Quem ingressa em uma carreira, normalmente, tem alguém de destaque no setor para servir de referência e inspiração. Afinal, quem está iniciando sempre busca o exemplo dos maiores profissionais do setor para aprimorar as suas qualidades e encontrar um lugar ao sol.
E no direito isso não é diferente. Por isso, confira a seguir uma relação com alguns advogados que fizeram história no Brasil:
Rui Barbosa
Rui Barbosa é uma das personalidades mais importantes da história brasileira. No início do século 20, Rui Barbosa foi um renomado político, estadista, diplomata e dos maiores juristas do Direito nacional. Em sua carreira, ele atuou firmemente contra a escravidão, apoiou as reformas nas eleições e na educação, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, assumindo o lugar de presidente após Machado de Assis e se transformou em nome conhecido mundialmente em função de sua participação na Conferência da Paz de Haia, na Holanda, em 1907.
Pontes de Miranda
Pontes de Miranda é um dos principais nomes da advocacia brasileira até os dias de hoje. Afinal, contribuiu intensamente para a construção do Direito no país. Mais do que um advogado, ele também atuou como professor, diplomata brasileiro, jurista, matemático, sociólogo e filósofo.
Luís Gama
Negro, filho de africana e escravo durante a sua infância. Ao crescer, formou-se em Direito e se transformou em um dos abolicionistas mais ativos da história do Brasil. Gama ainda foi integrante da Academia Paulista de Letras, poeta, jornalista e sempre lutou para que outras pessoas não passassem pelo que o ele enfrentou quando ainda era uma criança.
Heráclito Fontoura Sobral Pinto
Heráclito Fontoura Sobral Pinto foi um dos juristas mais famosos do país e acumulou passagens em todos os acontecimentos importantes no decorrer do século 20. Durante as duas ditaduras brasileiras, o Estado Novo de Vargas e a Ditadura Militar, ele se posicionou a favor dos direitos humanos dos presos políticos. Ele também foi integrante importante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Márcio Thomaz Bastos
Falecido aos 79 anos no fim de 2014, Bastos foi um dos principais advogados do Brasil e atingiu até mesmo o cargo de Ministro da Justiça. Marcio Thomaz Bastos foi um advogado criminalista e durante a carreira chegou a representar: Edir Macedo, o médico Roger Abdelmassih e Carlinhos Cachoeira.
Clóvis Beviláqua
Atualmente, um acadêmico de Direito, em algum momento do seu curso, vai ouvir o nome de Clóvis Beviláqua. Isso acontece em função do grande destaque deste profissional no Direito brasileiro, ao deixar uma grande obra, não contendo somente assuntos jurídicos, como ainda colaborando sobre história, filosofia e literatura. Vale ressaltar ainda que Beviláqua foi o grande responsável pela atualização do Código Civil Brasil, que antes da sua revisão era bastante antiquado e ultrapassado.
Francisco Müssnich
O escritório de Francisco Müssnich foi selecionado pelo Comitê Organizador Local da Copa de 2014, o que acabou lhe deixando a frente de todos os assuntos jurídicos de um dos maiores eventos que o país já recebeu. Antes do Mundial de 2014, ele trabalhou para a Confederação Brasileira de Futebol. Ele é conhecido como um tipo de solucionador de problemas e por trabalhado em diversos negócios famosos do Brasil, como, por exemplo, a venda da Brasil Telecom em 2008.
Quais mais você acrescentaria à essa lista?
Fonte: Blog Jurídico Certo
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
5 Comentários em "7 advogados que fizeram história no Brasil"
Onde está Yves Gandra Martins,que não aparece nessa lista?
Advogado Valdir Troncoso Peres
O grande Luiz Gama não se formou em Direito, ele que para mim foi um grande advogado, mas era um rábula
Todos os sete nome acima relacionados são notáveis advogados e merecedores da referência, mas eu acresceria mais três nomes que deveriam integrar a listo dos dez melhores advogados que fizeram história no Brasil: Arnold Wald, Hamilton Dias de Souza, e Ives Granda Martins.
Roberto Giannetti da Fonseca
Economista
Obrigado pela contribuição 👏👏