
5 “truques” para desenvolver sua inteligência emocional
A inteligência emocional, caracterizada pela aptidão em identificar emoções em si mesmo e nos outros e saber como reagir em situações adversas, é uma habilidade muito importante para empreendedores.
Sem ela, é mais difícil reagir adequadamente a uma crise e pode acontecer de um funcionário, cliente ou fornecedor se magoar com algo que foi dito em um momento de estresse.
A “Inc”, por meio de uma analogia com um equipamento de som, em que cada comando do aparelho diz respeito a uma dica, listou “truques” para aprimorar sua inteligência emocional. Confira:
- Pause
Esta dica é clássica, mas eficaz. Pense antes de falar ou agir. Aperte o botão “pause” da sua mente e respire fundo antes de fazer alguma coisa. Naturalmente, essa pausa não é tão simples. No entanto, com prática, a tendência é que o autocontrole aumente.
- Ajuste o volume
Em uma discussão em casa ou no trabalho, é bastante comum que uma das partes eleve o tom e seja ofensivo. Antes que isso aconteça, acalme os ânimos. Fale em um tom mais baixo e torne a conversa um papo mais tranquilo novamente.
- Sintonize a frequência certa
Às vezes, conversamos com pessoas que não estão realmente prestando atenção no que falamos. Mas vale dizer que é bem possível que você já tenha feito a mesma coisa com alguém. Esse tipo de comportamento não é dos mais louváveis.
- Fique mudo
Mais uma vez, vale ressaltar a importância de pensar antes de agir. Ou melhor, antes de falar. É provável que, em determinadas situações, seja melhor ficar calado. Respire fundo e avalie se realmente vale a pena interceder em uma conversa ou discussão.
- Avance a fita mentalmente
Em situações de estresse, tomar decisões abruptas é algo bastante comum. Pode ser que sua atitude vá de encontro a seus próprios valores e se transforme em um arrependimento. Por isso, antes de agir, “avance a fita”.
Pergunte-se como você se sentirá em relação à sua atitude no futuro. É melhor não tomar uma decisão permanente com base em uma emoção temporária.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Deixe um comentário
1 Comentário em "5 “truques” para desenvolver sua inteligência emocional"
[…] das EJs, o estudante é treinado para oferecer tais atividades e se adaptar à rotina de uma empresa. Além disso, há eventos […]