Professores antecipam tema da redação Enem para alunos em revisão

Manipulação de dados na internet foi abordada pelos professores da Escola de Tecnologia Aplicada

5 de novembro de 2018

Três palavrinhas, se bem correlacionadas, podem gerar uma redação nota mil aos estudantes que estão fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio em 2018: manipulação, internet e comportamento. Saiu na frente quem assistiu a revisão MEGACEV, que teve a participação dos professores da Escola de Tecnologia Aplicada do iCEV: no palco, eles anteciparam o tema, trazendo vídeos e dicas para embasar uma boa argumentação.

Bruno Agrélio, diretor-presidente do iCEV é doutor em Métodos de Apoio à Decisão e sempre pesquisou nas áreas de estatística e inteligência computacional. Ele levou dicas para os estudantes que se preparavam para o exame e apostou no tema com foco na influência da tecnologia nas decisões da sociedade.

“No iCEV estamos sempre de olho nas tendências sociais. Com o recente escândalo da Cambridge Analytica envolvendo o Facebook e as eleições norte americanas, este tema passou a ser muito debatido” disse Agrélio. “Apostamos que esse poderia ser um tema abordado no Enem, já que a prova busca abordar questões que estão em alta no momento”.

Para Agrélio, o tema cobrado no exame é extremamente pertinente para estudantes que vão ingressar no ensino superior. “Quando refletimos sobre a razão de estarmos tomando determinadas decisões, saímos da nossa zona de conforto”, argumenta. “Para o jovem adulto que vai entrar no ensino superior esse exercício é fundamental, o pensamento crítico exige isso: sair da zona de conforto em que vivemos e expor nossas ideias a pensamentos contrários”.

O tema da redação do Enem 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. A prova trazia quatro textos a respeito do assunto, entre artigos, trechos de reportagens e gráficos com dados do IBGE sobre o perfil dos usuários de internet no Brasil.

Tecnologias da Informação e da Comunicação

No palco da MEGACEV, os professores do iCEV e professores do CEV Vestibulares comentaram possíveis temas e apresentaram vídeos para os participantes. Um dos vídeos exibidos abordava exatamente sobre os riscos e consequências do vazamento de dados. Assista abaixo!

“O Enem valoriza muito as chamadas Tecnologias da Informação e da Comunicação e as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, as NTICs”, comenta Alex Romero, professor de Linguagens do CEV Vestibulares.  “Mostramos um vídeo que falava sobre isso e comentamos sobre a manipulação de dados – a fala do professor Agrélio foi feliz nesse sentido: sobre a falta de privacidade e a insegurança dos dados na internet”.

O uso das tecnologias está presente na ementa de disciplinas do curso Engenharia de Software do iCEV, que abrirá turmas em 2019. A grade foi pensada para discutir mudanças que afetam os campos sociais como pirataria de software, direitos autorais, inteligência artificial, informática médica e muitos outros temas transversais.

Conheça o curso de Engenharia de Software do iCEV

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Tem uma pergunta?
Nós estamos aqui para ajudar. Envie-nos um e-mail ou ligue-nos para (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior