fbpx

20 dez
Vamos descomplicar! Como fixar com mais facilidade o conteúdo acadêmico?

Metacognição e recuperação espaçada: técnicas de aprendizagem apoiadas pela ciência que funcionam

Todo o seu conhecimento conceitual e memória autobiográfica é uma coleção de histórias. Eles estão todos conectados, como os muitos URLs que juntos formam a web mundial. Como a web, se uma “página” em seu conhecimento e memória “intranet” não tiver outras páginas vinculadas a ela, você não poderá mais recuperar esse órfão e deixará de ser conhecimento.

Seu conhecimento conceitual é parte de uma narrativa da sua voz interior. À medida que você encontra novas oportunidades de aprender, brinca com os novos conceitos e fatos e fala sobre eles usando a voz interior. Inconscientemente, você os vincula às coisas que você já conhece, às histórias que você já internalizou.

Quero ensiná-lo a manter deliberadamente esse diálogo interno consigo mesmo e fazê-lo de uma maneira que o torne um aprendiz poderoso ao vincular intencionalmente sua memória e conhecimento através da narrativa.

Essa habilidade, quando aplicada com consciência, é chamada metacognição, pensando sobre seu pensamento. E mais do que simplesmente pensar sobre pensamento, você deve exercitar o autocontrole e fazer escolhas em como você regula sua cognição e aprendizagem.

 

Uma Introdução à Aquisição e Manutenção de Conhecimento

Você deve empregar duas etapas distintas baseadas em ciência:

– O primeiro passo é a fase de aquisição de conhecimento, alimentada pela metacognição. Aqui você consumirá materiais de aprendizagem de uma nova maneira que permitirá não apenas armazená-los na memória, mas também recuperá-los à vontade, o que leva a…

– A segunda etapa, que é um plano permanente de manutenção do conhecimento,baseado na prática de acessar o que você aprendeu e no espaçamento dessas práticas ao longo do tempo.

Aproveite essas táticas, e você não apenas será um aluno estrela, mas também se lembrará do que aprendeu para sempre.

 

Seu principal objetivo ao abordar seus materiais de aprendizagem é extrair todos os conceitos e fatos importantes. Você precisará processar essas informações de maneiras muito específicas, a fim de criar uma infraestrutura de conhecimento que forneça a base para os processos de pensamento de ordem superior mais tarde.

Pense da seguinte maneira: o que você aprende e se compromete com a memória forma uma base sobre a qual se constrói um pensamento e uma análise mais complicados. Você poderá pegar o que aprendeu e brincar com ele, desenvolver, aplicar, avaliar e criar com ele. Você terá uma enorme satisfação ao usar tudo o que aprendeu, em vários domínios do conhecimento, para criar mashups que entregam novas invenções e ideias ao mundo.

Como processar e extrair as pérolas em seus materiais de aprendizagem

Uma das maiores ineficiências, endêmica entre os alunos enquanto estudam, é o consumo e o re-consumo de seus materiais de aprendizagem.

Os alunos destacam o que consideram conceitos importantes e, em seguida, releiam repetidamente os destaques. Eles ouvirão uma palestra e depois ouvirão novamente. Eles assistirão a um vídeo repetidamente, esperando que o conhecimento contido nele permaneça.

Como os alunos geralmente encaram a leitura como uma atividade passiva, apenas uma pequena quantidade do conteúdo é transferida da página para o cérebro. A releitura passiva realiza pouco mais do que foi alcançado durante a primeira passagem e leva o mesmo tempo. Destacar texto e reler passivamente os destaques acrescenta muito pouco ao conhecimento do aluno.

Se você está em uma missão séria para aprender, deve se tornar hábil em extrair conhecimento do conteúdo e enxertá-lo em sua mente. Este é um processo muito ativo e deliberado – não o consumo passivo e o re-consumo de materiais de aprendizagem.

