As redes sociais estão presentes na vida da grande maioria dos brasileiros e sendo usada, em grande parte, para diversão e entretenimento. Por essa razão, muitas vezes, são vistas como distrações para os estudos. Mas, você sabia que é possível usá-las a seu favor quando o assunto é se preparar para uma prova ou mesmo buscar mais informações sobre um conteúdo?
Quando o estudante não tem disciplina, as redes sociais podem atrapalhar o desempenho. Mas com o uso de um método de estudos e um pouco de organização, é possível se dedicar aos conteúdos sem precisar deixar as redes sociais completamente de lado.
Se você tem o hábito de usar redes sociais, acompanhe essas dicas de como estudar aproveitando melhor os recursos que lhe oferecem.
As redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn são ótimas opções para acompanhar o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Páginas oficiais de veículos de comunicação, o estudante pode ver no feed as notícias de maior destaque, além de conferir também comentários de outras pessoas sobre o assunto.
Mas atenção: selecione bem as páginas a seguir, buscando fontes confiáveis para não cair nas fake news! E mesmo sabendo do assunto pelas redes sociais, sempre vale acessar o site de um veículo de comunicação para ler mais sobre o assunto e se aprofundar.
Siga pessoas que são exemplo para você e sua carreira, para que se sinta motivado a continuar nos estudos.
Além de seguir seus amigos, você pode usar as redes sociais para seguir perfis de professores, faculdades, que divulgam materiais úteis para quem está estudando e potencializar seu aprendizado com as redes sociais. É possível aproveitar esse espaço também para tirar dúvidas sobre diversos assuntos, sem precisar estar na sala de aula. Você pode usar redes como Facebook, Instagram e YouTube para seguir bons perfis. No YouTube, por exemplo, há diversas videoaulas disponíveis e elas ajudam bastante na hora dos estudos.
Muitos estudantes têm utilizado seus perfis pessoais nas redes sociais para dar dicas de como se organizar e quais conteúdos estudar. Esse movimento ganhou o nome de Studygram. Busque studygrans que publicam resumos, dicas de estudo e rotina, para que você possa conhecer diversas maneiras diferentes de estudar, e quem sabe se identifique com alguma delas, mas, não se compare com outros, lembre-se que cada pessoa possui suas dificuldades, e só ela pode definir os pontos fortes e fracos para trabalhar;
Outra forma de usar as redes sociais para os estudos é por meio dos grupos de discussão. É possível criar esse tipo de canal em redes com Facebook, Whatsapp e Telegram. Essa é uma maneira de compartilhar conteúdos, materiais didáticos e trocar ideias sobre diferentes assuntos. Assim, a jornada de estudante pode ser também um pouco menos solitária.
Participe de grupos de estudo, para desabafar, interagir e compartilhar o que funciona para cada um.
Não se acuse por utilizar essas redes para se distrair, conversar com pessoas que te fazem bem, afinal, todos merecemos um descanso e a manutenção da saúde mental é imprescindível para sua aprovação.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!