fbpx

Ninguém segura essa galera do iCEV Debates!

8 de agosto de 2019

Representantes do iCEV Debates no Ceará Debates

As nossas alunas de Direito, Amanda Assunção, Lívia Maria, Ana Karoline e Sthefany Galvão são integrantes da Associação Acadêmica iCEV Debates e foram representar nossa instituição em dois campeonatos em Fortaleza. Elas participaram do torneio feminino Maria Curupaiti e do estadual Ceará Debates, com gente de todo o país, e claro que elas foram 1º lugar em uma das salas de debate.

O Ceará Debates foi um grande evento estadual que aconteceu nos dias 31 de julho a 4 de agosto em Fortaleza. Foram mais de 80 pessoas, de todo o Brasil, debatendo diversos temas, divulgados previamente pela organização ou surpresa.

Elas souberam aproveitar muito bem o campeonato, tanto é que a dupla formada pela Amanda e Lívia ficou em 1º lugar em uma das salas de debate, o tema era sobre criptomoedas. Não para por aí, a outra dupla formada pela Sthefany e Karolina ficou em 2º lugar numa sala com tema surpresa. E adivinha, em uma outra sala a Amanda ganhou o título de melhor discurso. A única coisa que podemos sentir é orgulho!

“O grande prêmio que realmente trouxemos desses campeonatos foi ver o quanto evoluímos. Existimos há apenas 6 meses, foi incrível receber o feedback de pessoas que estão no movimento há mais de 10 anos e viajaram internacionalmente para trazer esse modelo de debates para o Brasil. Fomos com o objetivo de aprender, ninguém esperava tantas conquistas logo no nosso primeiro campeonato”, conta a presidente do iCEV Debates.

Os professores do iCEV tiveram um papel muito importante em toda essa evolução, como diz Amanda, “temos professores que nos apoiam muito, eles ajudaram levantando temas para estudarmos, deram feebacks para trabalharmos e melhorarmos, esse apoio de toda a instituição foi imprescindível para chegar onde chegamos”.

Pioneiro do Piauí

As líderes do iCEV Debates voltaram mais empolgadas do que nunca e já começaram as articulações para trazer o torneio Armorial – Campeonato Nordestino de Debates – à Teresina. Além disso, pretendem criar o 1º Torneio Piauiense de Debates, tudo encabeçado e apoiado pela galera do iCEV.

Elas foram campeãs em algumas salas de debates

O intuito é disseminar e incentivar a criação de outras sociedades de debates em todo Piauí, sempre levando em consideração os preceitos de honestidade intelectual, sem “achismos”, e respeito entre as pessoas, que são pontos muito importantes não só para o advogado ou jurista, mas como para toda sociedade.

“Voltamos com a certeza que temos muito potencial e podemos bem mais! ”. E podem mesmo, além de todos esses projetos, elas aumentaram o network e pretendem chamar profissionais de fora pra conversar com a galera do Debates.

Temática: Criptomoedas

Um dos temas divulgados pela organização do Ceará Debates era sobre criptomoedas, e olha só, foi justamente assunto de uma das publicações do nosso site. “Um dos motivos por termos ganhado o debate foi porque o site do iCEV já tinha trazido esse tema, e por mais que a gente seja do direito, estar antenado sobre tecnologia e coisas que estão acontecendo, é fundamental. Ou seja, além de ser uma instituição que nos apoia, ainda nos embasa com conteúdos relevantes”, declarou Amanda, e assim nosso coração não aguenta!

Sociedade de Debates

A Sociedade de Debates do iCEV é a 1º do Piauí e única filiada ao Instituto Brasileiro de Debates

A Sociedade de Debates do iCEV é a 1º do Piauí e única reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Debates (IBD)! O projeto é desenvolvido por alunos e professores para estimular a discussão pública de temas sociais atuais e relevantes. A Sociedade incentiva à competição entre os alunos como forma de constante aprendizado, além de ensinar sobre oratória, retórica e argumento.
As reuniões acontecem todas as sextas-feiras e os líderes do iCEV debates estão planejando uma nova forma de seleção. A presidente conta que o iCEV debates teve muita procura nas férias, inclusive de alunos de outras instituições.

A intenção da Sociedade de Debates nesse momento justamente ensinar e treinar as pessoas que tenham interesse em aprender, a ideia é que cada veterano fique responsável por auxiliar cada novo membro, fortalecendo ainda mais os laços entre os integrantes.

Ser mulher no mundo de debates

Todas as representantes do iCEV Debates no evento são mulheres

Todas as representantes do iCEV Debates no Ceará Debates foram mulheres, isso é muito significativo. Amanda Assunção, diz que sabe das dificuldades da mulher se posicionar em diversos campos, mas quando se trata de um âmbito intelectual como o de debates, é bem mais delicado. Por isso, fizeram questão de participar também do campeonato Maria Curupaiti, torneio feminino dentro do evento Ceará Debates.

No iCEV Debates toda coordenação é toda feita de mulheres, a presidente diz que na Sociedade “sabemos que somos muito boas, assim como todas as outras pessoas e fazemos parte de um microcosmo em que estamos tentando tornar a sociedade melhor, então não vamos perpetuar certos tipos de discriminação sexista”.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Tem uma pergunta?
Nós estamos aqui para ajudar. Envie-nos um e-mail ou ligue-nos para (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior