fbpx

30 jul
As principais características de um líder atual de sucesso

Você consegue listar quais são as principais características de um líder atual? Saber definir com clareza algumas dessas características é fundamental para quem trata com o mercado de trabalho, afinal, o próprio mercado está em constante mudança e desenvolvimento.

Toda essa evolução faz com que as características de um líder atual sejam diferentes daquelas vistas em lideranças do passado. Hoje, líderes efetivos têm múltiplas habilidades, e vão além de apenas conduzir equipes a fim de alcançar metas e objetivos.

Como definir um líder?

Em qualquer época, um líder é visto como alguém que guia uma ou mais pessoas para o cumprimento de algo estipulado. Hoje, porém, entendemos que essa jornada não compreende apenas o alcance de resultados, mas também a evolução, de alguma maneira, de todos que participam do processo.

Líderes são pessoas com um elevado poder de inspirar quem está ao seu redor, de influenciá-los e guiá-los em uma empreitada, que pode ter motivações pessoais ou profissionais.

Diante disso, muitos podem pensar que não possuem as principais características de um bom líder. Porém, a questão: qualquer habilidade pode ser desenvolvida. Bons líderes estão sempre lapidando seus conhecimentos, com o tempo, derrotas (e consequentes aprendizados) e a persistência para tentar novamente.

A importância de um líder para as empresas

Embora as tecnologias, a pressão (interna e externa) e a alta competitividade mercadológica tenham transformado o mercado, o papel do líder ainda é de extrema importância em qualquer negócio. Porém, assim como os modelos de negócio e de gestão, o modelo de liderança também mudou com o passar do tempo.

O maior exemplo é em relação à liderança autocrática, que não cabe mais na cultura organizacional de uma empresa focada em se desenvolver continuamente. Ordens, execuções e limitações perspectivas não têm mais espaço em meio a um panorama impulsionado pela revolução tecnológica e social.

As características de um líder atual devem dar espaço para uma liderança construída em conjunto com os colaboradores, que são mais participativos e buscam inspirações em uma figura que sirva de exemplo para eles.

Se o líder de hoje não tiver esse conjunto de habilidades e competências, ele acaba desmotivando seus colaboradores, o que contribui para o aumento do turnover da empresa. Motivação e eficiência são qualidades inerentes a esse papel de um líder atual.

Em um contexto geral, para as empresas um bom líder engloba diversos aspectos, tais como:

  • Compartilhar poder e conhecimento para que todos tenham autonomia e responsabilidades;
  • Ter flexibilidade ao lidar com regras e normas;
  • Contribuir com feedbacks e orientações aos colaboradores;
  • Relacionar-se com todos de sua equipe;
  • Delegar, mas também de maneira participativa no processo produtivo.

Esse perfil que prioriza o desenvolvimento da equipe, a satisfação de cada um de seus colaboradores (e o desenvolvimento de seus talentos) e a atenção à melhoria gradual do fluxo de trabalho — que se reflete em uma experiência memorável para os clientes —é o que faz da liderança essencial dentro de uma empresa.

Principais características de um líder atual

O mercado, assim como o mundo todo, está passando por transformações e processos de remodelagem de conceitos e práticas. A tecnologia tem promovido a automatização de todos os setores, com softwares que auxiliam na gestão e nos processos organizacionais e facilitam as tarefas do universo empresarial, assim como a adoção de novos modelos de trabalho, como o home office.

Tudo isso faz com que um líder atual precise estar antenado às inovações e às novas tecnologias, além de estar integrado aos processos de gestão organizacional.

Também é preciso que um bom líder conduza sua equipe a obter bons resultados, e incentive o crescimento prezando sempre por um grupo harmônico. A valorização do capital humano é fundamental e um líder atual deve ter essa visão.

Há, ainda outros fatores indispensáveis para uma liderança de sucesso. Entre as principais características de um líder atual, destacamos:

1. Boa comunicação

Um bom líder atual precisa ter boas habilidades de comunicação, afinal, é através da comunicação garante o entendimento correto por todas as partes, além de evitar equívocos e conflitos.

Ser capaz de se expressar abertamente e criar empatia com outras pessoas é o fundamento de uma liderança eficaz. E, para conseguir isso, o segredo é simples: ouvir. A única maneira de fazer as pessoas seguirem você é fazendo com que elas se sintam ouvidas.

Algumas dicas ajudam para a garantir a boa comunicação:

  • Prefira sempre conversas feitas pessoalmente;
  • Mantenha contato visual com quem está falando;
  • Mostre interesse sincero no que o outro diz.

Para muitos especialistas, a comunicação é a principal qualidade de ser um grande líder. Portanto, invista nisso!

2. Integridade

Sem integridade é praticamente impossível conquistar a confiança de uma equipe. Você não pode esperar que seus colaboradores sejam honestos quando não é isso o que você passa para eles – ou para os negócios das empresa.

Um líder é honesto quando pratica o que prega, vive de acordo com seus valores centrais, lidera pelo exemplo e segue adiante. A integridade é a pedra angular de todas as outras qualidades de liderança. Sem ela, é difícil sustentar qualquer discurso.

3. Valorização do capital humano

Como já citamos, uma das principais características de um líder atual é a valorização do capital humano. Isso significa valorizar seus colaboradores, e também incentivá-los ao desenvolvimento e ao crescimento, sem o medo de ser substituído.

Um bom líder entende que o seu sucesso está diretamente atrelado à evolução de sua equipe. Por isso, é preciso incentivar essa evolução, assim como oferecer meios para que ela aconteça.

Neste sentido, é importante que o líder esteja sempre atualizado e incentive todos os seus comandados a estarem também.

4. Flexibilidade

Cada indivíduo tem um perfil e se dá bem trabalhando com pessoas de determinada personalidade, mas um líder precisa ter a flexibilidade de saber trabalhar com pessoas extremamente variadas, muitas vezes dentro de um mesmo time.

Sendo assim, todo líder atual deve saber com a diversidade nas empresas, que se expressam de maneira diferente e trabalham de maneira diferente.

5. Confiança

Para ser um líder eficaz, é preciso arregaçar as mangas e assumir o comando. E isso só é possível quando há confiança suficiente para liderar, sabendo que seus planos e visão não são apenas viáveis para a equipe, mas são efetivamente o melhor.

Sem confiança em si mesmo, é impossível manter um papel de liderança. Quanto mais você acreditar em si mesmo, mais poderá gerenciar qualquer situação estressante, além de passar confiança também aos seus colaboradores.

6. Propósito claro de atuação

Hoje os melhores líderes têm um propósito claro de atuação, ele norteia suas ações e dá sentido ao que é feito, inspirando todo o time na busca por resultados exponenciais.

É preciso deixar claro por que se faz o que é feito, refletir os motivos que o levam a agir e com isso engajar as outras pessoas.

7. Ousadia

O mercado atual é muito competitivo e demanda cada vez mais dos profissionais. Assim, mais uma característica de um líder atual é a ousadia, quase como uma busca por novos patamares.

É importante que essa ousadia não seja apenas na busca por bons resultados, afinal, erros sempre podem acontecer e devem ser tratados como aprendizados. Pense sempre na ousadia como algo que deve trazer novos desafios, novas perspectivas e ideias.

8. Inteligência emocional

A inteligência emocional vai além de ser uma pessoa que consegue controlar suas próprias emoções. Dentro do mundo empresarial há vários situações estressantes e que são difíceis de lidar, como o desligamento de funcionários, crises internas, entre outros.

Em todas essas situações é necessário agir com muita astúcia, e ter a capacidade de sentir o ambiente e as pessoas. Por isso a inteligência emocional é uma das características mais valorizadas por muitas empresas.

9. Feedbacks

A importância dos feedbacks no ambiente de trabalho é inegável. Cabe ao líder saber mostrar os pontos de melhora sem causar nenhum tipo de mal-estar ou constrangimento.

Em contrapartida, também é preciso receber bem os feedbacks de seus colaboradores, pois um ponto de vista diferente pode trazer melhorias inestimáveis aos processos e consequentemente melhores resultados.

Embora os feedbacks estejam muito ligados à boa comunicação, muitas vezes este pode ser um problema pontual: ter uma comunicação, mas não saber dar ou receber bons feedbacks. Portanto, vale trabalhar esse ponto com atenção.

 10. Inteligência organizacional

A inteligência organizacional está ligada à forma que um líder leva a organização a fazer o que ele deseja. Basicamente ela consiste em competências que devem ser aprimoradas e colocadas em prática, como enviar mensagens que reforçam a estratégia, ter um plano de ação, entre outros.

É importante usar os pontos fortes da própria organização para alcançar seus objetivos, visando sempre obter o máximo de efeito com o mínimo de esforço de sua parte, ou seja, delegando atividades e sendo criterioso com a escolha de quem faz o quê.

Essas são algumas das principais características de um líder atual e, ao trabalhá-las e adequá-las às situações do dia a dia no trabalho, é possível alcançar resultados inspiradores e de êxito.

Publicado por Xerpay

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Tem uma pergunta?
Nós estamos aqui para ajudar. Envie-nos um e-mail ou ligue-nos para (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior