O iCEV segue construindo uma trajetória de excelência acadêmica e impacto social. Os alunos Beatriz Barreto e Cristovam Paulo, do curso de Engenharia de Software, juntamente com os professores Carlos Futino, Lílian Gabriella e Francisco Luciani, tiveram artigo científico publicado na renomada Revista Caderno Pedagógico.
O trabalho, intitulado “Explorando visão computacional e IA para auxiliar indivíduos no Espectro Autista com o reconhecimento de expressões faciais e sentimentos”, traz uma importante contribuição ao explorar como a tecnologia pode ser uma aliada no desenvolvimento social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Inovação com propósito social
O estudo investiga o uso de inteligência artificial, aprendizado de máquina e visão computacional como ferramentas de apoio no reconhecimento de expressões faciais e emoções por indivíduos com TEA. A pesquisa une teoria e prática, utilizando as bibliotecas DeepFace e OpenCV em Python para criar uma solução tecnológica acessível, capaz de ser utilizada tanto por profissionais da saúde quanto por familiares e pessoas no espectro.
Ciência com impacto real
De acordo com o artigo, o TEA afeta atualmente cerca de 1 em cada 36 crianças (dados de 2020), o que reforça a urgência por soluções inovadoras. A pesquisa publicada representa um avanço no uso de tecnologias emergentes para apoiar pessoas com autismo, promovendo mais inclusão, autonomia e qualidade de vida.
Essa conquista reafirma o compromisso do iCEV em formar profissionais capacitados, comprometidos com a transformação da sociedade por meio da ciência e da tecnologia.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!