fbpx

15 jul
Você está preparado para as transformações do mercado de tecnologia?

Segundo a revista Exame, o Brasil pode perder R$ 115 bilhões por falta de profissionais qualificados

Nos primeiros anos de faculdade, o estudante de TI – Tecnologia da Informação -sempre imagina que a essência para ser referência em sua área é tornar-se um bom programador, conhecer a arquitetura de um sistema operacional, entender o funcionamento dos protocolos de rede e compreender os aspectos de segurança dos ambientes e sistemas.

Mas não é bem assim, esses saberes são apenas prerrogativas básicas diante de tantas mudanças de paradigmas, relacionadas aos modelos tradicionais de sistemas, e surgimento de novas tecnologias.

 

Tendências de tecnologia

Segundo levantamento feio pela Gartner, as tendências de tecnologia estão focadas principalmente em:

– Objetos Autônomos: como automatizar rotinas com robôs;

– Blockchain: é uma tecnologia crescente que está atrelada às criptomoedas, ela pode reformular sistemas de identificação, bem como os sistemas bancários;

Espaços Inteligentes: são ambientes capazes de tomar decisões diante de outros aspectos ou ações;

Desenvolvimento Orientado por Inteligência Artificial (IA): em que a IA passa a ser uma co-programadora no processo de desenvolvimento.

 

Todas estas tendências devem ser bem observadas pelos profissionais de TI, principalmente por ser um mercado tão emergente. Tornar-se um especialista em uma área específica pode ser o diferencial tão procurado pelo mercado de trabalho. Por isso os profissionais dessa área devem estar em constantemente processo de aprendizagem, para que possam conhecer e absorver conhecimentos sobre novas tecnologias, que estão constante surgimento.

Profissionais de TI são extremamente requisitados e disputados, isso é notório, e mesmo assim estão em falta no mercado. A revista Exame publicou, em 2018, um artigo identificando que até 2020 o Brasil pode perder R$ 115 bilhões por falta desses profissionais.

 Mesmo com a escassez, o mercado é exigente e seleto. O básico não é mais o suficiente, o profissional de TI deve estar imerso em diversas tendências tecnológicas, bem como saber as boas práticas, e entender que o desenvolvimento em arquitetura monolítica passou a ser uma velha arquitetura, a bola da vez são os Microsserviços.

Nova arquitetura de desenvolvimento

Os projetos em Microsserviços aumentam ainda mais a exigência de novos conhecimentos para a sua disponibilização, como:

Computação em Nuvem: agregando escalabilidade e alta disponibilidade no ambiente;

– Container Docker: que disponibiliza pequenos sistemas operacionais isolados para execução de Microsserviços;

– Kubernetes: um orquestrador de container capaz de gerenciar um cluster agregando resiliência e a saúde do ambiente;

– DevOps: metodologia de desenvolvimento que visa automatizar rotinas e disponibilizar softwares de qualidade e mais rápido.

Uma reflexão que nos chama a atenção é a evolução constante das tecnologias, mudanças de paradigmas que foram capazes de transformar e modificar completamente modelos de negócios como Locação de Filmes para o Netflix, serviço de Táxi para o Uber e serviços de Hotelaria para o Airbnb. Devemos estar constantemente em processo de aprendizagem para que possamos absorver a evolução de tecnologias emergentes e mudanças de paradigmas para a sua aplicação, é isso que irá nos tornar um profissional diferenciado.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Você está preparado para as transformações do mercado de tecnologia?"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
ANNA SUELLEN DA SILVA NUNES

Uma profissão muito importante porque tudo agora é tecnologia. Pena que esses profissionais da Ti estão em falta, pois a tecnologia vem crescendo bastante e com ela se torna as coisas práticas e eficaz pra sociedade.

trackback

[…] Artigo Publicado Originalmente no Blog de Tecnologia do iCEV […]

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09