podem aprender sem serem programados para realizar tarefas específicas; pesquisadores interessados em inteligência artificial queriam saber se as máquinas poderiam aprender com dados.

O aspecto iterativo do Machine Learning é importante porque, quando os modelos são expostos a novos dados, eles são capazes de se adaptar independentemente. Eles aprendem com computações anteriores para produzir decisões e resultados confiáveis, passíveis de repetição. Isso não é uma ciência nova – mas uma ciência que está ganhando um novo impulso.

Embora diversos algoritmos de machine learning existam há muito tempo, a capacidade de aplicar cálculos matemáticos complexos ao big data automaticamente – de novo e de novo, mais rápido e mais rápido – é um desenvolvimento recente. Eis alguns exemplos bem conhecidos de aplicações de machine learning, dos quais você já deve ter ouvido falar:

  • Os carros autônomos super esperados do Google? A essência do machine learning;
  • Ofertas recomendadas como as da Amazon e da Netflix? Aplicações de machine learning para o dia-a-dia;
  • Saber o que seus clientes estão falando de você no Twitter? Machine learning combinado com criação de regras linguísticas;
  • Detecção de fraudes? Um dos usos mais óbvios e importantes de machine learning no mundo de hoje.

Qual a importância do machine learning?

O interesse renovado no Machine Learning se deve aos mesmos fatores que tornaram a mineração de dados e a análise Bayesiana mais populares do que nunca: coisas como os crescentes volume e variedade de dados disponíveis, o processamento computacional mais barato e poderoso, o armazenamento de dados acessível etc.

Tudo isso significa que é possível produzir, rápida e automaticamente, modelos capazes de analisar dados maiores e mais complexos, e entregar resultados mais rápidos e precisos – mesmo em grande escala. E ao construir modelos precisos, uma organização tem mais chances de identificar oportunidades lucrativas – ou de evitar riscos desconhecidos.

O que é preciso para criar bons sistemas de machine learning?

  • Capacidade de data preparation;
  • Algoritmos – básicos e avançados;
  • Processos automatizados e iterativos;
  • Escalabilidade;
  • Modelagem conjunta.

 

Fonte: Wired e Blog SAS

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09