fbpx

O iCEV é para todos e todas e o NAI está aqui para ajudar nisso!

24 de Março de 2021

Estudar, trabalhar, deslocar-se para faculdade: a rotina universitária é exigente e cansativa. Agora, considere esse cotidiano entre os estudantes com algum tipo de deficiência ou necessidades especiais? O desafio é naturalmente maior.

Cadeira de rodas

Por isso, no iCEV nós temos o NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, para viabilizar condições para expressão plena do potencial do estudante durante o processo de ensino e aprendizagem, garantindo sua inclusão na universidade.

O que é o NAI?

O NAI tem a função de ser uma ponte entre o iCEV e os alunos, professores, tutores ou colaboradores, que tenham alguma necessidade especial, permanente ou transitória.

As ações diferem em relação a cada tipo de necessidade, para isso o NAI entende cada situação, ouve as necessidades, propõe soluções e juntamente com a Direção implementa as medidas.

“Uma das recentes conquistas do NAI foi aquisição de cadeira especial para alunos com Paralisia Cerebral e também implementamos metodologia própria de avaliação nos casos que necessitem”, disse Adriana Ferro, diretora acadêmica do iCEV e membro do NAI.

Elevadores para pessoas com mobilidade reduzida

O NAI atualmente é constituído por uma equipe multidisciplinar e que também trabalham nas áreas de maior necessidade paras os alunos.

O iCEV está preparado para receber pessoas com deficiência (PCD)

 

O iCEV conta com uma estrutura adaptada para receber as PCD – Pessoas com deficiência, rampas, barras, sinalização, banheiros adaptados, equipe técnica e docente preparada.

Banheiros adaptados

Dependendo da necessidade, os membros do NAI se reúnem com os pais, ouvem os anseios e necessidades de cada uma PCD e sua família, e buscam atender da melhor maneira possível as solicitações. Como por exemplo, intérprete de libras, material didático em tamanho maior.

“O NAI tem feito um trabalho de recepção, acompanhamento e principalmente de inclusão, que esses alunos estejam participando das atividades da instituição juntos com os demais. Temos muito amor, carinho e responsabilidade com nossos alunos”, conta Gorthon Moritz, coordenador do NAI.

Os desafios da acessibilidade

Sinalização para deficientes visuais

A lei de acessibilidade foi publicada em dezembro de 2000. Acessibilidade diz respeito a promover a condição e alcance para que portadores de deficiência física e pessoas com mobilidade reduzida consigam utilizar com segurança e autonomia espaços, móveis, edificações, transportes, informação e comunicação em serviços de uso público ou privados, de uso coletivo.

Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2019, mostrou que 6,2% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. São pessoas com problemas auditivos, visual, físicos, intelectuais, entre outros. O mesmo estudo apontou que cerca de 2,7 milhões de cidadãos são portadores de deficiência física. Desse total, 46,8% é considerado de intenso ou muito intenso de limitações.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Tem uma pergunta?
Nós estamos aqui para ajudar. Envie-nos um e-mail ou ligue-nos para (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior