fbpx

Rayana Agrélio, CEO do iCEV, ministra palestra para alunos do Liceu Piauiense

28 de Maio de 2024

No último dia 23/05, Rayana Agrélio, CEO do iCEV, esteve presente no Liceu Piauiense para conversar sobre empreendedorismo e futuro com os alunos da instituição. A visita fez parte do projeto “Executivo na Escola”, iniciativa da Junior Achievement, que promove a cultura empreendedora em mais de 120 países. Em 20 anos de atuação no Piauí, a JA impactou mais de 80 mil jovens com educação empreendedora.

Bate-papo construtivo

“Buscamos conversar com esses jovens sobre carreiras. E aí a gente fala um pouco sobre a nossa história de vida e tenta despertar a filosofia do empreendedorismo neles”, afirma Rayana.

Segundo ela, o ato de empreender detém um nível de abrangência muito maior do que muitos imaginam e isso, claro, foi compartilhado com os alunos: “o meu principal ponto foi mostrar para eles que o empreendedorismo, na acepção da palavra, não é você ser necessariamente dono de uma loja, dono de um negócio. Empreender é agir, tomar riscos, inovar. Então você empreende em qualquer área. No exemplo que eu dei para eles, além do meu, eu quis trazer para eles uma associação com a realidade na qual eles vivem”, explica.

Rayana Agrélio, CEO do iCEV, junto com os alunos que assistiram sua palestra no Liceu Piauiense.

Sucesso não é fruto do acaso

Rayana mostrou para os jovens que as pessoas que, de fato, desejam fazer acontecer, e colocam seus desejos empreendedores em prática, com dedicação e planejamento, conseguem lidar de forma eficiente e proativa com cenários desfavoráveis: “eu quis mostrar para eles que não apenas uma pessoa que nasceu num ambiente de empresários, num ambiente de empreendedores, pode ir por esse lado. A importância de eles conhecerem as nossas histórias é a de mostrar essa diversidade. Mostrei para eles que eu não cresci em um ambiente que privilegiava o empreendedorismo, muito pelo contrário. Minha mãe era funcionária pública, professora da rede estadual, aposentada, e meu pai também funcionário público, funcionário do Banco do Nordeste, aposentado. Eu fui, na verdade, estimulada a ser servidora pública, e eu não fui por esse caminho. Eu fui pelo caminho de buscar atuar numa área de negócios, de empreender onde eu estava”, relata.

É claro que não podia faltar a hora daquela selfie bem descontraída!

Dicas preciosas

Diante de tantas informações legais e enriquecedoras, algumas dicas preciosas vieram à tona: “em qualquer área na qual você for atuar, aplique a filosofia do empreendedorismo: tudo o que você fizer, faça bem feito; inove, conheça o seu cliente (que pode ser tanto o seu consumidor final realmente, como pode ser o seu chefe, um colega de trabalho); conheça o ambiente no qual você está, tenha a capacidade de se adaptar”, enfatiza Rayana.

Sentimento de gratidão

A participação num projeto tão nobre como o “Executivo na Escola” só pode mesmo é despertar os melhores sentimentos no coração de quem, de algum modo, colabora com essa iniciativa. E com a CEO do iCEV isso não foi diferente: “fiquei muito feliz e muito grata em participar. Acho que, quando a gente tem muito, e eu tive muito, eu tenho muito, tive muita sorte de ter pais amorosos, eu pude estudar. E a nossa responsabilidade de devolver é ainda maior. Então, estar junto da Junior Achievement com um trabalho voluntário em contato com esses alunos é uma parte (ação) bem pequena que eu posso fazer para tentar retribuir tudo o que a vida tem me dado”, finaliza Rayana.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2024 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09