fbpx

Nova etapa do Programa Startup Piauí: estudantes iCEV participam de imersão na aceleração básica do empreendedor disciplinado

26 de julho de 2024

No dia 24/07 aconteceu, no iCEV, a primeira parte de um incrível treinamento que, na verdade, foi uma imersão na aceleração básica do empreendedor disciplinado. O evento foi conduzido por Luciana Tsukada, Gestora da Aceleradora Startup Piauí, com orientação de Luciani Vieira, Professor do Curso de Engenharia de Software iCEV.

Grande importância  

Essa nova etapa do Programa Startup Piauí vivenciada no iCEV é fruto de uma soma de forças em prol de iniciativas empreendedoras recheadas de potencial: “esse treinamento somente foi possível pelo termo de cooperação técnica que existe entre as instituições e pelo engajamento dos nossos professores e alunos”, diz Rayana Agrélio, CEO do iCEV.

Para ela, experiências como essa são fundamentais para os nossos alunos construam  negócios sólidos e desfrutem de um networking que tem tudo para ser determinante: “a parceria é importante por dois ângulos: tanto na qualificação dos nossos alunos, para que as empresas fundadas aqui tenham sucesso, quanto no fato de aproximar os nossos alunos dos atores que compõem o cenário de inovação no Piauí”, acrescenta.

Embasamento sólido 

O programa de aceleração de negócios faz parte do Programa Startup Piauí e é realizado em parceria com o MIT REAP (Massachusetts Institute of Technology’s Regional Entrepreneurship Acceleration Program) e a Investe Piauí.

“O Programa Startup Piauí é um programa da Investe Piauí que transforma nossos inscritos, nossos alunos, em empreendedores. Eles fazem uma aceleração inicial dentro do Programa de Startups do Empreendedor Disciplinado”, afirma o professor Luciani.

Segundo ele, essa iniciativa vai, em breve, movimentar diversos nichos de mercado: “eles vão obedecer 24 passos e, a partir do 11º, eles já estão aptos a entrar de fato no mercado. Então, daqui, vão sair umas 28 startups”, continua.

Momento de enorme aprendizado 

Nesse primeiro momento, os estudantes fizeram uma série de descobertas impactantes que, certamente, irão turbinar o desenvolvimento dos seus futuros negócios: “a gente teve a imersão da primeira fase do programa de aceleração do MIT, onde trabalhamos passos, do 1º ao 11º. O principal desses passos foi que as equipes que aqui estiveram puderam entender, de fato, qual é o cliente delas, qual é o mercado que elas vão atuar e para qual segmento vão desenvolver todo o processo de vendas, as estratégias de comunicação em marketing”, garante Luciana.

A ideia é que haja definição dos mercados iniciais relacionados a cada um dos empreendimentos e que, a partir disso, se possa descobrir quem são os usuários finais. Assim, na imersão da semana que vem, será possível otimizar a utilização de todas essas informações e personas que foram obtidas nesse primeiro momento.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2024 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09
Botão Fechar
Verificado pela Leadster
Botão Fechar
Logo