fbpx

Você fica vidrado no celular de madrugada em vez de estudar? Pois está na hora de um detox digital

20 de agosto de 2019

A procrastinação pode ter um efeito muito negativo nos estudos

Sabia que o Brasil é 5º país que mais gasta tempo no celular do mundo? Uma pesquisa feita em 2018 pelo Estado de Serviços Móveis, identificou que os brasileiros passam em média três horas diárias usando o celular. Ficou assustado porque percebeu que passa bem mais que isso?

Na verdade, o problema não está no uso do celular, na ferramenta em si, até porque muitos conteúdos podem ser acessados via dispositivo móvel. Google Scholar, dicionários de português e outras línguas, e-books, leitor de pdf, dentre várias outras fontes de conhecimento e pesquisa.

O real problema está em quanto tempo que as pessoas passam imersas no mundo virtual e deixam de realizar outras atividades e serem produtivas, a famosa procrastinação.

A procrastinação pode ter um efeito muito negativo nos estudos. Sabe aquela pilha de textos que deixou para ler na última hora? Aí você olha e diz “ah, só mais cinco minutos no Instagram”, e nisso se passou uma hora…

E às vezes a noção de tempo de se perde, mas existem mecanismos para controlar o consumo das redes e até evitar. Esse processo é chamado de Detox Virtual, que inclusive é tendência mundial. Claro que não é necessário ser radial e se isolar completamente do meio digital e das redes sociais, é importante ter aquele grupo de Whatsapp para perguntar “o que vai cair na prova de hoje?”. A chave é ter moderação e equilíbrio para saber a hora de virar a tela e se concentrar no que estava fazendo.

Por isso, nós do iCEV vamos te dar 4 dicas de como fazer um detox digital, deixar um pouco o celular de lado, e junto com ele, a procrastinação:

1 – Bloqueie as notificações

Primeiro de tudo, deixe as notificações silenciadas e sem exibição na tela de bloqueio, principalmente dos aplicativos que tirem mais sua atenção, como as redes sociais. É aquela coisa, o que os olhos não vêm, o coração não sente, assim fica mais fácil de não olhar de minuto a minuto quem curtiu a foto que acabou de postar. No WhatsApp, silencie todos os grupos, exceto algum que considerar de assunto urgente.

2 – Defina o limite de horas usando o celular

Sabemos que muita gente tem o celular, WhatsApp e redes sociais como ferramenta de trabalho, mas isso não pode ser justificativa para usá-los sem nenhum critério. Existem métodos para controlar esse consumo das redes, como definir seu horário off-line para não atrapalhar o sono, por exemplo: desligue a internet do smartphone sempre às 22h30 até às 7h.

Outra boa forma de controlar a quantidade de uso das redes é por meio de aplicativos:

 

Flipd –  Esse app funciona de dois modos, no mais rígido há um temporizador na tela, fazendo contagem regressiva até o tempo limite de uso. No modo mais tranquilo ele funciona como vigilante e manda mensagens de vez em quando, para te motivar a deixar o celular.

 

 

Siempo – Esse é para quem não consegue ficar sen checar as notificações do celular de minuto a minuto. Quando o aplicativo está ativado, ele bloqueia apps como redes sociais e lojas de aplicativos, que são os campeões de sedução para procrastinação.

O mais interessante é que ele deixa programas como agenda, bloco de notas, previsão do tempo e mapas em paz e impede o celular de te levar automaticamente à tela de início, ou seja, logo de cara aparece um campo para digitar o que deseja fazer, e o app já te leva direto para lá, sem distrações.

 

Moment Sabe aquela olhadinha no Facebook ou nos stories do Instagram que virou mais de uma hora? A ideia do Moment é traçar rotina de uso e, depois, calcular quanto tempo passa em cada aplicativo. Dentro do app dá pra ter uma visão geral do tempo de uso de cada app ao longo da semana e estabelecer uma rotina de horários de uso, assim diminuir gradativamente o consumo das redes.

3 – Preste mais atenção nas pessoas

Quando estiver com familiares, amigos ou namorado (a), deixe o aparelho longe, não fique de olho na tela, preste mais atenção na conversa de quem está com você. Além disso, Não deixe de encontrar pessoalmente ninguém para ficar mexendo no celular em casa, não se isole.

4 – Procure um hobby e atividades produtivas

Leia aquele livro que há temos promete, procure um hobby, pratique algum esporte, ou até mesmo comece a fazer as atividades daquela lista de tarefas que sempre deixava para depois, nada de procrastinação. Celular nessas horas só para colocar aquela playlist preferida.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09