fbpx

Alunos do curso de Engenharia de Software iCEV visitam a Associação de Amigos dos Autistas do Piauí – AMA/PI

28 de agosto de 2024

No dia 24/08, estudantes do curso de Engenharia de Software iCEV, conduzidos pela professora Lilian Gabriella, conheceram de perto os projetos e iniciativas da Associação de Amigos dos Autistas do Piauí – AMA/PI, além de participarem de discussões acerca de como soluções tecnológicas podem ser desenvolvidas para atender melhor às necessidades dessa comunidade e muito mais.

Momento no qual houve uma importante troca de ideias entre todos os participantes.

Fique por dentro

Segundo Dimmy Magalhães, Coordenador do Curso de Engenharia de Software iCEV, “esse projeto busca criar ferramentas que melhorem a qualidade de vida dessas pessoas, promovendo a inclusão social e a acessibilidade. Além disso, também visa proporcionar aos estudantes uma experiência prática significativa, por meio da qual eles possam aplicar seus conhecimentos em um contexto real e socialmente relevante, aprendendo a utilizar a tecnologia como um meio para gerar impacto positivo na sociedade”, pontua.

Reflexões essenciais

Iniciativas como essa reforçam o papel de protagonismo do iCEV no meio social, fomentando consequências positivas que são visíveis no presente e que também renderão frutos no futuro: “o contato inicial com a AMA, além de ser parte do projeto de extensão, promove reflexões importantes entre os alunos, levando-os a considerar as barreiras impostas pela sociedade que dificultam a integração das pessoas com autismo”, afirma a professora Lilian.

Diante disso, perguntas importantes vêm à tona. E, no iCEV, as respostas vão sempre ao encontro do que promove um nível cada vez maior de responsabilidade social: “acima de tudo, esse é um trabalho de conscientização que nos leva a questionar: estamos sendo portas que fecham ou pontes que conectam?”, questiona.

Um registro bem especial de todos os representantes do iCEV que fizeram parte da visita à AMA/PI.

Caminho promissor

Dimmy tem uma resposta detalhada para a pergunta acima: “a tecnologia não deve ser vista como um fim em si. Fico muito feliz e realizado ao ver a tecnologia sendo usada para fazer a diferença em causas sociais como a que o curso de Engenharia de Software iCEV está fazendo na questão do autismo. A tecnologia tem o poder de transformar realidades, e, quando aplicada às causas sociais, seu impacto vai além de inovações e avanços técnicos: ela se torna um agente de inclusão, acessibilidade e dignidade”, garante. Ou seja, o iCEV tem sido uma ponte que conecta!

Os benefícios decorrentes dessa ação, claro, já são bem perceptíveis: “alguns alunos já estão bem engajados, buscando articular a obtenção de alguns itens que são necessários para a AMA melhorar as atividades realizadas pelos profissionais nos encontros com as pessoas com autismo”, finaliza Lilian.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09