fbpx

29 ago
5 “truques” para desenvolver sua inteligência emocional

5 “truques” para desenvolver sua inteligência emocional

A inteligência emocional, caracterizada pela aptidão em identificar emoções em si mesmo e nos outros e saber como reagir em situações adversas, é uma habilidade muito importante para empreendedores.

Sem ela, é mais difícil reagir adequadamente a uma crise e pode acontecer de um funcionário, cliente ou fornecedor se magoar com algo que foi dito em um momento de estresse.

A “Inc”, por meio de uma analogia com um equipamento de som, em que cada comando do aparelho diz respeito a uma dica, listou “truques” para aprimorar sua inteligência emocional. Confira:

  1. Pause
    Esta dica é clássica, mas eficaz. Pense antes de falar ou agir. Aperte o botão “pause” da sua mente e respire fundo antes de fazer alguma coisa. Naturalmente, essa pausa não é tão simples. No entanto, com prática, a tendência é que o autocontrole aumente.
  2. Ajuste o volume
    Em uma discussão em casa ou no trabalho, é bastante comum que uma das partes eleve o tom e seja ofensivo. Antes que isso aconteça, acalme os ânimos. Fale em um tom mais baixo e torne a conversa um papo mais tranquilo novamente.
  3. Sintonize a frequência certa
    Às vezes, conversamos com pessoas que não estão realmente prestando atenção no que falamos. Mas vale dizer que é bem possível que você já tenha feito a mesma coisa com alguém. Esse tipo de comportamento não é dos mais louváveis.
  4. Fique mudo
    Mais uma vez, vale ressaltar a importância de pensar antes de agir. Ou melhor, antes de falar. É provável que, em determinadas situações, seja melhor ficar calado. Respire fundo e avalie se realmente vale a pena interceder em uma conversa ou discussão.
  5. Avance a fita mentalmente
    Em situações de estresse, tomar decisões abruptas é algo bastante comum. Pode ser que sua atitude vá de encontro a seus próprios valores e se transforme em um arrependimento. Por isso, antes de agir, “avance a fita”.

Pergunte-se como você se sentirá em relação à sua atitude no futuro. É melhor não tomar uma decisão permanente com base em uma emoção temporária.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Deixe um comentário

1 Comentário em "5 “truques” para desenvolver sua inteligência emocional"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] das EJs, o estudante é treinado para oferecer tais atividades e se adaptar à rotina de uma empresa. Além disso, há eventos […]

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09