Estudar, trabalhar, deslocar-se para faculdade: a rotina universitária é exigente e cansativa. Agora, considere esse cotidiano entre os estudantes com algum tipo de deficiência ou necessidades especiais? O desafio é naturalmente maior.
Cadeira de rodas
Por isso, no iCEV nós temos o NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, para viabilizar condições para expressão plena do potencial do estudante durante o processo de ensino e aprendizagem, garantindo sua inclusão na universidade.
O NAI tem a função de ser uma ponte entre o iCEV e os alunos, professores, tutores ou colaboradores, que tenham alguma necessidade especial, permanente ou transitória.
As ações diferem em relação a cada tipo de necessidade, para isso o NAI entende cada situação, ouve as necessidades, propõe soluções e juntamente com a Direção implementa as medidas.
“Uma das recentes conquistas do NAI foi aquisição de cadeira especial para alunos com Paralisia Cerebral e também implementamos metodologia própria de avaliação nos casos que necessitem”, disse Adriana Ferro, diretora acadêmica do iCEV e membro do NAI.
Elevadores para pessoas com mobilidade reduzida
O NAI atualmente é constituído por uma equipe multidisciplinar e que também trabalham nas áreas de maior necessidade paras os alunos.
O iCEV conta com uma estrutura adaptada para receber as PCD – Pessoas com deficiência, rampas, barras, sinalização, banheiros adaptados, equipe técnica e docente preparada.
Banheiros adaptados
Dependendo da necessidade, os membros do NAI se reúnem com os pais, ouvem os anseios e necessidades de cada uma PCD e sua família, e buscam atender da melhor maneira possível as solicitações. Como por exemplo, intérprete de libras, material didático em tamanho maior.
“O NAI tem feito um trabalho de recepção, acompanhamento e principalmente de inclusão, que esses alunos estejam participando das atividades da instituição juntos com os demais. Temos muito amor, carinho e responsabilidade com nossos alunos”, conta Gorthon Moritz, coordenador do NAI.
Sinalização para deficientes visuais
A lei de acessibilidade foi publicada em dezembro de 2000. Acessibilidade diz respeito a promover a condição e alcance para que portadores de deficiência física e pessoas com mobilidade reduzida consigam utilizar com segurança e autonomia espaços, móveis, edificações, transportes, informação e comunicação em serviços de uso público ou privados, de uso coletivo.
Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2019, mostrou que 6,2% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. São pessoas com problemas auditivos, visual, físicos, intelectuais, entre outros. O mesmo estudo apontou que cerca de 2,7 milhões de cidadãos são portadores de deficiência física. Desse total, 46,8% é considerado de intenso ou muito intenso de limitações.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!