(Foto: Denise Nascimento/iCEV)
Encerrando o primeiro ciclo do nosso Programa de Monitoria, realizamos ontem (25) a entrega dos certificados para os alunos monitores do iCEV, que fizeram bonito no primeiro semestre.
(Foto: Denise Nascimento/iCEV)
Ser um monitor, antes de tudo, é ser um facilitador do aprendizado em sala de aula. A experiência de monitor no currículo é de suma importância, pois os conhecimentos adquiridos em sala de aula despertam a vocação para o mundo docente, além de incentivar à criação, partilha de novas metodologias e práticas pedagógicas.
O programa de monitoria contribui para ampliação do conhecimento específico da área de formação, além de estimular no desenvolvimento da responsabilidade e comprometimento.
(Foto: Denise Nascimento/iCEV)
Adriana Ferro, Diretora Acadêmica e professora de Penal e Civil disse:
“Me perguntam sempre sobre como dar os primeiros passos para a docência e eu sempre digo: na monitoria. Na faculdade também fui monitora de Penal, e olha onde estou agora”.
O programa está aberto para todos os cursos. Na ocasião também foram divulgados os resultados para a seleção do semestre 2021.2.
Luana Ribeiro, do 8º período de Direito, foi monitora no semestre passado da matéria de Processo de Conhecimento, ministrado pelo Professor Nazareno:
(Foto: Denise Nascimento/iCEV)
“Sempre gostei de ajudar meus amigos com os assuntos que tinham dificuldade e acho a docência linda.
Não pensei duas vezes em me inscrever para o programa de monitoria, gosto de ser participativa na faculdade. Consegui revisar assuntos, ajudar alguns alunos com as dificuldades que tinham e só por isso já valeu a pena participar. Nesse semestre irei me dedicar ao meu TCC e aos estudos para OAB, mas indico para todos que querem perder o medo de falar, conhecer pessoas novas e aprender mais um pouco”.
Um dos grandes diferenciais da nossa metodologia é a presença dos tutores em sala de aula. Aqui, cada disciplina tem um tutor, e em todas as aulas! Eles são como um segundo professor e funcionam como mediadores e facilitadores do processo ensino-aprendizagem e são essenciais para a execução da metodologia iCEV. Eles têm um trabalho compartilhado e agem como um intermediador entre professores, coordenadores e alunos.
O monitor também desempenha a função de auxiliar os alunos. Então quais são as principais diferenças? A tutora máster, Bruna Moura, explica:
(Foto: Denise Nascimento/iCEV)
O tutor é estudante dos últimos períodos ou já graduado e presta auxílio ao professor e alunos, sendo o auxílio ao professor abarcado por atividades pedagógicas:
• acompanhamento de aulas
• auxílio na preparação de materiais e planejamentos
• atividades administrativas
• acompanhamento de diários e atualização de plataformas digitais
O auxílio do tutor aos alunos se dá:
• revisões gerais para toda a turma
• preparação de materiais amplos e de acompanhamento dentro da disciplina de tutoria
(Foto: Denise Nascimento/iCEV)
O monitor é aluno do próprio curso, de períodos mais avançados. Ele atua com um grupo específico de alunos de uma turma:
• com uma atividade pedagógica de preparação de materiais e apresentação de revisões mais específicas
• acompanhamento de uma quantidade certa quantidade de alunos de uma turma, podendo ser de uma ou mais disciplinas.
• não tem funções administrativas.
Existe estudante mais bem acompanhado que o do iCEV? Nosso foco é a excelência!
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!