Em novembro, o Rio de Janeiro sediou um dos maiores encontros de tecnologia da América Latina. O Rio Innovation Week recebeu cerca de 60 mil visitantes que tiveram acesso a 700 palestrantes e a mais de 200 expositores. Em meio a tantas pessoas envolvidas, o empresário piauiense Artur Veloso conseguiu um espaço de destaque para a sua startup Fábrica de Gênios.
Professor do iCEV e fundador da Sturtup Fábrica de Gênios na Rio Innovation Week (Foto: divulgação)
O empresário e professor do iCEV foi selecionado entre centenas de espectadores de um talk show com o presidente e fundador da Polishop, João Appolinário, mediado pela empresária e investidora-anjo Camila Farani para apresentar a sua startup no palco.
O formato da apresentação simulou o reality show Shark Tank, em que, durante cada episódio, empreendedores descrevem, em no máximo 5 minutos, a sua ideia de negócio para possíveis investidores, o que é chamado de pitch. Para Veloso, a experiência foi ainda mais real porque Camila Farani e João Appolinário fazem parte do elenco do Shark Tank Brasil.
O piauiense destacou na apresentação que a Fábrica de Gênios atende a grande demanda de profissionais com habilidades em tecnologia que o mercado tem necessitado. Após o pitch, os “tubarões” (investidores ou empresários que têm startups muito fortes no mercado) fizeram perguntas sobre a metodologia de trabalho da empresa e as metas que pretende alcançar. Veloso mostrou que a startup já tem conseguido capacitar pessoas e conectá-las ao mercado, sendo esse o seu principal diferencial, e que, com o apoio dos investidores, passaria a faturar 10 vezes mais do que atualmente.
Para o dono da Fábrica de Gênios, foi uma experiência emocionante. “No palco eu fiquei muito nervoso, mas durante a apresentação e respondendo às perguntas, eu fui me acalmando e cada vez mais me tocando que estava realizando um sonho, aliás o pitch mais importante da minha vida”, comenta Veloso.
Professor do iCEV e fundador da Sturtup Fábrica de Gênios na Rio Innovation Week (Foto: divulgação)
Ele afirma que foi ao Rio de Janeiro preparado para falar com um grande investidor e que uma das metas era Camila Farani. Para Veloso, o feedback dado pelos “tubarões” será muito importante para os próximos passos da Fábrica de Gênios porque ele teve um veredito de que o modo que a startup forma e recruta profissionais de tecnologia é único. Seu negócio poderá ser aprimorado porque ganhou uma consultoria de uma hora com Camila Farani e o livro da investidora, “Desistir não é uma opção”. Pela boa receptividade da plateia durante a sua apresentação, ele ainda terá uma viagem com tudo pago para qualquer destino do Nordeste.
Além de Veloso, outras startups piauienses foram ao Rio Innovation Week. Elas tiveram o apoio do Piauí Original Hub, do Sebrae e do iCEV e puderam ter acesso a muito aprendizado e networking com alguns dos principais atores do mercado de tecnologia da América Latina.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!