Um bom advogado é um mestre em resolver conflitos – no iCEV, Instituto de Ensino Superior, essa máxima é levada à risca e os graduandos entendem na prática, com o curso Jurisprudência do Direito Constitucional. A metodologia ativa faz o diferencial nas aulas comandadas pelo juiz Pedro Felipe Santos.
Os alunos inscritos no curso extracurricular fazem uma leitura prévia dos casos e artigos indicados pelo professor, a quem cabe conduzir e mediar a interação dos estudantes durante o encontro, além, é claro, de trazer outros argumentos sobre os assuntos da discussão. No primeiro encontro deste semestre, ocorrido em 4 de agosto, o os alunos simularam o funcionamento de um escritório de advocacia: receberam potenciais clientes, escutaram um caso concreto, negociaram a contratação de serviços advocatícios e aprenderam a calcular custos e benefícios de uma demanda judicial.
Segundo o professor Pedro Felipe, nesta segunda etapa do curso (que começou no primeiro semestre), as aulas diminuem a carga de estudo teórico e privilegiam cada vez mais estudos de casos do Supremo Tribunal Federal , além de simulações de situações típicas da vida profissional de um jurista (escritório de advocacia, consultoria jurídica, sustentação oral em tribunal, audiências, arbitragem etc). “O objetivo é utilizar os temas dos casos analisados em sala de aula como pano de fundo para as dinâmicas, que transformam o aluno em protagonista do próprio aprendizado, sempre sob a orientação do professor”, afirmou o juiz.
O curso é voltado para estudantes de Direito e propõe uma análise crítica da experiência constitucional nas mais diversas jurisdições. Além disso, também inicia a preparação profissional dos alunos a partir da análise de postura, comportamento, oratória e argumentação. “As aulas focam não apenas em saberes técnico-jurídicos, mas também em saberes comportamentais”.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!