fbpx

14 out
Artigo escrito por aluna de Administração vai representar o iCEV no 34ºENANGRAD

A estudante de Administração iCEV, Beatriz Sena vai representar a gente no ENANGRAD (Encontro Nacional dos Cursos de Administração)!  Ela escreveu um artigo sobre o poder da matemática e da Pesquisa Operacional na tomada de decisões, em parceria com o professor Pedro Alexandre.

O estudo de caso em uma distribuidora revela como o “Problema do Caminho Mais Curto” pode economizar tempo e dinheiro, otimizando as entregas. O artigo foi aprovado para apresentação na 34ª edição do Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, que será realizado no INSPER, em São Paulo – SP, nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2023.

 

Sobre o artigo:

O estudo analisa a aplicação de modelos matemáticos e métodos da Pesquisa Operacional para auxiliar na tomada de decisão de uma distribuidora.

A tomada de decisão é crucial para gestores de diferentes tipos de empresas e requer dados sólidos para mitigar riscos. Os métodos da Pesquisa Operacional são vistos como ferramentas essenciais devido à complexidade de considerar múltiplos critérios.

O foco do estudo está em uma distribuidora que busca otimizar a entrega de mercadorias de forma eficaz e econômica. Para isso, utiliza o Problema do Caminho Mais Curto, um método da Pesquisa Operacional, para encontrar a rota mais curta entre a distribuidora e o cliente. A metodologia é quantitativa e exploratória, envolvendo a coleta de dados da empresa.

O estudo destaca a importância da análise sistemática desses métodos para obter vantagem competitiva. Como resultado, é identificada uma rota de entrega minimizada. A implementação desses métodos foi realizada por meio da ferramenta Solver, integrada ao software MS Excel, tornando essa abordagem economicamente viável para empresas de todos os portes.

No geral, essa abordagem otimiza a roteirização das entregas, reduzindo distâncias, custos e tempo, o que pode ser valioso para empresas de pequeno e médio porte na tomada de decisões relacionadas à logística e distribuição.

 

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09