Entender o que é a taxa Selic e como ela afeta a economia é fundamental para todo e qualquer investidor e cidadão. Isso porque este índice, tão falado no mercado financeiro, acaba influenciando o comportamento também de outros indicadores, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Quem entende muito sobre o assunto é o diretor-presidente do iCEV e economista, Bruno Agrelio Ribeiro, PhD. Ele explica o que é e pra que serve a taxa Selic:
O significado da sigla é simples: Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Trata-se de um sistema usado pelo governo, pelo Banco Central, para controlar emissão, compra e venda de títulos.
A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Por isso, ela é usada no mercado interbancário para financiamento de operações diárias, com lastro em títulos públicos federais.
Como é a taxa que remunera o dinheiro que o governo toma emprestado, ou seja, o dinheiro que que o governo vai pagar para quem emprestar esse dinheiro para o governo, acaba sendo a taxa que baliza todas as outras.
A Selic é que vai definir quanto que vai ser o financiamento dos imóveis, empréstimos para compra de carro, empréstimos pessoais. Então, é a taxa que vai definir todas as demais.
Em função disso, quando se quer reduzir a inflação, aumenta-se a taxa Selic, porque quando aumenta a taxa Selic, aumentam todas as outras taxas e o dinheiro desaparece, ou seja, o dinheiro disponível para os empréstimos desaparece, porque todas as outras taxas sobem.
Assim, fica mais caro financiar casa, carro e pegar empréstimos no banco. Isso desaquece a economia. Desaquecendo a economia, os preços não crescem e a inflação é contida.
Quando o governo quer aquecer a economia, fomentar as empresas, quando a taxa de inflação está baixa, ele baixa a taxa Selic, ou seja, ele fala: “Mercado, agora vou pagar menos juros para pegar dinheiro emprestado”. E o mercado, que é composto pelos bancos e pelos investidores, vai buscar outras alternativas para ganhar dinheiro, para ter seu dinheiro remunerado.
Assim, os juros dos outros empréstimos, para financiar casas, carros, empresas e empréstimos pessoais, também caem e a economia volta a crescer.
A taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Políticas Monetárias, que é um órgão atrelado ao Banco Central que tem como objetivo controlar a inflação.
Para verificar mais informações sobre a taxa Selic atual, é só acessar o site do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/selicdadosdiarios
Diretor-presidente do iCEV, economista, Doutor em Métodos de Apoio à Decisão (PUC-Rio) e PhD.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!