fbpx

Como a inteligência emocional pode impulsionar sua carreira?

Em um mercado cada vez mais exigente, a qualificação técnica não é o bastante

31 de Maio de 2019

 

Que o mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais completos, não é nenhuma novidade. Em meio a tanta competência técnica, a inteligência emocional torna-se imprescindível como diferencial profissional e pessoal.

O iCEV – Instituto de Ensino Superior – cuida da carreira do aluno, indo muito além da formação técnica e acadêmica, dispondo de assistência psicológica para preparar profissionais capazes de identificarem-se enquanto sujeitos, não só em relação ao curso, mas também no posicionamento frente à vida.

 

Inteligência emocional para gerir a carreira

 “Estou aqui para ajudar o aluno ser o melhor que pode ser”, é o que diz a psicóloga Layse Policarpo, responsável por liberar o potencial cognitivo dos estudantes, explicando que o acompanhamento psicológico pode ter impacto direto no desempenho do aluno, tanto na faculdade como no mercado de trabalho e na vida pessoal.

Equilíbrio e planejamento são essenciais para construir uma carreira de sucesso

Layse Policarpo trabalha para que nesse processo de formação o aluno possa organizar-se em relação ao gerenciamento do tempo e sobre quais cursos complementares ele pode fazer ao longo da formação, para que ele vá planejando e construindo seu currículo desde o começo da faculdade.

“Ao fazer o acompanhamento nesse processo de evolução eu explico que o melhor para um indivíduo não necessariamente é igual ao melhor do outro, tudo é uma evolução que vem maneira que trata as pessoas, das ações do dia-a-dia, do desempenho acadêmico, dentre várias outras coisas”, diz a psicóloga.

 

Conhecendo suas capacidades

A orientação, feita a curto, médio e longo prazo, aumenta significativamente as chances de o aluno identificar capacidades e pontos a melhorar, demonstrando a importância da autoavaliação. Se existisse uma fórmula do sucesso, com certeza seria essa #ficadica.

“O equilíbrio emocional é fundamental na prova da OAB, por exemplo, mas também numa apresentação de seminário, entrevista de emprego. É uma preparação para situações que o aluno irá passar durante sua vida profissional, nós como iCEV pensamos na formação do sujeito como um todo”, esclarece Layse.

 

Mais importante que o diploma: habilidades

Grandes da tecnologia buscam profissionais para além da capacidade técnica

 

Na visão das maiores empresas de tecnologia do planeta, do nível de Google, Apple e IBM, só o curso superior não um diferencial tão grande na hora de contratar um profissional. A questão gira em torno da forma como as pessoas são capazes de usar seus talentos, e encontrar aquilo que é mais adequado para a vaga.

 

 “É importante trabalhar a habilidade para resolução de problemas, desenvolvendo a criatividade e relações interpessoais, traçando o perfil de que tipo de profissional ele quer ser, que tipo de imagem o aluno quer passar” conta a psicóloga.

 

Conheça a pessoa que vai te ajudar a ser sua melhor versão

Psicóloga Layse Policarpo

Ela é formada em psicologia há 10 anos e especializada em neuropsicologia e terapia cognitivo-comportamental. Sempre atuou no meio educacional com linhas de trabalho voltados para a confluência das emoções, pensamentos e comportamento para identificá-los e diferenciá-los de maneira saudável.

Layse está no grupo CEV há quatro anos e já atuou em todos os segmentos, desde a educação infantil ao ensino médio e pré-vestibular.  “Sempre construí essa visão de que mesmo pequenos eles já estão se preparando para os resultados da vida”, diz a psicóloga.

Os agendamentos dessa conversa com a psicóloga podem ser feitos no Núcleo de Assistência Psicológica ou na própria Secretaria, a Layse atende as segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 21h30. Essa assistência está à disposição de toda comunidade educacional do iCEV.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Tem uma pergunta?
Nós estamos aqui para ajudar. Envie-nos um e-mail ou ligue-nos para (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior