(Foto: Denise Nascimento)
No cenário atual da economia globalizada, a busca por oportunidades de expansão dos negócios é uma constante para empresas de todos os portes. No Piauí, essa busca ganhou força com o Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), em parceria com o iCEV.
A equipe do Programa está em constante contato com as empresas atendidas, buscando os melhores resultados a longo prazo. Na última segunda-feira, 21, foi dia de visita técnica à Nutrivita, renomada empresa produtora de polpas de frutas que está há mais de 15 anos no mercado.
Martin Wener, proprietário da Nutrivita polpas (Foto: Denise Nascimento)
“A gente sonhou em melhorar nossa área física e ter novos mercados. Com essa oportunidade, através do PEIEX, queremos adequar toda a nossa empresa para a exportação. Estamos muito interessados em conquistar o mercado internacional”, declarou Martin Wener, proprietário da Nutrivita polpas.
A visita, realizada pela coordenadora Rayana Agrélio, o técnico Thiago Rodrigo e a monitora Marta Dias, explorou as instalações e percorreu de perto todo o processo de produção. A ênfase na organização, na qualidade e na higiene dos produtos impressionou os membros da equipe, evidenciando o compromisso da Nutrivita em atender aos padrões internacionais de excelência.
(Foto: Denise Nascimento)
“O iCEV e o Peiex estão juntos com a Nutrivita para que a gente possa desenvolvê-la ainda mais e levá-la para um próximo passo, que é a exportação”, disse a coordenadora do PEIEX/PI, Rayana Agrélio.
A produção impressiona: são cerca de 15 mil pacotes de polpa prontos para venda produzidos diariamente, ou seja, 75 mil polpas. A Nutrivita está em processo de qualificação com o PEIEX. A empresa já tem um mercado forte e consolidado no Piauí e no Maranhão e agora almeja iniciar sua jornada no mercado internacional.
Empresa produz 75 mil polpas diariamente (Foto: Denise Nascimento)
A empresa Nutrivita desenvolve o local em que está inserida, na zona rural de Teresina, localizada na comunidade Santa Rita. Todos os funcionários, cerca de 50, são moradores da localidade.
O PEIEX valoriza empresas que demonstram comprometimento no impacto social do Piauí.
Todos os funcionários da empresa são da comunidade local (Foto: Denise Nascimento)
PEIEX é um programa pensado para que as empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura.
O objetivo é alavancar a competitividade das empresas, disseminar a cultura exportadora, introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação e ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis às instituições de Governo e setor privado.
Equipe técnica PEIEX/PI (Foto: Denise Nascimento)
São duas formas de participação: por meio de seleção pública via edital, as empresas que têm interesse em participar do Programa podem se inscrever; ou os consultores especialistas podem entrar em contato com empresas com potencial de exportação para participar do programa de qualificação.
Além dos pré-requisitos técnicos divulgados no edital, as empresas interessadas precisam atender a dois pontos principais: brasilidade, ou seja, produto típico e característico do Brasil, e apelo no comércio exterior.
Serão 50 empresas atendidas nos dois anos de programa, sendo pelo menos 25 delas relacionadas ao mel e seus subprodutos.
(Foto: Denise Nascimento)
Uma das principais características do PEIEX é a realização de atendimentos individuais às
empresas, tendo como base a utilização de uma metodologia própria de qualificação para a
exportação.
Ao final da qualificação, o negócio receberá um plano de exportação para orientar a sua inserção internacional e o certificado de participação no programa.
Saiba mais e inscreva-se: https://www.somosicev.com/processos-seletivos/
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!