Na última semana, 3 a 5 de outubro, o Piauí recebeu a visita técnica do gestor da ApexBrasil, João Gabriel Solar, ao Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Piauí. Foram realizadas visitas e reuniões estratégicas para impulsionar o desenvolvimento da cultura exportadora do estado e região.
“Essa semana foi extremamente produtiva. Estamos trabalhando duro para fortalecer o ecossistema e a cultura exportadora piauiense”, disse João Solar, Gestor do PEIEX, ao expressar sua satisfação em estar presente nas reuniões e visitas.
Durante todas as atividades, estiveram presentes todos os membros do núcleo PEIEX-PI:
a coordenadora Rayana Agrélio, a monitora Marta Dias, os técnicos Gustavo Dias e Thiago Rodrigo, e o apoio técnico de Euzébio Pereira.
Na pauta desta reunião, realizada no dia 3, terça-feira, foram discutidos o andamento dos trabalhos do PEIEX, os resultados alcançados e os próximos passos do programa. A participação de representantes de diversas instituições, como Receita Federal, Correios, Investe Piauí, Piauí Fomento, Fiepi, cooperativas, Sebrae, CIEPI, Sistema OCB – SESCOOP/PI, Polvo Lab, ZPE e CNA Agro, demonstra o compromisso conjunto em fortalecer a exportação no Piauí e integrar o estado no mercado global.
A coordenadora do PEIEX-PI, Rayana Agrélio, compartilhou sua visão sobre as atividades da semana: “Estamos empenhados em inserir cada vez mais o Piauí no mercado global e fico muito feliz de contar com a ajuda e o esforço de todos aqui para que os planos de exportação do PEIEX possam sair do papel e as empresas realmente consigam alcançar mercados lá fora”.
Na manhã seguinte, na quarta-feira, dia 4, o PEIEX-PI deu continuidade à sua agenda de visitas técnicas, passando pelas empresas Jupi e Vitapan.
A Jupi Alimentos é uma indústria que se destaca pela qualidade de seus alimentos, adotando práticas rigorosas de higiene e tecnologia avançada em todas as etapas de produção, desde a seleção de grãos até a entrega de produtos saudáveis e saborosos.
Com seu principal produto, o flocão de milho, a Jupi pretende ganhar o mercado internacional. Por mês, são mais de 200 toneladas de flocão de milho distribuídos para todo o Brasil.
Já na Vitapan, a equipe PEIEX pôde ver de perto o grande potencial produtivo e exportador da empresa. São mais de 44 pontos de venda apenas em Teresina e região e mais cerca de 59 mil pães por dia produzidos nas indústrias, fora outros produtos como empadas, pães de queijo e biscoitos. A empresa quer conquistar o mercado internacional do Uruguai.
Essas visitas demonstram o alinhamento do programa com o setor empresarial local, buscando apoiar as empresas em sua jornada rumo à exportação e fortalecer o ecossistema de negócios da região.
Ainda no dia 4, foram promovidos encontros estratégicos com representantes do Sebrae e do Sescoop-PI. O foco dessas reuniões foi alinhar esforços para promover a cultura exportadora no Piauí, buscando desenvolver a economia local e expandir a presença dos produtos piauienses nos mercados nacional e global.
No Sebrae, quem recebeu a equipe do PEIEX foi o Diretor Técnico, Delano Rocha. Lá foram debatidos sobre o apoio às empresas para complementarem a trilha exportadora, certificações e elaboração de material promocional.
No mesmo dia, já em reunião com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP-PI, com Arimatéia Costa, Superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-PI, foi conversado sobre a indicação de empresas do agro com potencial exportador, apoio para divulgar o PEIEX e subsídio para as empresas participarem de feiras e eventos.
Já na quinta-feira, dia 5, foi dia da visita ao Piauí Fomento, com o presidente Feliphe Araújo, e visita à Investe Piauí, com a Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações Empresariais, Laura Aquino. Nas duas instituições, a equipe do PEIEX pediu apoio para subsidiar ações de participação em feiras das empresas atendidas pelo Peiex.
Essa semana intensa de interações e colaborações reflete o compromisso do PEIEX-PI em fortalecer a capacidade exportadora do estado e posicionar o Piauí de forma competitiva nos mercados internacionais. Com o apoio de parceiros estratégicos e a liderança do gestor João Solar, o programa está no caminho certo para alcançar esses objetivos e contribuir significativamente para o crescimento econômico da região.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!