fbpx

10 jan
Dicas de empreendedorismo com Jorge Paulo Lemann

Todo jovem empreendedor, certamente, pode percorrer seu caminho coletando aprendizados e ensinamentos de outros empresários. Para isso, todas as dicas de empreendedorismo são sempre muito bem-vindas. E, quem melhor para deixar legados no setor do que o homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann?

Em um momento em que o país estava em uma considerável crise, a fortuna de Lemann não parava de crescer. Seu patrimônio está avaliado em cerca de US$ 30 bilhões, divididos entre ações da maior cervejaria do mundo, a AB InBev, e empresas como a Heinz e a rede Burger King.

Fica bastante evidente que todos podem aprender com o sólido modelo de gestão e a visão desse grande empresário. Neste post, separamos algumas dicas preciosas de Lemann para você levar como ensinamentos na sua vida de empreendedor. Confira!

Tenha um sonho grande

Em suas palestras, Lemann sempre contou que seu sonho sempre foi maior do que sua empresa. “Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno”, dizem ele e seus sócios. Porém, é preciso saber a diferença entre sonhar alto e sonhar o impossível.

Para que seu sonho se encaixe na primeira categoria, estipule seus objetivos e esteja ciente de que eles podem ser alcançados, mesmo que seja difícil. Não existem limites para quem trabalha duro e corre atrás das suas metas. O fundamental é que a gestão de negócios e o foco nas decisões acompanhem os sonhos.

Metas de longo prazo e realistas ajudam o empreendedor a organizar sua estrutura no presente e buscar maneiras para alcançar os objetivos no futuro, mesmo que suas ideias voem além do que as pessoas acham possível.

Equilibre vida profissional e pessoal

O que Lemann garante que fez parte da evolução dos seus negócios foi saber ter um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Durante as horas de trabalho, ele buscava sempre contratar e formar pessoas dedicadas, de confiança e com objetivos parecidos com o seu.

Logo, ele sempre delegou tarefas e nunca foi muito centralizador. Isso dá autonomia para as pessoas resolverem pequenos problemas (além de ganharem novas oportunidades) e mais tempo para o empreendedor. O segredo talvez seja uma mistura entre disciplina pessoal, regras com base no que se quer alcançar e formação de times que possam transformar um negócio.

Aprenda com seus erros

Lemann, que já foi campeão de tênis em Wimbledon, começou a jogar com 11 anos de idade. E foi bem cedo que aprendeu a lidar com fracassos. Toda vez que perdia uma partida, em vez de se lamentar, procurava se preparar para lidar com as possíveis novas derrotas e aprender com o que não tinha dado certo.

Com essa lição, ele destaca que sem esforços os resultados não aparecem. Em analogia ao esporte, ressalta como cada etapa na vida do empresário é fundamental, a fim de olhar para o que foi feito e melhorar para a próxima vez.

Fonte: Ascom iCEV

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09