fbpx

22 mar
Observabilidade: A chave para construir redes e aplicações resilientes

É difícil pensar em serviços e atividades que não envolvam a Internet. Até mesmo aqueles que podem, em um primeiro momento, parecer desconectados, está ainda que minimamente dependente da ligação de um equipamento a uma rede de data centers ou servidores na nuvem.

Um cenário que torna a gestão desse tipo de infraestrutura ainda mais significativa, afinal poucos minutos de downtime podem representar a perda de milhões em vendas, abertura para cibercriminosos e até mesmo acidentes.

Em contrapartida, a crescente sofisticação dos sistemas e soluções utilizados no dia a dia das empresas exige que o TI amplie as tecnologias que apoiem a execução de operações sem interrupções, como Inteligência Artificial, Big Data e Analytics, algo que deve seguir um fluxo adequado de progressão, evitando que a visibilidade de toda a infraestrutura fique comprometida.

Impacto da observabilidade nos negócios

A observabilidade surge como uma resposta a essa necessidade de visibilidade e insights genuínos sobre o desempenho dos sistemas de tecnologia. Ao longo das últimas décadas, empresas e profissionais de TI mantinham sets específicos de soluções de monitoração dependendo da tecnologia implementada, hoje porém, com operações mais complexas, é preciso estabelecer a rápida absorção de informações para tomar decisões em tempo real.

Com isso, a observabilidade atua de maneira integrada aos objetivos de TI e também de negócios das empresas, garantindo resiliência para a aceleração da inovação.

Alguns pontos proporcionados:

Operações automatizadas

A adição de Observabilidade Full Stack Gerenciada (Managed FSO) otimiza  ou elimina a realização de tarefas manuais que consomem horas e horas de trabalho, aumentando a produtividade das equipes de TI e garantindo que erros não sejam cometidos.

Redução de riscos

Além das questões de segurança relacionadas à responsabilidade sobre os dados, uma abordagem de observabilidade também diminui a probabilidade de ataques cibernéticos que poderiam comprometer as operações da empresa e causar danos significativos aos sistemas em larga escala.

Melhorar experiência do usuário

Sistemas bancários, grandes redes de varejo e e-commerces são claros exemplos de empresas que podem sofrer graves perdas com falhas e bugs no sistema. Nesses casos, a observabilidade atua como uma barreira efetiva contra possíveis problemas com respostas rápidas sem causar complicações perceptíveis aos usuários.

Geração de insights estratégicos

De que maneira é possível aprimorar os negócios? A visão completa proporcionada pela observabilidade é fundamental nesse processo. As análises e diagnósticos oriundos do managed FSO oferecem insights valiosos, permitindo uma tomada de decisões estratégica e direcionada para que líderes possam gerar valor relevante para uma organização.

Em comparação com outras soluções de monitoramento, o Managed Full-Stack Observability (FSO) oferece visibilidade entre plataformas, flexibilidade para evolução, visão única e simplificada, otimização de aplicativos de missão crítica, gerenciamento estratégico e suporte especializado.

A adesão de plataformas de observabilidade é indispensável para empresas que buscam enfrentar os desafios da transformação digital com eficiência. Com uma estratégia bem implementada, as organizações podem automatizar operações, reduzir riscos, melhorar a experiência do cliente e obter insights estratégicos para impulsionar o crescimento.

A NEC, em parceria com a Cisco, oferece soluções completas de Managed FSO, garantindo visibilidade máxima e suporte especializado para operações ágeis e seguras. Para empresas que buscam se destacar no mercado digital, investir em observabilidade é o caminho certo para o sucesso.

Artigo original de: Eduardo Ribeiro. Publicado em: https://teletime.com.br/. Disponível: aqui.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09