As empresas estão descobrindo a importância de uma tomada de decisão a partir da análise de dados
Em um mercado tão competitivo, trabalhar com achismos, intuição ou “porque seu coração está dizendo” é arriscado, além de ser uma estratégia imprecisa para o sucesso. Seus sentimentos podem ser apoiados por decisões mais racionais e existem formas de assegurar a tomada das melhores decisões, dentro de uma infinidade de possibilidades.
Essas informações acertadas vêm de um processo que envolve gestão e estratégia, chamado Business Intelligence (BI), uma forma inteligente de otimizar falhas e manter o negócio com as melhores estratégias de posicionamento de mercado.
O BI é um conjunto de processos, metodologias e tecnologias que transformam a grande quantidade de dados organizacionais em informações, que geram valor para empresa. A partir dessas informações que estavam “escondidas” nos dados é possível tomar decisões de forma inteligente.
É um processo que abrange todos os setores da empresa, desde o financeiro, operacional, comercial, marketing e comunicação. Ou seja, é um conjunto de técnicas e de ferramentas que oferecem suporte à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados do negócio.
Existem formas de assegurar a tomada das melhores decisões, dentro de uma infinidade de possibilidades
O objetivo é auxiliar a interpretação e análise de dados e informações, para identificar oportunidades ou riscos. Ou seja, ajuda a conhecer o negócio, melhora o processo de tomada de decisão, baseando-a em evidências, facilita o acesso e o compartilhamento de informações de suporte à gestão, ajuda a identificar perdas no sistema e reduz os riscos.
Ou seja, é uma forma de agrupar e explorar informações para descobrir vantagens para o negócio, já que por meio do Business Intelligence é possível entregar informações valiosas, no tempo certo e para a pessoa exata e, principalmente, obter informações valiosas sobre o comportamento dos clientes.
Os dados são gerados e coletados das mais diversas formas e a partir da análise destes é possível obter insights sobre um determinado problema e a partir disso gerar conhecimento que irá direcionar a tomada de decisão.
“ O Business inteligence realiza uma análise descritiva nos dados com objetivo de entender e diagnosticar padrões para explicar o que aconteceu e porque aconteceu e a partir daí é possível tomar decisões. Dessa forma, o BI responde perguntas do tipo “o que aconteceu para minhas vendas diminuírem? ou, “por que minhas vendas estão diminuindo?”, explica Fábbio Borges, coordenador da Escola de Tecnologia Aplicada do iCEV.
O Data Science é uma perspectiva de visão do futuro
A evolução da tecnologia a cada dia está garantindo novos equipamento e softwares de modo que, o processo de coleta de dados está cada vez mais automatizado, hoje em dia é possível armazenar grande quantidade de dados e dados de diferentes tipos, como por exemplo postagens em redes sociais, fotos e geolocalização.
Quanto mais dados tiver descrevendo um determinado evento, mais fiel será a análise. De forma complementar, não adianta possuir uma grande quantidade de dados se não tiver ferramentas para analisar esses dados de forma rápida e precisa. Os Analistas de BI usam ferramentas de BI para criar produtos de apoio à tomada de decisão e gestão.
Atrelado ao Business Intelligence está o Data Science, um processo que também realiza essa análise para entender o que aconteceu, porém vai além da análise descritiva dos dados. Assim, em Data Science existe uma perspectiva de visão do futuro, o desconhecido. A partir de algoritmos e ferramentas computacionais é possível realizar uma análise de dados Descritiva, Diagnostica, Preditiva e Prescritiva. Assim, é um processo mais complexos que engloba tanto o BI como outras abordagens, respondendo perguntas do tipo “o que acontecerá de agora em diante? ” e “o que pode ser feito para melhorar os resultados?”.
As empresas estão descobrindo a importância de uma tomada de decisão a partir da análise de dados. Assim, é de fundamental possuir uma equipe responsável por aplicar o processo de análise de dados.
Nesse contexto, a pós-graduação em Data Science e Business Intelligence do iCEV, pioneira e única do Piauí na área, apresenta um conteúdo atual que pode ser aplicado para desenvolver soluções baseadas na ciência de dados, aplicadas para a solução de problemas de gestão ou no desenvolvimento e pesquisa.
Fábbio Borges explana que “com o conteúdo abordado o aluno terá a capacidade de analisar grandes volumes de dados de forma a obter informações úteis, desenvolver soluções baseadas em Machine Learning, analisar o comportamento e conteúdos em redes sociais”.
O iCEV é pioneiro na pós-graduação em Data Science e Business Intelligence no Piauí! Você não precisa mais sair para outros estados em busca de uma capacitação em tecnologia a nível internacional. O curso tem um viés prático e voltado para tendências mundiais no que diz respeito a Big Data, todas as aulas são realizadas em laboratório. O iCEV está se tornando referência em formar profissionais experts em Data Science e Business Intelligence, o curso já está concluindo a 3º turma.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!