fbpx

Só orgulho! Grupo de pesquisa do iCEV e UFPI é certificado pelo CNPq

Iniciação científica é uma ótima forma de ingressar na área acadêmica

2 de julho de 2019

Já andou pensando em quais rumos quer para sua carreira profissional? Bem, se a resposta for a área acadêmica, uma ótima forma de começar a enriquecer seu o currículo lattes desde cedo é por meio da iniciação científica. E olha que incrível, o grupo de pesquisa “Direito Civil XXI”, do iCEV – Instituto de Ensino Superior – e Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq).

Grupo de pesquisa tem até professor no Canadá, na Queen’s University

Liderado pelo coordenador do curso de Direito do iCEV e docente da UFPI, Gabriel Furtado, o grupo conta até com professor pesquisador no Canadá, da Queen’s University. Além do timaço de professores renomados de outros estados, como UERJ, PUC-RJ, UFFRJ e UFPR. Eles participarão das reuniões por meio de videoconferência. Que moral, não é?

O direito civil brasileiro atualmente possui duas grandes correntes, a do direito civil-constitucional e a do direito civil contemporâneo, o grupo visa a estudar ambas as metodologias e tentar propor um caminho intermediário, de conciliação.

Serão disponibilizadas 20 vagas para os alunos do iCEV, de todos os períodos. Fica de olho para fazer a inscrição assim que sair o edital! Os encontros começam a partir de agosto, e serão feitos quinzenalmente, aos sábados pela manhã.

 

De olho no mestrado e doutorado

 

Iniciação científica pode ser critério de seleção em Programas de mestrado e doutorado

A iniciação científica estimula o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, além de permitir que o aluno amplie seu networking e tenha contato mais próximo com professores, que poderão até ajudá-lo a dar o start no mestrado e doutorado.

“Para quem tem interesse em seguir carreira acadêmica, fazendo Mestrado, Doutorado e no futuro lecionando, é fundamental a prática da pesquisa desde a graduação. Em muitos casos, é inclusive critério para a seleção em processos de admissão em Programas de Mestrado e Doutorado, ou para desempate”, explica Gabriel Furtado.

Participar de iniciação também é uma ótima forma de já se preparar para o temido TCC, já que o estudante tem contato com conhecimentos mais aprofundados e aprende a desenvolver técnicas de pesquisa, e ainda se familiariza com as famosas regras da ABNT. Inclusive, dá até pra usar o mesmo tema, mas com outra abordagem, #ficaadica.

E aos que ainda não definiram os rumos da carreira profissional, os grupos de pesquisa são uma oportunidade de adquirir conhecimentos da melhor forma, explorando. Quem sabe até descobrir uma área específica de afinidade, ou até mesmo a oportunidade de gerar conteúdos relevantes na área de atuação. Qualquer oportunidade de enriquecimento do saber vale a experiência.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09