fbpx

Fato ou fake? Saiba quais são as principais agências de fact-checking no Brasil

28 de Abril de 2020

Você já leu ou ouviu uma notícia muito estranha por aí e quis verificar a veracidade? Ou quer provar para aquele parente ou colega que a notícia é Fake News? Pois existem agências dedicadas ao fact-checking, ou seja, checar se os fatos são verdadeiros ou não.

Essas agências de fact-checking fazem isso a partir de um confrontamento de histórias com dados, pesquisas e registros, elas verificam falas correntes e informações em circulação na internet ou em redes sociais.

O serviço de fact-checking geralmente é mantido por grupos de jornalistas ou grandes meios de comunicação, com objetivo de aprimorar o discurso público e a democracia, tornando políticos e personalidades públicas mais responsáveis por suas declarações, além de combater a disseminação e esclarecer o público acerca de notícias falsas.

Fake News

A necessidade de serviços de veracidade de informações vem do aumento da disseminação das Fake News, mas o que são?
As fake news são informações e notícias falsas criadas para gerar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio.

Funciona assim: para disseminar informações falsas, é criada uma página na internet. Um robô criado pelos programadores desses grupos é o responsável por disseminar o link nas redes. Quanto mais o assunto é mencionado nas redes, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada dois segundos, o que é humanamente impossível.

Com tamanho volume de disseminação de conteúdos, pessoas reais ficam vulneráveis às fake news e acabam compartilhando essas informações. Dessa forma, está criada uma rede de mentiras com pessoas reais.

Fact-checking como combate às Fake News

A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade, e se não tiver tanta certeza, sempre verificar a veracidade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia.

No Brasil, as principais agências especializadas em fact-checking são:

Agência Lupa

 

 

 

 

Verifica a veracidade de frases que contenham dados históricos, estatísticos, comparações e informações relativas à legalidade ou constitucionalidade de um fato.

Aos Fatos

Acompanha declarações de políticos e autoridades de expressão nacional, para verificar se eles estão falando a verdade.

UOL Confere

É uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento dos fatos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tem uma pergunta?
Nós estamos aqui para ajudar. Envie-nos um e-mail ou ligue-nos para (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior