O uso consciente das redes sociais exige cuidados redobrados. Muito além da discussão acerca de compartilhamentos de informações falsas, as “Fake News”, é necessário ter responsabilidade com o conteúdo postado, ainda mais quando se compartilha sem ler ou sem reflexão.
Antes de repostar qualquer informação ou posicionamento, é recomendável pesquisar mais sobre o assunto. Tenha responsabilidade sobre aquilo que propaga em suas redes.
Dar visibilidade a conteúdos discriminatórios ou a posicionamentos rasos sobre questões seríssimas pode trazer à tona dores que algumas pessoas tentam amenizar todos os dias. Reflita se o conteúdo que você quer dividir pode ter algum impacto negativo. Principalmente com conteúdos de cunho violento e sensível.
Abra espaço para a empatia.
Antes de compartilhar posts com mensagens que dizem o que você quer transmitir, comece a conferir quem está protagonizando esse conteúdo e se faz sentido passa-lo adiante. Se o assunto é racismo, você está dando voz a uma pessoa preta? Se o assunto é homofobia, você está dando voz a uma pessoa LGBTQ+? Se o assunto é acessibilidade, você está dando voz a uma pessoa com deficiência?
Se educar e propagar informações são ações necessárias, mas isso está longe de ser o suficiente. Afinal, o que você tem feito, na prática, para somar nas lutas pela igualdade racial, de gênero e sexualidades?
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!