fbpx

12 out
Como o Data Mining pode ajudar no seu negócio?

Se a sua empresa gera um grande volume de dados e quer usá-los a favor do seu negócio, é bem importante saber o que é Data Mining.

Em tradução literal, Data Mining significa mineração de dados. Consiste em usar a tecnologia para realizar a análise de grandes quantidades de dados, a fim de identificar padrões consistentes e extrair insights para aprimoramento dos processos.

O Data Mining pode ser utilizado em diferentes segmentos e vertentes dentro de um mesmo negócio, por exemplo, vendas, marketing, finanças etc.

Ao fazer a mineração de dados e transformá-los em informações, é possível tomar decisões mais assertivas e ter insights que podem ajudar no crescimento da empresa.

O que é Data Mining?

Data Mining, em português, mineração de dados, é um processo pelo qual se realiza a análise de grandes quantidades de dados. 

O Data Mining permite filtrar do Big Data informações que realmente serão úteis para o propósito que pretende alcançar.

Em outras palavras, a mineração de dados identifica padrões, que literalmente são “minerados do mar de dados” gerados por uma empresa.

As informações extraídas do Data Mining são importantes aliadas para tomada de decisões em um negócio. Com essa base, é possível identificar problemas e também diversas oportunidades de negócios e de crescimento.

Para que serve o Data Mining?

Mas saber o que é Data Mining consiste também em entender para que esse processo serve.

O Data Mining serve para transformar dados brutos em informações de valor para uma empresa. 

A sua alta capacidade analítica, que é determinada por algoritmos de Inteligência Artificial e de Machine Learning, faz conexões e correlações entre os dados, identifica padrões e anomalias.

Uma vez que os dados são transformados em informações, essas podem servir como base para o planejamento estratégico do seu negócio.

O Data Mining serve, por exemplo, para identificar padrões de comportamento dos consumidores.

Com essa resposta nas mãos, a sua empresa pode criar uma série de ações para aprimorar o relacionamento com os clientes, tais como, otimizar o atendimento, melhorar as campanhas de marketing, entre outras.

Quais as etapas do Data Mining?

A explicação do que é Data Mining só fica completa quando se entende as etapas que compõem esse processo, que são:

  1. Definição do objetivo
  2. Seleção dos dados
  3. Limpeza dos dados
  4. Aplicação das técnicas de mineração
  5. Avaliação dos resultados obtidos
  6. Utilização das informações

1. Definição do objetivo

A primeira etapa do Data Mining consiste em definir qual o objetivo do processo. Ou seja, é alinhar essa busca por informações aos objetivos estratégicos da empresa.

Para encontrar uma boa definição você pode, por exemplo, se basear em metas e indicadores que precisam ser melhorados.

2. Seleção dos dados

Com base no que foi determinado da etapa anterior, agora é preciso definir de onde os dados serão extraídos, ou seja, de qual fonte eles serão retirados.

É possível, por exemplo, fazer uma análise do CRM utilizado na sua empresa e extrair os dados gerados para usar como base nas suas tomadas de decisão.

3. Limpeza dos dados

Uma vez definida a origem, que deve estar alinhada com o objetivo, chega o momento de fazer a limpeza dos dados.

De uma maneira simples, consiste em selecionar apenas os dados condizentes com o propósito em questão, eliminando aqueles que não têm potencial para trazer os resultados pretendidos.

Lembre-se que isso tudo será feito com a ajuda da tecnologia. Considerando que o Data Mining visa analisar grandes quantidades de dados, isso não é possível de ser feito de outra forma, ou seja, apenas por interação humana.

4. Aplicação das técnicas de mineração

Esta fase consiste na aplicação de técnicas de mineração, que são metodologias baseadas em algoritmos que vão fazer a identificação de padrões, correlações e outras análises dos dados.

As técnicas de mineração são variadas. Entre as que podem ser aplicadas estão a regra de associação, redes neurais artificiais, árvores de decisão etc.

5. Avaliação dos resultados obtidos

Agora os dados foram transformados em informações. Com isso, é chegado o momento de fazer uma boa avaliação do que foi extraído.

Analisando as informações geradas pela mineração de dados é possível, por exemplo, traçar planos estratégicos para aumentar o nível de satisfação dos clientes e, com isso, contribuir para o crescimento da empresa.

6. Utilização das informações

Feita a avaliação do que foi extraído no processo de Data Mining, a última etapa consiste em usar os insights gerados, transformá-los em ações e, dessa forma, solucionar problemas e/ou aprimorar processos.

Sobre isso, é importante sempre manter o foco no objetivo principal que foi definido na primeira etapa, pois a mineração de dados realizada foi baseada nessa definição.

Quais técnicas podem ser utilizadas no Data Mining?

Na quarta etapa deste artigo sobre o que é Data Mining, mencionamos a aplicação de técnicas de mineração.

A fim de deixar esse conceito mais claro, vamos explanar um pouco algumas das técnicas que costumam ser mais utilizadas:

  • Regra de associação: faz a associação entre dois ou mais itens e contribui para encontrar padrões e tendências;
  • Redes neurais artificiais: técnica usada para identificar as relações entre os dados;
  • Árvores de decisão: gera inúmeras possibilidades de escolha para uma mesma questão a ser resolvida.

Como o Data Mining pode ajudar uma empresa?

Agora que você sabe o que é Data Mining e as etapas que compõem esse processo, é bem importante conhecer em quais pontos a mineração de dados pode ajudar a sua empresa.

O Data Mining pode ser visto como um importante diferencial competitivo. Entre as diversas possibilidades, esse processo ajuda a:

  • melhorar os serviços prestados tendo como base o comportamento dos clientes;
  • ter bases mais concretas para tomada de decisões;
  • tirar proveito maior dos dados que são gerados pela sua empresa;
  • identificar novas oportunidades de negócios;
  • fazer previsões de mercado.

Em quais áreas a mineração de dados pode ser utilizada? Exemplos de Data Mining

O Data Mining pode ser utilizado em diferentes segmentos, ou departamentos dentro de uma mesma empresa.

Quanto aos ramos de atuação, pode ser utilizado, por exemplo, na área de segurança pública, saúde, pesquisas científicas, telecomunicações, finanças, agricultura etc.

Na sua empresa, você pode utilizar a mineração de dados para melhorar os processos de vendas, marketing, captação de clientes, telemarketing, atendimento ao cliente etc.

 

Blog da Zendesk

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09