O conhecimento contido em uma parte do conteúdo acadêmico inclui, invariavelmente, fatos relevantes para esse domínio da matéria. Esses fatos são os elementos mais granulares e atômicos de qualquer corpo de conhecimento – os blocos de construção que formam a base de uma bolsa de estudos maior e mais complexa. Para seus propósitos, nem todas as informações factuais podem valer a pena ser memorizadas.

Enquanto lê, você precisa fazer julgamentos educados sobre quais fatos precisam ser colhidos e retidos e quais apenas acrescentam comentários coloridos à história.

Quando você consome conteúdo acadêmico, sua missão é analisar, compreender e extrair. Até a escrita acadêmica mais densa contém alguma palha.

Quando você lê para aprender, precisa processar o material e destilá-lo até a substância principal. Você está procurando as informações relevantes que deseja levar consigo. Então você precisa instalar o novo conhecimento em seus processos de pensamento, para que você possa fazer uso real dele.

Este é um exercício quase militar. Às vezes, pode não ser um passeio. É preciso esforço. É muito mais rigoroso do que a maneira passiva e ineficaz que a maioria dos alunos lê. Você está estudando o material em busca de fatos importantes, temas centrais, conceitos e conhecimento de procedimentos que determinará serem dignos de seu foco, carga cognitiva, compreensão e comprometimento com a memória.

Geralmente, os conceitos em seus materiais de aprendizagem exigem que você gaste o maior esforço metacognitivo. Conceitos são abstrações que geralmente ajudam a organizar fatos e ideias em um sistema de entendimento. O conhecimento conceitual pode ser difícil de entender e “entender” em um primeiro passe.

Em uma circunstância ideal, você terminará de ler um conteúdo e nunca precisará retornar a ele. Mas você pode ler uma frase, parágrafo ou seção do conteúdo durante sua primeira e única leitura enquanto luta para analisá-la e entendê-la.

Às vezes, isso pode ser um exercício árduo. É também uma das muitas vezes em que você aplicará a metacognição ao desconstruir e reconstruir um conceito. Você precisará criar uma representação mental de algo que possa ser concreto e do mundo real ou talvez seja algo mais abstrato que seja apenas um conceito ou ideia. Essa representação interna ou modelo mental é como você vai pensar, manipular intelectualmente e brincar com o conceito.

Esse processo é “envolvente”, à medida que você digere mentalmente a nova idéia e a anexa deliberadamente a outro conhecimento que já possui. É aqui que você está aprendendo mais ativamente enquanto lê.

Metacognição pode ser ensinado e aprendido 

Ao analisar as palavras, frases, frases, parágrafos, seções e ilustrações do conteúdo do aprendizado, você deve identificar e registrar todos os fatos que deseja lembrar.

Você encontrará todos os conceitos apresentados na peça. Com cada conceito, é necessário executar uma avaliação interna da qualidade para determinar se você possui total compreensão. Essa é uma parte importante do processo metacognitivo. Esse pensamento sobre o seu pensamento é como você avalia ativamente o status de sua compreensão.

Pensar no material que você está lendo e refletir sobre como você está processando mentalmente o material requer alguma mudança de contexto.

Leia e pense sobre o conteúdo. Em seguida, pense em como você está processando o conteúdo. À medida que você aprende a executar essa alternância, você experimentará uma carga cognitiva potencialmente desgastante, especialmente até que a metacognição se torne um hábito. Não desanime – ficará mais fácil. Metacognição é algo que pode ser ensinado e aprendido .

Ao consumir suas fontes de aprendizado, você encontrará a apresentação de conceitos que às vezes são obtusos e não explicados de uma maneira que você possa entender. A melhor abordagem quando você tem essa experiência é encontrar outra fonte para aprender esse conceito.

Em vez de lutar com a abordagem de um autor para fornecer esse conhecimento específico, você deve procurar o ensino de outros especialistas. Isso é fácil de realizar, graças à Web e ao Google, leia rotineiramente várias fontes sobre o mesmo assunto.

 

Continue a ler na Parte 2

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09