fbpx

03 dez
Uma Visão Evolutiva do Código de Sistemas e o Papel do Engenheiro de Software

Ter uma visão macro do negócio é entender como o sistema pode melhorar fluxos de processos no mundo real

Tempo de leitura: 4 minutos 

Há sete anos a NASA lançava o Rover Curiosity para o Planeta Marte, um veículo autônomo que objetivava explorar a superfície do planeta. Em outubro deste ano, foi divulgado uma foto do Rover Curiosity fazendo uma Selfie.

Fonte: NASA (2019)

 

Um questionamento extremamente preponderante do ponto de vista computacional é o que está por trás do Rover Curiosity. Ao pensar rapidamente podemos responder que é o Sistema Operacional que inicializa suas aplicações, ou a Inteligência Artificial que o faz selecionar a rocha correta sem a intervenção da NASA aqui na Terra.

O Código

A resposta é que princípio de tudo é o CÓDIGO, é ele que descreve como será o Sistema Operacional, como ocorrerá a interação deste com o hardware e a aplicação e, no exemplo do Rover Curiosity, como será a interação do Sistema Operacional com o hardware do veículo e a Inteligência Artificial.

Margaret Hamilton

Margaret Hamilton é considerada a primeira Engenheira de Software, com o código do programa de voo da Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua de 1969, desenvolvido em Assembly com 64.992 linhas de código.

É importante destacar que, naquela época, as premissas das metodologias tradicionais de desenvolvimento foram seguidas, como teste de software, revisão e aprovação.

Todo o código da Apollo 11 pode ser encontrado no GitHub no endereço: https://github.com/chrislgarry/Apollo-11

Um outro exemplo de software amplamente utilizado, e que aqui é abordado para entender a evolução da complexidade de um código, é o Kernel do Linux. Presente em todos os celulares Android e Sistemas Operacionais Linux, como Ubuntu e Red Hat, atualmente possui mais de 20 milhões de linhas de código.

 

“Engenheirizar Software”

Todos os aspectos mostrados até agora foram para entender o quão complexo encontra-se o nível de codificação de sistemas. Em 1969, tínhamos um software de programa de voo com quase 70 mil linhas de código e hoje temos um sistema rodando em um celular com mais de 20 milhões de linhas de código.

Esta complexidade de sistemas norteou exigências do mercado e adaptabilidade dos Engenheiros de Software, principalmente no entendimento do Processo de desenvolvimento de Sistemas, cerne de um Projeto de Software. Quando Barry Boehm publicou, em um de seus artigos de 1988, o “Modelo Espiral”, foi uma grande mudança de paradigma em relação ao Modelo Cascata. O desenvolvimento de software passou a ter um ciclo, e a cada novo ciclo um incremento de entrega.

O surgimento do Manifesto Ágil

Em 2001, houve o advento do Manifesto Ágil através de uma nova abordagem de Metodologias, na qual o grande foco no ciclo de desenvolvimento seria o cliente e o atendimento de suas demandas, mesmo que estas ocorressem ao longo do ciclo de codificação. O cliente tornou-se, portanto, participante ativo deste processo. Desta forma, Metodologias Ágeis como Scrum, XP e FDD tornaram-se amplamente utilizadas por engenheiros de softwares em seus projetos, agregando celeridade e continuidade nas entregas e satisfação do cliente.

 

O conhecimento da linguagem de codificação, o entendimento da metodologia de desenvolvimento e das tecnologias envolvidas neste processo tornaram-se uma prerrogativa básica para o Engenheiro de Software, considerando os diversos nichos no qual sistemas são empregados.

 

Engenheirizar Software é ter uma visão macro do negócio, entender como o sistema pode melhorar aquela situação, definir melhorias de fluxos de processos no mundo real (antes de defini-los em sistemas), envolver todos os Stackeholders de maneira motivadora e participativa no projeto e, acima de tudo, criar uma nova perspectiva sistêmica que gere uma lucratividade para os envolvidos.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Uma Visão Evolutiva do Código de Sistemas e o Papel do Engenheiro de Software"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Paulo Roberto

Parabéns pelo artigo, Luciano.

FRANCISCO RAVEL DA SILVA

ótimo artigo, professor.

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09