No dia 24/08, estudantes do curso de Engenharia de Software iCEV, conduzidos pela professora Lilian Gabriella, conheceram de perto os projetos e iniciativas da Associação de Amigos dos Autistas do Piauí – AMA/PI, além de participarem de discussões acerca de como soluções tecnológicas podem ser desenvolvidas para atender melhor às necessidades dessa comunidade e muito mais.
Segundo Dimmy Magalhães, Coordenador do Curso de Engenharia de Software iCEV, “esse projeto busca criar ferramentas que melhorem a qualidade de vida dessas pessoas, promovendo a inclusão social e a acessibilidade. Além disso, também visa proporcionar aos estudantes uma experiência prática significativa, por meio da qual eles possam aplicar seus conhecimentos em um contexto real e socialmente relevante, aprendendo a utilizar a tecnologia como um meio para gerar impacto positivo na sociedade”, pontua.
Iniciativas como essa reforçam o papel de protagonismo do iCEV no meio social, fomentando consequências positivas que são visíveis no presente e que também renderão frutos no futuro: “o contato inicial com a AMA, além de ser parte do projeto de extensão, promove reflexões importantes entre os alunos, levando-os a considerar as barreiras impostas pela sociedade que dificultam a integração das pessoas com autismo”, afirma a professora Lilian.
Diante disso, perguntas importantes vêm à tona. E, no iCEV, as respostas vão sempre ao encontro do que promove um nível cada vez maior de responsabilidade social: “acima de tudo, esse é um trabalho de conscientização que nos leva a questionar: estamos sendo portas que fecham ou pontes que conectam?”, questiona.
Dimmy tem uma resposta detalhada para a pergunta acima: “a tecnologia não deve ser vista como um fim em si. Fico muito feliz e realizado ao ver a tecnologia sendo usada para fazer a diferença em causas sociais como a que o curso de Engenharia de Software iCEV está fazendo na questão do autismo. A tecnologia tem o poder de transformar realidades, e, quando aplicada às causas sociais, seu impacto vai além de inovações e avanços técnicos: ela se torna um agente de inclusão, acessibilidade e dignidade”, garante. Ou seja, o iCEV tem sido uma ponte que conecta!
Os benefícios decorrentes dessa ação, claro, já são bem perceptíveis: “alguns alunos já estão bem engajados, buscando articular a obtenção de alguns itens que são necessários para a AMA melhorar as atividades realizadas pelos profissionais nos encontros com as pessoas com autismo”, finaliza Lilian.
Rua Dr. José Auto de Abreu, 2929 - Morada do Sol - 64055-260 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!